Sobre MC Escher
Maurits Cornelis Escher (1898-1972) é um dos artistas gráficos mais famosos do mundo.
Ele nasceu em Leeuwarden como o quarto e mais novo filho. Depois de cinco anos, a família se muda para Arnhem, onde ele passa a maior parte de sua juventude. Depois de ter sido reprovado no exame final e após um breve interlúdio em Delft, MC Escher começa com suas aulas de arquitetura na Escola de Arquitetura e Artes Decorativas de Haarlem.
Já depois de uma semana ele informa ao pai que quer largar as aulas de arquitetura e se concentrar nos estudos de artes gráficas. Ele é apoiado por seu professor Samuel Jesserun de Mesquita, a quem tem mostrado seus desenhos e linogravuras. Depois de completar a escola, ele viaja por um longo tempo pela Itália, onde conhece sua esposa Jetta Umiker e com quem se casa em 1924. Eles vão para Roma, onde moram até 1935.
Escher viajou pelo mundo e contactou com várias culturas, vindo a conhecer os azulejos mouros em Alhambra, Granada. O contacto com a arte árabe despertou-lhe o interesse e a paixão pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e refletem - as pavimentações.
Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstrato-geométricas, usadas pelos Árabes, por figuras concretas, percetíveis e existentes na Natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, entre outros. M. G. Escher, sem grandes conhecimentos matemáticos prévios, através do estudo sistemático e experimental, descobriu todos os diferentes grupos de isometrias que deixam um determinado ornamento invariante.
E quando se entra num restaurante em Itália e nos deparamos com este chão absolutamente fantástico pintado à mão... Apreciamos e tiramos foto.☺
Obrigada ao grupo de participantes no projeto Erasmus+ da nossa escola, que mesmo longe, não se esqueceram das Isometrias.
Esta linda borboleta tem sido visita na sala de professores na última semana. É um belo exemplo de uma simetria e da espetacularidade da Natureza.
Luz perfeita para se obter uma simetria quase perfeita.