Clube Ciência Viva na Escola - AEOURÉM

Objetivo

O Agrupamento de Escolas de Ourém candidatou-se à criação de um Clube Ciência Viva na Escola, com o projeto “Abelhas & Companhia” baseado numa das problemáticas da nossa região, o decréscimo acentuado de abelhas. As diversas atividades, assentes na abordagem STEAM, têm como pretensão estimular o gosto pela ciência, reforçando a componente experimental, promover o gosto pela aprendizagem e contribuir para a literacia científica e tecnológica da comunidade educativa, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem. Além de envolver os alunos do 5.º ao 12.º ano, o CCVnE pretende também incrementar a abertura da Escola à comunidade local. 

Porque são tão importantes as abelhas? 


O clube de Ciência Viva da EBSO integra o Clube de Robótica (4.ª feira das 14h30 às 16h00) e diversas atividades delineadas para os diferentes níveis de ensino, dinamizadas em contexto de sala de aula. 

Para contactares o clube podes usar o email ccve@aeourem.pt

  Notícias de atividades realizadas recentemente

A Arte da ilustração 

Mais uma vez, colaborando com o CCV, a docente Graça Martins envolveu os alunos da turma G, do 11º ano (Artes) no tema “Abelhas e Companhia”, com a criação de exemplares dos polinizadores. Os alunos deram asas à imaginação e presentearam-nos com desenhos fantásticos, ao nível da ilustração científica. 

A Arte dos “Ninhos”

Os alunos da turma 12ºG da área de Artes envolveram-se na construção de modelos tridimensionais de ninhos de vespas e de colmeias. Trata-se de um trabalho iniciado no ano letivo anterior, orientado pela docente Graças Martins, no âmbito do tema do CCV “Abelhas & Companhia”.

Numa primeira fase, os alunos fizeram modelos de insetos (abelha, vespa comum e vespa asiática) com papel maché. Posteriormente, foram construídos os respetivos e ninhos.

Estes exemplares serão expostos à comunidade através de uma exposição temporária. 

2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva 

O Clube Ciência Viva contribuiu para o 2.º Encontro Nacional de Clubes Ciência Viva, que decorreu a 13 de outubro no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, com um poster digital representativo das principais atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Abelhas e Companhia”. 

Dia do bolinho - Confeção de broas de mel

No dia 25 de outubro, o Clube de Ciência Viva dinamizou a atividade “O mel na culinária”, através da confeção de broas de mel, com a participação de alguns alunos do 2.º e 3.º ciclos, os quais se voluntariaram para uma experiência culinária.

A aventura começou na cantina da escola a partir de duas receitas de broas selecionadas pelo CCV, que os alunos, com a ajuda dos professores, seguiram passo a passo, através da mistura de vários ingredientes, incluindo o delicioso mel do Alqueidão da Serra.

Os aromas dos muitos ingredientes presentes pairavam no ar e ainda mais quando as broas começaram a sair do forno, quentinhas e apetitosas.

Os bolinhos foram colocados em sacos e vendidos à comunidade escolar, que acolheu muito bem esta iniciativa do nosso clube!