“As escolas devem-se ajustar a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito, terão de incluir-se crianças com deficiência ou sobredotadas, crianças da rua ou que trabalham, crianças de populações remotas ou nómadas, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos ou marginais (...). As escolas devem encontrar formas de educar com sucesso estas crianças, incluindo aquelas que apresentam incapacidades graves." Declaração de Salamanca (1994)


Informações à comunidade educativa

VID-20221129-WA0001.mp4

Campanha Solidária "Make a Wish"

Ajude-nos a realizar sonhos! Pergunte ao seu educando como pode participar.

Parceria Make a wish & Aepas

#Cerimónia#Quadro#Mérito#2022

No dia 25 de novembro de 2022, após dois anos de interregno (devido à pandemia Covid-19), voltámos a efetuar a Cerimónia presencial de entrega dos Certificados do Quadro de Mérito Educativo e Menções Honrosas, referentes ao ano letivo de 2021/2022.

Os Titulares e Diretores de Turma dos alunos e das turmas nomeadas para as diversas categorias e os alunos e suas famílias foram convidados para receberem os respetivos diplomas de valor e de mérito.

O evento contou com a presença de diversos elementos da comunidade educativa e de parceiros do Agrupamento, entre eles, fizeram parte da mesa que presidiu à cerimónia: o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira; o Presidente da Junta de Freguesia de Casal de Cambra, Mário Santos; dois representantes da Polícia de Segurança Pública; uma representante do Conselho Geral, Bárbara Santos; a Presidente da Solami, Maria de Lurdes Cardoso; a Diretora do Agrupamento, Alzira Roso e a Vice-Diretora, Josefina Rocha.

Foi um evento cheio de alegria e de entusiasmo, onde houve não só o envolvimento de alunos, professores, assistentes operacionais, técnicos, famílias e parceiros do agrupamento, como também alunos do Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos apresentaram as suas atuações, enriquecendo a noite de todos os presentes.

Trabalhos alusivos ao Natal "Vitrais"- decoração do espaço escolar - 9ºD

LED (2).mp4

A EB Nº2 de Casal de Cambra concorreu com o seu Laboratório da Era Digital, à 5ª Edição da Escola Amiga, na categoria Digital e recebeu a distinção de Escola Amiga.

No âmbito da Componente de Formação Tecnológica os alunos da turma CEF realizam diversas atividades em interação com as crianças do Pré escolar. Como protagonistas no seu processo de aprendizagem, partilham experiências e criam laços num clima de convivência baseada no respeito mútuo e na confiança, tornando-se jovens mais motivados e seguros.

Num primeiro contacto realizaram uma dinâmica de apresentação a partir do autoretrato, que resultou no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

Comemoração do "DiaMundialdoNãoFumador#17 de novembro

"Não fumo porque..."

Feira de Outono

Hoje na Escolinha tivemos uma manhã com inúmeras atividades!!!

Começámos com a abertura da nossa #FeiradeOutono#, com trabalhos maravilhosos, produtos hortícolas, docinhos, pão caseiro e pão com chouriço e umas peças de artesanato.

De seguida, fomos hastear a Bandeira da Eco Escolas, com uma atuação dos meninos do JI e 1Ano e com a participação dos Bombeiros de Queluz.

Por fim comemos as castanhas assadas no carvão.

Foi uma manhã muito enriquecedora para todos 👏

Projeto Bem Estar - São Martinho AEPAS

Exercício Público de sensibilização para o risco sísmico

"A TERRA TREME"

Campanha de recolha de alimentação e bens para animais (cães e gatos) junto da Comunidade Escolar

Os alunos da turma do 8.ºH, no âmbito do tema "Bem-estar animal", estão a realizar uma campanha de recolha de alimentação (ração e patés) e bens (lixívia, brinquedos e mantas) para ajudar uma Associação/canil de Sintra, junto da Comunidade Escolar.

O tema está a ser trabalhado por várias disciplinas e tem como objetivo incutir valores de solidariedade; capacidade de iniciativa; consciencializar os alunos sobre o bem-estar animal; sensibilizar para uma adoção responsável; sensibilizar a Comunidade Escolar sobre as diversas formas de ajudar uma Associação/canil que abrigue animais resgatados.

Ajude, eles precisam de si!

DIA NACIONAL DAS ACESSIBILIDADES

Foi uma tarde diferente na nossa escola dinamizada por docentes de Educação Física e por educadores Ubuntu. Sob o pretexto do Dia Nacional das Acessibilidades, e com a fantástica colaboração da Associação Salvador e da APD-Sintra, o Renato e o Cardoso mostraram como se joga basquetebol em cadeira de rodas e, mais importante ainda, mostraram-se exemplo de superação e resiliência no ultrapassar de barreiras. A resposta dos alunos foi incrível e juntos construímos uma escola cada vez mais inclusiva.

Dia Mundial de Combate ao Bullying – UbunTU deixa(s) marcas para sempre

Os Clubes Ubuntu do 9ºB e das assistentes operacionais quiseram unir esforços e sensibilizar a comunidade escolar para um problema que nos deve preocupar a todos: o Bullying. No dia 20 de Outubro, os alunos receberam todos os que entraram na escola com um sorriso, elogios e com um sonoro “Bom Dia”. As assistentes operacionais deixaram frases nos vidros que aludiam à ideia que a diferença é enriquecedora. Foram penduradas lonas, feitas pelos alunos, que nos lembram que a forma como nos relacionamos deixa marcas. No intervalo iam perguntando a quem passava: qual a marca que gostariam de deixar no mundo? E tu, Qual a marca que gostarias de deixar no mundo?

Durante o mês de outubro, os alunos da turma CEF, em interação com as crianças do Pré escolar, assinalaram o Dia Mundial da Música com a construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.

Também o tema da Alimentação foi marcado pela encenação de um Teatro sobre a importância da alimentação saudável, seguido de uma canção com coreografia.

Somos uma escola que promove um ambiente seguro e de confiança mútua, na promoção de aprendizagens assenciais!