Queres fazer parte deste projeto? Aparece às terças-feiras das 11h45 às 13h15 e/ou quartas-feiras das 9h às 9h45, o ponto de encontro é na portaria!
Esta é a página da horta da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, e aqui vamos divulgando a rotina da horta e também as atividades que vamos fazendo.
A horta LED teve início no dia 1 de setembro de 2025, data em que a estufa foi varrida e lavada, e foram semeadas as primeiras sementes de alface, feijão, couve penca e couve galega, quer em tabuleiro dentro da estufa, quer por sementeira direta, no canteiro junto à estufa.
A nossa horta tem dois espaços, o espaço de germinação, constituído pela estufa e pelos canteiros junto à estufa, e o espaço de crescimento, no canteiro junto à portaria da Escola.
A horta LED vai aplicar conceitos da agricultura regenerativa, em que a mobilização do solo é inexistente ou mínima, e o objetivo é o de regenerar o solo, alimentando-o com matéria orgânica. Iremos fazer a consociação de espécies, de forma a que se ajudem mutuamente, e iremos cobrir o solo, de forma a manter a humidade e promover o seu enriquecimento.
As variedades a cultivar tenderão a ser as variedades tradicionais portuguesas.
Fica atento(a) à evolução, e se queres, participa neste projeto!
Podes ajudar, em regime livre, nos horário da "horta aberta", que são às terças-feiras das 11h45 às 13h15 e quartas-feiras das 9h às 9h45, o ponto de encontro é na portaria; e em grupo (turma), combinando com algum professor teu, e tomando conta de uma pequena área da horta.
Na última semana de setembro começámos a intervenção no canteiro que constituirá a zona de crescimento. A primeira intervenção consiste em cobrir as ervas infestantes, de modo a que não apanhem luz e por isso acabam por morrer, enriquecendo o solo e diminuindo a competição por nutrientes, com as plantas que queremos cultivar.
Para cobrir as plantas infestantes usamos cartão, que posteriormente será coberto com terra rica em matéria orgânica, de outros canteiros da zona norte da nossa Escola. Pretendemos semear favas e ervilhas e plantas companheiras (couves e alfaces), e após brotarem, cobriremos o solo com folhas e matéria orgânica proveniente de podas e mondas. O cartão ir-se-á decompondo, enriquecendo o solo, e a cobertura do solo irá impedir a evaporação da água, atrasar o crescimento das ervas espontâneas, e ao degradar-se, também enriquecerá o solo.
No dia 8 de outubro começámos a plantar e a semear, no canteiro de crescimento, de modo a atrair a atenção de quem por ali passa.
Plantámos os feijoeiros semeados pela sra. D. Dulce, e que germinaram na estufa.
Aqui está a pequena zona já cultivada. A Margarida António semeou alface, que é uma planta companheira do feijão.
1 de outubro 2025
Canteiro exterior com feijoeiros, couves, alfaces e...algumas infestantes.