23 de abril de 2025
O Tesouro, de Manuel António Pina, trata-se de um livro que nos conta a história passada no "País das Pessoas Tristes", pois há muito tempo que lhes haviam roubado um tesouro - a liberdade. Um dia, as pessoas resolveram juntar-se e encher as ruas de cravos, recuperando a alegria de viver.
"Uma história verdadeira, que retrata Portugal e as pessoas que nele viveram durante um tempo muito difícil, tendo, no entanto, a coragem de se unir para voltar a recuperar um tesouro chamado liberdade. Escrito de forma melancólica, mas muito bela, este é o livro infanto-juvenil que sugiro neste Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. De salientar que é um livro também recomendado pelo Plano Nacional de Leitura."
Prof.ª Fernanda Gomes
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Monchique
Manuel António Pina (1943-2012), natural do Sabugal, licenciou-se em Direito, foi jornalista e cronista no Jornal de Notícias, tendo escrito para a Notícias Magazine. Dedicou-se à escrita de obras infanto-juvenis, peças de teatro e obras de ficção, algumas das quais adaptadas à televisão e ao cinema e editadas em disco. As suas obras foram amplamente difundidas e publicadas em diversos países, tais como França, Espanha, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Ant%C3%B3nio_Pina
Imagem da capa do livro retirada do site da Editora Assírio: https://www.assirio.pt/produtos/ficha/o-tesouro/12939521
Retrato do autor retirado do site da Bertrand: https://www.bertrand.pt/blogue-somos-livros/livrolicos/artigo/-para-que-tudo-isto-biografia-de-manuel-antonio-pina-um-ato-de-amor/196726