05 de dezembro de 2025
CICLO PNC
8 A 12 DE DEZEMBRO
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado a 10 de dezembro, pelo que o Plano Nacional de Cinema (PNC) criou um ciclo de cinema com o intuito de relembrar o dia em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. A declaração, criada após a 2.ª Guerra Mundial, em que houve milhões de vítimas, teve como objetivo promover a paz e a preservar dos direitos da humanidade.
O PNC selecionou diversos filmes para celebrar este dia tão importante. Pretende-se que sejam visualizados de 8 a 12 de dezembro, sendo abordados diversos temas associados à luta pelos direitos humanos.
Eis os filmes sugeridos!
Sinopse
"As noites são dias escondidos do outro lado dos nossos desejos. Mas algumas permanecem como sombras flutuantes a deformar as imagens indefesas do quotidiano. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue... E vão morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam. A partir de escritos de Jorge de Sena, das icónicas caricaturas de João Abel Manta sobre os anos de Salazar, e da música de Zeca Afonso, uma equipa de criativos do estúdio de animação Filmógrafo (Abi Feijó, Clídio Nóbio, Manuel Tentúgal, Márcia Luças, Luísa Leal, Tita Costa, Tito Morais e Riu Braz) concebe um filme panorâmico sobre a história de Portugal durante o século XX: da Guerra Colonial, a propaganda fascista, o capitalismo, o clericalismo, a repressão da PIDE..."
Sinopse
"Na manhã do dia 24 de Dezembro, um cargueiro entra no porto. A bordo, traz um clandestino, que tenta, durante a noite, alcançar terra firme. Ao longo da corda, o caminho que o levará à liberdade é longo e penoso. Desesperado e nos limites das suas forças, é salvo por um polícia que o deixa ir. Confuso, corre cegamente, convencido de que o polícia queria atingi-lo pelas costas... e então ouve um grito à distância: “Feliz Natal!!” Baseado no conto “O Viajante Clandestino”, extraído do livro “Gente da Terceira Classe” de José Rodrigues Miguéis."
Sinopse
"Em plenos anos 50, numa viagem de carro à noite ao longo da costa portuguesa, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos no decorrer da Guerra Civil Espanhola."
Ficção | Portugal | 2004 | 15 min. | 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
Sinopse
"Nuno, um rapaz de nove anos, foge de casa na noite de 24 de Abril de 1974. Está farto das discussões entre a mãe e o padrasto e decide ir ter com o seu pai. Só que não sabe onde o pai mora. Para se esconder da polícia, esconde-se num grande edifício que está a ser abandonado à pressa. Partem carros e pessoas em grande velocidade. Só fica ele com um cão de guarda. A noite já vai tarde e Nuno e o cão adormecem abraçados. Acordam de manhã com gritos vindos da rua. Nuno pensa que é a sua mãe à sua procura e corre à janela ver o que se passa. A rua está cheia de gente, há tanques e soldados. É o 25 de Abril. E Nuno está convencido que foi a sua mãe que fez a revolução só para o encontrar. Só mais tarde saberá que foi na PIDE que se foi esconder naquela noite."
Ficção | Portugal | 2023 | 27 min. | 3º ciclo, Secundário
Sinopse
"Um adolescente é forçado a trabalhar durante o verão numa torre de vigilância florestal, indiferente aos trabalhadores imigrantes nas estufas que o rodeiam. Trata-se de um drama que cruza as vivências do verão de um adolescente com a grave crise dos trabalhadores imigrantes nas estufas do litoral de Portugal."
Animação | França e vários | 2022 | 70 min. | 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
Sinopse
"Mais do que uma jornada migratória, este filme é uma comovente carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, naturais do Piemonte e forçados a emigrar. Com um imaginário terno e poético, entrelaçado com uma forte carga histórica, esta obra de vibrante complexidade conquistou o Prémio do Júri no prestigiado Festival de Annecy."
Os filmes sugeridos encontram-se na plataforma do Plano Nacional do Cinema, ao qual, qualquer professor poderá aceder, sendo necessária inscrição e bastando enviar um e-mail ao Professor Luciano Almeida, Coordenador do PNC Monchique.