08 de janeiro de 2026
Ação de Formação de curta duração
A ação de formação, dirigida a docentes, é dedicada ao trabalho do realizador e produtor português Luís Campos, autor da curta-metragem Monte Clérigo (2023) e da longa-metragem Terra Vil (2025).
Luís Campos é um cineasta premiado, doutorado em Media_Artes e alumni do EAVE Producers Workshop, Berlinale Talents, Rotterdam Lab, ZFF Academy, Locarno Match Me e ACE Producers Mentoring Programme.
Sinopse de Monte Clérigo
"A temática do filme foca-se na narrativa de um adolescente que é forçado a trabalhar durante o verão numa torre de vigilância florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes nas estufas que o rodeiam. Enquanto procura o seu relógio perdido, acaba por se encontrar do lado daqueles que são “invisíveis”.
Trata-se de um trabalho que se centra na dignidade da pessoa humana, e, no fundo, foca a história de um jovem que é surpreendido pela realidade do Outro mesmo ao pé de si." PNC
Prémios:
A curta-metragem Monte Clérigo (2023), de Luís Campos, recebeu o Grande Prémio Nacional do FEST - New Directors New Films Festival, em 2023.
Trailer Oficial de Monte Clérigo (2023)
Sinopse de Terra Vil
"À beira do Rio Douro, João, 12 anos, vive com o pai alcoólatra. Junto à vizinha Teresa e suas filhas Paula e Liliana, eles sobrevivem da pesca de lampreia. A seca e o comportamento instável do pai ameaçam essa frágil dinâmica familiar." IMDb
Trailer Oficial de Terra Vil (2025)
"Tanto em Monte Clérigo como em Terra Vil encontramos composições sobre problemas concretos da juventude no Portugal das primeiras décadas do século XXI, destacando-se, em ambos os casos, o retrato de diferentes modos de vida, quer resultantes do fenómeno das migrações, quer das recentes alterações climáticas, ambas com impactos profundos na desestruturação de relações humanas e familiares.
No cinema de Luís Campos, todas estas dimensões estão atravessadas por opções estéticas e artísticas, mas, sobretudo, éticas. Por um lado, estas dimensões podem ser articuladas com diferentes áreas disciplinares, como Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, História, Filosofia, Área de Integração, entre outras; por outro, podem estar na origem de projetos interdisciplinares a desenvolver na escola; finalmente, pela qualidade do cinema, serão poderosos auxiliares para a formação do gosto dos jovens pelo cinema. " PNC
O filme Monte Clérigo encontra-se na plataforma do Plano Nacional do Cinema, ao qual, qualquer professor poderá aceder, sendo necessária inscrição e bastando enviar um e-mail ao Professor Luciano Almeida, Coordenador do PNC Monchique.