Serviço de Psicologia e Orientação

O que é?

O Serviço de Psicologia e Orientação é uma unidade especializada de apoio educativo que desenvolve ações nos estabelecimentos de ensino pré-escolar e nos ensinos básicos e secundário e que actua em estreita articulação com os outros serviços de apoio educativo.

Procura apoiar os alunos em situações de dificuldade escolar e psico-social, articulando estratégias de apoio psicopedagógico que combatam o insucesso escolar e promovem o bem-estar físico, psíquico e social dos alunos inseridos na comunidade educativa.

Conta com a colaboração do Órgão de Gestão, professores, encarregados de educação, pais, outros agentes formativos e profissionais e serviços da comunidade com ele relacionados.

A quem é dirigido?

Destina-se a todos os alunos; professores e/ou directores de turma; funcionários das escolas; pais, encarregados de educação e familiares dos alunos; conselhos de turma; conselho pedagógico; órgão direção; comunidade educativa em geral.

Quais as principais atividades desenvolvidas?

Acompanhamento / Apoio Psicológico e Psicopedagógico;

Análise e acompanhamento de situações de alunos com Necessidades Educativas Especiais, trabalhar em parceria com o Núcleo de Apoios Educativos;

Atendimento a Encarregados de Educação/Pais/Tutores;

Articulação sistemática de trabalho com docentes/directores de turma/conselhos de turma;

Articular e colaborar com os Órgão de Direção, Administração e Gestão da escola nomeadamente, no que respeita às ações comunitárias destinadas a diminuir o insucesso e prevenir o abandono escolar precoce;

Colaboração com outros serviços da comunidade, de forma a articular sistematicamente, sinalizar e encaminhar situações dos nossos alunos para outras entidades/serviços/técnicos, como: instituições de saúde, Câmara Municipal, Habitação Social, RSI, CPCJ, Segurança Social, entre outros;

Participação e Colaboração nos Projectos Escolares em desenvolvimento;

Elaboração e desenvolvimento de outros programas/ações pertinentes, ou seja, de acordo com as necessidades deste agrupamento;

Aconselhamento e Consultoria à Comunidade Educativa;

Acompanhamento ao Curso de Educação e Formação;

Acompanhamento aos Curso de Cursos Profissionais;

Orientação Escolar e Vocacional.

Como pode recorrer?

Através do director de turma / professores, órgão de gestão do agrupamento, pais/encarregados de educação ou dirigindo-se pessoalmente ao Gabinete de Psicologia.

Qual o horário e contactos?

Funciona de 2.ª a 6.ª Feira

Telef. Rede Geral: 255 618 000

Psicóloga: Eduarda Seabra

Dossier de Orientação Escolar e Profissional 2017/2018

(oferta formativa para 2018/2019)

OFERTA FORMATIVA

Cursos Previstos para 2018/2019

(sujeitos ao número mínimo de inscrições)

Desdobrável

Cursos Científico-Humanísticos

(vocacionados para o prosseguimento de estudos)

Ciências e Tecnologias

Línguas e Humanidades

Socioeconómicas

Artes Visuais

Cursos profissionais

(vocacionados para a qualificação inicial dos alunos, privilegiando a sua inserção no mundo do trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos)

Técnico de Gestão

Técnico de Instalações Elétricas

Técnico de Turismo