25 de junho de 2025
Segunda e última fase do grande concurso “Pares da Leitura”
No último dia de aulas, dia 13 de junho de 2025, decorreu, na Biblioteca Escolar da Escola Básica Manuel do Nascimento, a segunda e última fase do concurso “Pares da Leitura”.
Os dez pares que passaram a esta final, preparam bastante bem as suas leituras. Se os alunos se divertiram com a leitura d’A Família Totó de David Walliams, os adultos deixaram-se envolver pelo enredo d’A Criada de Freida McFadden.
Todos os pares que passaram a esta fase compareceram e participaram de forma entusiasta numa tarde/noite em que o tempo convidava a outros planos.
Este fim de tarde começou com uma pequena introdução e explicação desta fase do concurso por parte da Coordenadora do Programa a Ler mais e melhor, Débora Boto, da Diretora do Agrupamento, Patrícia Francisco, do Presidente da Junta de Freguesia, José Gonçalo e da Vereadora da Educação de Monchique, Dr.ª Helena Martiniano.
As primeiras questões foram direcionadas aos alunos. Estas eram questões de verdadeiro ou falso e para responderem às mesmas, levantaram os supostos cartões “V” e “F”.
As questões foram lidas aos alunos pela Docente Mara Veiga. Aos alunos, cuja resposta era correta, a Docente Mariana Borges, colocou uma moeda de ouro nos tesouros que se encontravam à frente dos alunos.
Depois de respondidas as cinco questões de verdadeiro e falso, foi a vez de os adultos revelarem os seus conhecimentos, também no mesmo registo de perguntas. As perguntas foram lidas pela Docente Ana Jorge. Já os Docentes Luciano Almeida, Graça Jesus e Marília Alfredo e Maria dos Anjos Correia estiveram a verificar as respostas corretas e erradas dos diferentes pares.
O mesmo se repetiu para as restantes questões – escolha múltipla e preenchimento lacunar. No entanto, as respostas às questões de preenchimento lacunar foram registadas em quadros de ardósia.
Terminado o concurso, o Departamento de Línguas dedicou-se à contabilização dos pontos (e respetivas moedas de ouro presentes nos tesouros) para definir quais seriam os primeiros cinco vencedores. Enquanto os pares aguardavam, foi-lhes preparado um convívio com direito a um pequeno lanche.
Tendo sido contabilizados os pontos, existiu um empate entre o terceiro, quarto e quinto lugares. Desta forma, aos alunos Amélia Jorge, Ema Rodrigues e Guilherme do Carmo ainda foi aplicado o critério de “morte-súbita”. Cada aluno lançou dois dados e o que obteve a maior pontuação escolheu entre responder ou passar a questão ao colega. A Ema escolheu responder à questão e, acreditem, não foi fácil, já que os alunos estavam realmente bem preparados. Por fim, a aluna Amélia acabou por conquistar o quinto lugar, a Ema o quarto lugar e o Guilherme o terceiro lugar.
Após o desempate, foram então anunciados os vencedores e entregues os respetivos diplomas e prémios, cedidos pela Junta de Freguesia de Monchique.
Sendo todos os pares vencedores, os primeiros cinco lugares foram os seguintes:
1.º lugar – Lara Susana (6.º B) e Vanda Duarte (mãe);
2.º lugar – Tiago Nunes (6.º A) e Lúcia Costa (Docente do aluno de EMRC);
3.º lugar – Guilherme do Carmo (6.º A) e Thaís de Oliveira (mãe);
4.º lugar – Ema Rodrigues (6.º B) e Inês Inácio (mãe);
5.º lugar – Amélia Jorge (5.º C) e Maria Baptista (mãe).
Os restantes pares não tiveram menos mérito, pelo contrário, e também tiveram excelentes pontuações. E, como tal, receberam prémios por parte da Junta de Freguesia de Monchique.
Só podemos elogiar a participação de todos e parabenizar o empenho, interesse e dedicação a esta atividade que tanto valorizamos. Além disso, a equipa da Biblioteca Escolar e o Departamento de Línguas estão de parabéns pelo trabalho de equipa exímio desenvolvido.
Parabéns a todos! ☺️