5 de fevereiro de 2024
No dia 20 de janeiro e 5 de fevereiro, os alunos das turmas A e B, do sexto ano, respetivamente, desenvolveram na Biblioteca Escolar a atividade “Newton Gostava de Ler: Saber em gel!”. Esta atividade insere-se nos conteúdos de Ciências Naturais lecionados sobre “Alimentação equilibrada e Segura”, que fazem parte integrante das Aprendizagens Essenciais do respetivo ano de escolaridade.
Acompanhados pela docente de Ciências Naturais, Sónia Petreques, e pela Coordenadora do Programa a Ler mais e melhor, os alunos puderam, em primeiro lugar, ouvir a história O Nabo Gigante, presente na obra Contos Tradicionais – recontados por António Mota.
A partir do conto ouvido, fez-se a exploração do mesmo, em grande grupo, reforçando a mensagem final de que só conseguimos alcançar bons resultados quando trabalhamos em equipa.
O nabo é um alimento que possui muitos nutrientes, sendo um legume que ajuda a reduzir a pressão arterial e que nos fornece outros benefícios. Cientificamente, é conhecido como Brassica Rapa, de raíz tuberosa e folhas comestíveis.
A proposta apresentada aos alunos é que se tornassem verdadeiros cientistas e, ao mesmo tempo, excelentes chefs gourmet, com o intuito de confecionar caviar de nabo e groselha.
A técnica utilizada para esta criação foi a “esferificação”. Esta técnica é bastante utilizada na gastronomia molecular e permite a elaboração de pequenas esferas a partir de xaropes e sumos de vários alimentos.
Uma vez que esta atividade carecia de uma preparação prévia dos alimentos, a docente responsável, Sónia Petreques, fez um preparado com nabo, groselha e alginato de sódio. Para a obtenção das esferas, os alunos recorreram a uma bisnaga de molhos e verteram o conteúdo numa solução com cloreto de cálcio.
A partir desta solução final, formaram-se pequenas esferas, semelhantes a caviar.
Para os mais curiosos, deixamos aqui a receita para a confeção do caviar:
1. Adicionar num copo alto 1,5g de cloreto de cálcio a 180ml de água (até cerca de 3cm do topo);
2. Agitar até que todo o cloreto de cálcio se tenha dissolvido na água;
3. Com o auxílio da bisnaga para molhos, colocar várias gotas da mistura de alginato na solução de cloreto de sódio;
4. Coar as bolinhas, fazendo passar a mistura através de um coador, para o outro copo alto;
5. Mergulhar o coador com as bolinhas na taça que contém água.
6. Colocar o caviar em papel absorvente;
7. Provar e degustar o resultado da experiência.
Esta atividade gerou uma elevada participação enorme por parte dos alunos, misturada com muita animação e grande surpresa com o resultado final da experiência. Uns alunos adoraram saborear o caviar, outros nem tanto... Mas todos ficaram a compreender melhor a técnica de esferificação.