INFORMAÇÃO

- 02 de abril de 2020 -

Divulgação “#SERATIVOEMCASA”

"Reconhecendo, também, a relevância de uma prática desportiva orientada e estruturada, o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), numa parceria com a Câmara Municipal de Odivelas (Cidade Europeia do Desporto 2020) e com a Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém encontra-se a difundir, nas suas plataformas de comunicação, aulas de exercício físico dirigidas à população.

Nesta iniciativa conjunta, que se insere no âmbito do Programa Nacional Desporto Para Todos sob os lemas #SERATIVOEMCASA e #BeActive, estão a ser transmitidas, nos canais de comunicação da campanha “Ser Ativo em Casa” três aulas por dia, todos os dias da semana, nos seguintes horários: 10:00, 11:00 e 19:00.

Com os melhores cumprimentos,

João Miguel Gonçalves

Delegado Regional de Educação do Norte"

INFORMAÇÃO

- 31 de março de 2020 -

O isolamento, o distanciamento social e a consequente mudança de rotina são grandes desafios que se impõem atualmente às famílias.

Nesse sentido, o Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário do Porto disponibiliza-se para ajudar neste processo, tentando minorar o impacto negativo que este período possa ter não só nas crianças e nos adolescentes, mas também nas famílias.

Assim, gostaríamos de apresentar o email: brincaremcasa@chporto.min-saude.pt, dirigido à população geral e para onde poderão ser enviadas dúvidas relativamente a dificuldades na gestão de ansiedade, de comportamento, ideias para ocupar o tempo em casa de forma lúdica e agradável, entre outras.

Agradecíamos a sua colaboração na divulgação da nossa iniciativa pelas entidades que considerar adequadas.

Com os melhores cumprimentos

A Equipa Brincar em Casa

INFORMAÇÃO

- 20 de março de 2020 -

Covid 19 – O FORMULÁRIO que tem de entregar na sua empresa para ficar em casa com o filho.

Mais informações - Trabalhadores por conta de outrem em casa com filhos vão receber 66% do salário

Mais informações - O FORMULÁRIO que tem de entregar na sua empresa para ficar em casa com o filho

fonte: Contas Poupança

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

- 20 de março de 2020 -

- 16 de março de 2020 -

COVID-19 - Encarregados de Educação - Ensino à Distância

- 15 de março de 2020 -

COVID-19 - Estabelecimento de Ensino de Acolhimento

- 13 de março de 2020 -

COVID-19 - Decreto-Lei 10-A/2020, de 13 de março

Estabelece medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19

- 13 de março de 2020 -

COVID-19 - Como Lidar com o Isolamento (Ordem dos Psicólogos)

- 09 de março de 2020 -

Coronavírus - COVID-19 - Pais e Encarregados de Educação

versão 09 de março de 2020

Informações Importantes para a Comunidade Educativa

Com a aplicação a partir de hoje, dia 09 de março de 2020, do Plano de Contingência ao COVID-19, foram tomadas as seguintes decisões:

1. Estão canceladas todas as atividades extracurriculares programadas até ao fim do 2.º período que impliquem saídas da escola ou entradas na escola de pessoas alheias à comunidade escolar. Estão também canceladas as atividades extracurriculares que previsivelmente promovam grandes aglomerados de alunos.

2. A partir do dia 10 de Março, inclusive, estão suspensos os contactos presenciais entre diretores de turma e os encarregados de educação, passando as comunicações a ser feitas por via eletrónica, através das caixas de correio institucionais ou por via telefónica.

3. Os horários de atendimento ao público na secretaria do Agrupamento foram reduzidos para proteção de todos e são agora os seguintes: diariamente, das 10:00 às 13:00 horas, e na quarta-feira de tarde, das 14:00 às 16:00 horas. Como meio supletivo de comunicação, deve ser utilizado o endereço eletrónico geral@aescolasalpendorada.com.

4. Solicitamos o reforço, junto dos alunos, da importância das medidas de higiene pessoal previstas para o período atual de contenção da epidemia. Esclarece-se que estão disponíveis tacos do sabão recomendado pela DGS em todos os lavatórios da escola e solicita-se que instruam insistentemente os alunos para respeitarem o esforço de todos os funcionários em assegurar as melhores condições de higiene da escola.

5. O Agrupamento optou por fixar um número dedicado de telemóvel para os contactos necessários relacionados com a COVID-19: 935 618 153. Para algum impedimento de rede, recorda-se que o número fixo da escola sede é o 255 618 000.

Alpendorada, 09 de março de 2020

A diretora do Agrupamento,

Fátima Dias

Às crianças, jovens e adultos que regressem de uma área com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus, como o Norte de Itália, China, Coreia do Sul, Singapura, Japão ou Irão, a Direção-Geral da Saúde informa que à data, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe recomendação para evicção escolar ou profissional, ou necessidade de isolamento.


No entanto, aconselha-se, nos próximos 14 dias:

• Estar atento ao aparecimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória;

• Medir a temperatura corporal duas vezes por dia e registar os valores;

• Verificar se alguma das pessoas com quem convive de perto, desenvolvem sintomas

(febre, tosse ou dificuldade respiratória);

• Caso apareça algum dos sintomas referidos (no próprio ou nos seus conviventes), não se

deslocar de imediato aos serviços de saúde;

• Telefonar antes para o SNS24 (808 24 24 24) e seguir as suas orientações.


Recomenda-se também:

• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;

• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;

• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;

• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;

• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;

• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;

• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com

secreções respiratórias;

• Nos 14 dias após o regresso:

. promover o distanciamento social, nomeadamente, não permanecendo em locais muito frequentados e fechados, sem absoluta necessidade (exceto atividades letivas e profissionais);

. evitar cumprimentos com contacto físico.


A evolução da situação pode ser acompanhada em www.dgs.pt

Estas medidas enquadram-se na Emergência de Saúde Pública Internacional declarada pela OMS, na sequência da epidemia por um novo coronavírus. Os Países aumentaram a sua vigilância para diagnosticar rapidamente possíveis novos casos de COVID-19.

Coronavírus 2019-nCoV

- publicado em 06 de fevereiro de 2020 -

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É UM CORONAVÍRUS?

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

O QUE É ESTE NOVO CORONAVÍRUS?

O novo coronavírus, intitulado 2019-nCoV, foi identificado pela primeira vez em janeiro de 2020 na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

COMO SE TRANSMITE?

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

QUAL O RISCO?

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) considera que existe, neste momento, uma probabilidade moderada de importação de casos nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu (UE/EEE).

A probabilidade de transmissão secundária na UE/EEE é baixa, desde que sejam cumpridas as práticas de prevenção e controlo de infeção adequadas.

EXISTE UMA VACINA?

Não existe vacina. Sendo um novo vírus, estão em curso as investigações para o seu desenvolvimento.

EXISTE TRATAMENTO?

O tratamento para a infeção por este novo coronavírus é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

COMO ME POSSO PROTEGER?

Não tendo sido reportados casos em Portugal, não estão indicadas medidas específicas de proteção.

Nas áreas afetadas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar para reduzir a exposição e transmissão da doença:

- Evitar contato próximo com doentes com infeções respiratórias;

- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;

- Evitar contato desprotegido com animais selvagens ou de quinta;

- Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);

- Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

COMO VIAJANTE, O QUE DEVO FAZER?

- A OMS não recomenda, nesta fase, restrições de viagens e trocas comerciais para a China;

- Se tiver como destino a China, deve seguir as recomendações das autoridades de saúde do país e as recomendações da OMS, referidas em: “COMO ME POSSO PROTEGER?”;

- Para viajantes regressados das áreas afetadas que apresentarem sintomas sugestivos de doença respiratória, durante ou após a viagem, antes de se deslocarem a um serviço de saúde, devem ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e história de viagem, seguindo as orientações que vierem a ser indicadas.

Mais informações em:

Direção Geral da Saúde

European Centre for Disease Prevention and Control

Organização Mundial da Saúde