“As escolas devem-se ajustar a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito, terão de incluir-se crianças com deficiência ou sobredotadas, crianças da rua ou que trabalham, crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais (...). As escolas devem encontrar formas de educar com sucesso estas crianças, incluindo aquelas que apresentam incapacidades graves." Declaração de Salamanca (1994)


Informações à comunidade educativa

Concerto final das orquestras escolares... foi magnífico ❤️

Parabéns a todos e um abraço especial para os alunos do AEPAS.

https://youtu.be/88r1-7KoX68


Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

"O 1º ano da EB1 nº2 apresenta, no âmbito do projeto DESPERDIÇ'ARTE?: Frida Kahlo - uma vida...várias obras!"

video1453561191.mp4


Projeto de monitorização costeira

" No dia 15 de junho realizou-se online a apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto de Monitorização Costeira. A nível nacional participaram 10 escolas. No nosso agrupamento participaram 2 turmas do 5º ano. Foi um trabalho desafiante e enriquecedor para todos os alunos e docentes envolvidos!"


O link do padlet criado:

https://padlet.com/rute_ferreira/cefalzgsi7y7dzyp


Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

" A EB 1 nº2 festejou o dia do Agrupamento com atividades bastante divertidas e saborosas."

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

“Tu podes, com certeza, conviver com os outros, mas nunca seres os outros.

Eles podem ser muito bons, mas tu és sempre melhor porque és diferente e o único com as tuas características.” Agostinho da Silva

No dia 9 de junho, comemorou-se o DIA DO AGRUPAMENTO.

Um dia repleto de atividades que merecem ser emolduradas.

Este dia acabou por ser um dia diferente e muito divertido!

As crianças do Pré-escolar assistiram ao espetáculo “A cigarra e a formiga” que decorreu no salão da Junta de Freguesia de Casal de Cambra.

Seguiu-se um momento musical na sede do Agrupamento onde puderam visitar diversas exposições.

A comunidade educativa da educação pré-escolar agradece à Direção do Agrupamento, Junta de Freguesia, Organização do evento e famílias, a possibilidade de vivenciar estes cenários apelativos e de alegria!

IMG_6607 - Madalena Santos.MOV

No âmbito do Dia do Agrupamento, houve a Dramatização de um excerto da obra: "O Príncipe Nabo" por parte de alunos do 5.º e do 8.º ano de escolaridade.

Apresentação referente ao Projeto ROV4ALL, desenvolvido ao longo do presente ano letivo, com a turma do 8.º B:


https://drive.google.com/file/d/1-sQT4G-QquJg70bKw8T5hK0Gtd2xiIay/view?usp=sharing

Carousel imageCarousel imageCarousel image

"No âmbito das Atividades de Caráter Formativo alusivas ao Dia do Agrupamento, o Grupo Disciplinar de Inglês dinamizou a atividade “Who wants to be a Millionaire?”, que contou com a participação de alguns alunos das várias turmas de 5.º e 6.º ano de escolaridade.

Após a participação dos mesmos, foram apurados os seguintes alunos vencedores:

Gonçalo Barata – 5.º B

Diana Fernandes – 6.º A

Mariana Morais – 6.º F

Parabéns aos três e muito obrigado a todos(as) os(as) participantes!"

ASSUNTO: Atividades no dia 9 junho 2022 – 5ª feira (JI e 1º Ciclo)

No próximo dia 9 de junho – DIA DO AGRUPAMENTO – as atividades letivas serão substituídas por outras atividades escolares de caráter formativo que envolverão todos os alunos do Agrupamento, ponto 2.3 do Despacho n.o 6726-A/2021 de 8 de julho (Calendário Escolar).

O horário neste dia será das 9h00 às 13h00 (com almoço).

Casal de Cambra, 2 de junho de 2022

A Diretora,

Alzira Roso

ASSUNTO: Atividades no dia 9 junho 2022 – 5ª feira (Escola Sede)

No próximo dia 9 de junho – DIA DO AGRUPAMENTO - as atividades letivas serão substituídas por outras atividades escolares de caráter formativo que envolverão todos os alunos do Agrupamento, ponto 2.3 do Despacho n.o 6726-A/2021 de 8 de julho (Calendário Escolar).

As actividades vão decorrer das 9:30 às 17:30 de acordo com o cronograma, e sujeitas a inscrição ou indicação dos Diretores de Turma.

O refeitório funcionará das 12 às 14 horas.

Casal de Cambra, 6 de junho de 2022

A Diretora,

Alzira Roso

ASSUNTO: Programa do Dia do Agrupamento (9.junho.2022 – 5ª feira)

Programa dia do Agrupamento.pdf

Este ano o Desporto Escolar regressou à sua atividade competitiva.

Ainda que com limitações do número de atletas a poderem participar em provas, o Grupo de Equipa de Atletismo da nossa escola apurou, no campeonato regional, alunos para o campeonato nacional de Juvenis que se realizou nos dias 19, 20, 21 e 22 de Maio em Viana do Castelo.

De referir que na comitiva de Lisboa e Vale do Tejo, a nossa escola foi a que apurou mais atletas fruto dos títulos de campeões regionais alcançados.

Findado o campeonato nacional, os nossos alunos sagraram-se campeões nacionais nas disciplinas que concorreram.

O AEPAS reforçou assim os títulos nacionais que tinham sido alcançados nos últimos campeonatos nacionais.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

As crianças do Pré-escolar realizaram o Passeio final de ano no passado mês de maio. Tiveram como companhia alunos da turma CEF e PIEF.

O Parque Marechal Carmona, em Cascais, foi o local eleito para a diversão, brincadeira e alegria.

No Museu do Mar Rei D. Carlos, puderam observar a Biodiversidade marinha, usos e costumes da comunidade piscatória e outras curiosidades.

O piquenique, entre esta comunidade educativa, teve como cenário de fundo a natureza onde não faltaram as galinhas, os pintos e os patos que passeavam indiferentes a quem se cruzava com eles. O mar acolheu quem se quis refrescar. O espaço verde e o parque infantil serviram as delícias dos mais novos.

As nossas crianças adoraram a experiência que a família e restante comunidade educativa pode proporcionar!

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Com o objetivo de promover a “Saúde Oral”, realizaram-se no mês de maio, ações de sensibilização alusivas à temática, com as crianças do pré-escolar.

A iniciativa foi organizada no âmbito do programa de Saúde Escolar entre a Professora Rosa Luís, a Dra. Célia Antunes, profissional de Higiene Oral de ARSLVT e a estagiária Catarina, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da saúde oral, incentivando-as a escovar diariamente os dentes.

Através de uma história, diálogo, canção e exemplo de escovagem, a equipa de saúde escolar, instruiu as crianças para a importância da higiene oral, reforçando ainda os conceitos de alimentação saudável.

Considerando que “a melhor forma de prevenir as cáries é incentivar a escovagem dos dentes diariamente, aliada a uma alimentação rica em vegetais, frutas e pobre em açúcares”, a equipa entregou a cada criança um desenho para ilustrar a gosto.

Uma encarregada de educação ofereceu amostras de pastas dentífricas.

A Dra. Célia esclareceu sobre os cheques-dentistas, informação que foi partilhada com as famílias.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

SAÚDE E BEM-ESTAR

Com o objetivo de promover a “Saúde Oral”, realizaram-se ações de sensibilização alusivas à temática, com as crianças do pré-escolar.

A iniciativa foi organizada no âmbito do programa de Saúde Escolar com o precioso contributo da Dra. Célia Antunes, profissional de Higiene Oral e da estagiária Catarina, com o objetivo de sensibilizar as crianças para a importância da saúde oral, incentivando-as a escovar diariamente os dentes.

Através de uma história, diálogo, canção e exemplo de escovagem, a equipa de saúde escolar, instruiu as crianças para a importância da higiene oral, reforçando ainda os conceitos de alimentação saudável.

Considerando que “a melhor forma de prevenir as cáries é incentivar a escovagem dos dentes diariamente, aliada a uma alimentação rica em vegetais e frutas, evitando os açúcares”, a equipa entregou a cada criança um desenho para ilustrar a gosto.

Os nossos agradecimentos à encarregada de educação que ofereceu amostras de pastas dentífricas.

A Dra. Célia esclareceu sobre os cheques-dentistas, informação que foi partilhada com as famílias.

  • ASSUNTO: Selo Protetor AEPAS

Exmo.(a) Senhor(a)

Presidente/ Responsável pela Candidatura ao Selo Protetor

A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) tem vindo a promover uma medida de prevenção que é reconhecidamente permissora da salvaguarda do Direitos das Crianças e Jovens, através da implementação do programa Selo Protetor, que se encontra na quarta edição.

O Selo Protetor é uma medida inovadora e de reconhecido mérito na promoção de uma maior eficácia e eficiência do sistema português de proteção da população infantojuvenil, desenvolvido pelas Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude e tem consolidado uma boa prática de trabalho integrado e em rede.

Terminada a análise das candidaturas à atribuição do Selo Protetor, é com honra que informamos que a candidatura apresentada por V. Ex. demonstrou intencionalidade preventiva na proteção e defesa dos direitos das crianças e jovens, assim como no desenvolvimento do trabalho em parceria, respondendo de modo positivo aos requisitos exigidos.

Assim, vem o júri do concurso, notificar da atribuição do SELO PROTETOR, à candidatura apresentada pelo(a)

- Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva

A atribuição do Selo Protetor confere um grande prestígio e, em simultâneo, uma responsabilidade acrescida, tendo em vista a salvaguarda dos direitos das crianças e jovens. Reconhecendo, assim, às entidades e a toda a comunidade educativa, um papel privilegiado na disseminação de boas práticas de promoção dos Direitos Humanos da Criança, numa ótica de inovação e desenvolvimento de uma cultura colaborativa e preventiva.

A CNPDPCJ irá realizar no mês de fevereiro de 2022 , uma cerimónia em local e horário a informar posteriormente, para a qual gostaríamos de convidar vossa excelência a estar presente.

Com os melhores cumprimentos

A Presidente do Júri

Rosário Farmhouse

selo protetor certificação.jpeg
  • ASSUNTO: Procedimentos a adotar em caso de covid+ ou de isolamento nas turmas - 18 janeiro 2022

Ex.ms Senhores Pontos Focais para o Covid19 na Escola


Decorrente da última atualização da Norma 015/2020 da DGS e atendendo ao atual contexto Pandêmico, considerando a que a maioria das infeções por SARS-CoV2 em Portugal são causadas pela variante Ómicron, muito mais transmissível implicando um elevado número de casos na comunidade, é fundamental a responsabilização individual e coletiva para a adoção de comportamentos preventivos e de proteção de e para a comunidade na gestão e controlo da pandemia.

Assim, vimos informar dos novos procedimentos a adotar, a partir de 18/01/2022, na sequência de um caso positivo na escola (confirmado por teste de PCR ou Teste de Antigénio Profissional- TrAg; um auto-teste não permite confirmar diagnóstico de doença Covid 19):

  • O caso positivo não vai a escola, permanece em isolamento durante 7 dias e não necessita de fazer teste para ter alta;

  • Só cumprem isolamento os coabitantes de um caso positivo que não tenham dose de reforço há mais de 14 dias (exceto os recuperados de Covid19 há menos de 180 dias que não necessitam de cumprir isolamento profilático).

  • Deixa de estar previsto o isolamento das turmas, por contatos em meio escolar com caso confirmado de infeção por SARS-CoV2/COVID-19 (aluno/criança ou professor/funcionário positivo).Todos os alunos e professores da turma que contactaram com o caso positivo nas 48 horas antes do início de sintomas ou da realização do teste que deu resultado positivo, consoante o que ocorrer primeiro são considerados contactos de baixo risco;

  • Deixa de ser necessário o preenchimento do formulário on-line - “Reporte de caso confirmado em meio escolar para a Autoridade de saúde-LVT”, bem como a notificação, por rotina de todos os casos, à Unidade de Saúde Pública (USP), através de e-mail.

  • A escola deve informar os pais/Encarregado de Educação da ocorrência de um caso positivo em aluno/professor da turma dos seus educandos e informar que devem efetuar 1 teste para o SARS-CoV2, preferencialmente até ao 3º dia após contacto com o positivo (fica dispensado de realização de teste os contactos que tenham tido infeção por SARS-CoV2 há menos de 180 dias desde que permaneçam sem sintomas de doença aguda)

  • Este teste pode ser teste de Antigénio de uso profissional realizado gratuitamente numa farmácia (TrAg) ou teste de PCR (para obtenção da prescrição de PCR devem contactar o SNS24 – 808 24 24 24).

EB Prof.Agostinho da Silva_O Mar Começa Aqui.mp4
Carousel imageCarousel image

"No dia 2 de maio, as turmas do 5º ano estiveram na apresentação do projeto "Os pintos vão à escola", a apresentação esteve a cargos das técnicas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Santarém). Portanto, durante 21 dias as turmas tiveram a oportunidade de ver a incubação de 20 ovos de 4 espécies autóctones. No dia 22 de maio nasciam os primeiros pintos. Agradecemos todo o apoio dado e esta magnifica oportunidade."

Raizes.mp4

No âmbito da nossa última atividade Ubuntu que se desenvolveu em torno das Raízes AEPAS, refletimos sobre a importância de conhecermos a nossa história familiar e reconhecemos que a diversidade cultural de cada pessoa espelha a forte conexão que temos com o mundo.

E é neste sentido, o de celebrar a nossa interdependência enquanto uma única família humana e braços da mesma árvore (Nelson Mandela) que ontem, a par da apresentação do Mapa das Raízes AEPAS, a nossa Orquestra AEPAS fez uma emocionante apresentação. Aqui fica um pequeno excerto.

Cartaz_Tornar a Economia Circular.jpg
Carousel imageCarousel image

O âmbito das atividades do Plano Anual de Atividades do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, e a convite das professoras da disciplina de História, Alexandra Marques e Isabel Martins, em parceria com a editora Leya, as turmas do nono ano tiveram a oportunidade de usufruir, no dia 30 de março, de uma palestra oferecida pelo Dr. Francisco Cantanhede, professor ele próprio e autor de várias obras, tanto pedagógicas (manuais escolares de HGP) ,quanto literárias.


O privilégio de escutar, nas paredes da nossa biblioteca, o ecoar da sua voz carregada de memórias, de recordações permanentes sobre um Portugal triste, tirano, cansado de fome e de sede de liberdade, permitiu a todos os presentes compreender a importância da viagem rumo àquela alvorada de abril em que a palavra se tornou solta, as correntes se rasgaram e os sonhos se tornaram possíveis de cumprir.


É, portanto, com a mais profunda gratidão que saudamos, uma vez mais, o Dr. Francisco Cantanhede, renovando o desejo de quão breve quanto possível abrirmos, de novo, as portas a este novo amigo do nosso agrupamento, de modo a que possa cumprir uma das promessas que nos fez: repetir a sua palestra e lecionar uma aula de História a uma turma do AEPAS.

Carousel imageCarousel imageCarousel image

Alunos vencedores do concurso de leitura "O mundo em palavras", 7º ano, da Raíz:


1.º lugar - Francisco Oliveira, 7.º D

2.º lugar - Emily Corrêa, 7.º D

3.º lugar - Rafaela Castelão, 7.º B

"O 4ºCC da EB1 Nº2, recordou a importância dos nossos Oceanos, no Dia Europeu do Mar.

Foram realizadas várias atividades, onde o Mar foi o tema principal."