09 de janeiro de 2026
Ação de Formação de curta duração
A ação de formação, dirigida a docentes, será realizada no dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, relembrando os milhões de pessoas assassinadas pelo regime nazi e a libertação das vítimas do campo de Auschwitz-Birkenau, em 1945.
O Plano Nacional do Cinerma (PNC) recomenda alguns filmes que permitem desenvolver os seguintes objetivos:
"Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História da Cultura, a partir do contributo dos três filmes: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Benigni e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi.
Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais: direitos humanos, preconceitos, discriminação, racismo, sentimentos e traumas.
Sensibilizar os professores para a reflexão sobre o Holocausto através do recurso ao cinema, numa perspetiva de articulação entre diferentes áreas disciplinares do currículo.
Elencar diferentes elementos estéticos ficcionais sobre a história do Holocausto, com destaque para a abordagem do género comédia, para serem trabalhados em contextos pedagógicos diferenciados, valorizando a multidimensionalidade de argumentos, personagens e situações.
Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, privilegiando a reflexão sobre a intolerância e a dignidade humana.
Aproximar as comunidades educativas do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos especialistas na área." PNC
Os filmes mencionados encontram-se na plataforma do Plano Nacional do Cinema, ao qual, qualquer professor poderá aceder, sendo necessária inscrição e bastando enviar um e-mail ao Professor Luciano Almeida, Coordenador do PNC Monchique.
Fontes:
Site do Plano Nacional do Cinema