9 de novembro de 2025
Para este domingo, a 13.º sugestão da nossa BE vai para a longa metragem "O Garoto", de Charlie Chaplin, com 52 minutos, de 1921. Uma comédia dramática, da época do cinema mudo que encantou gerações até aos dias de hoje.
Em 1972 a Academia de Hollywood atribuiu um prémio honorário a Chaplin, pelo seu legado à sétima arte.
Em 2011 o filme "O Garoto" foi selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América para conservação.
Sinopse
"Ao sair do hospital com o seu recém-nascido nos braços, uma jovem muito pobre (Edna Purviance) decide deixá-lo dentro de uma limusina estacionada em frente a uma igreja. Esperançosa de que alguém o aceite, deixa uma nota e foge, com intenção de cometer suicídio. Porém, a viatura é roubada por dois homens e, depois de uma série de peripécias, um vagabundo de bom coração (Charlie Chaplin como Charlot, a sua personagem predilecta) não vê outra solução que não seja levar o bebé para casa e cuidar dele.
Cinco anos depois, a criança (Jackie Coogan) e o seu pai adoptivo são inseparáveis, e o pequeno é uma ajuda preciosa no trabalho de reparação de vidros "acidentalmente" partidos. A mulher, por seu turno, que afinal sobreviveu à tentativa de pôr fim à própria vida, é hoje uma famosa cantora de ópera. A sua felicidade seria total se não vivesse o desgosto de ter abandonado o filho. Tudo o que ela deseja é reencontrar a criança. Um dia, por mero acaso do destino, os três cruzam-se na rua…" PÚBLICO
Este é um filme que aborda a infância, a pobreza, a solidão, as desigualdades, o preconceito, a solidariedade e o humanismo. Poderá ser explorado de diversas formas, em diversas disciplinas e em qualquer ano letivo.
Encontra-se na plataforma do Plano Nacional do Cinema, um dossier temático sobre Charlie Chaplin e este filme em particular, ao qual podes aceder. O mesmo possui algumas sugestões de atividades para desenvolver com os alunos.
O filme encontra-se disponível em algumas plataformas online. Eis algumas sugestões!
Canal Domínio Público
Canal Cine Antíqua