07 de novembro de 2024
«Era Uma Vez...»
No âmbito da disciplina de Português, a docente Mara Veiga, propôs aos alunos da turma B, do sexto ano, que construíssem um texto narrativo, que correspondesse a todas as características deste tipo de texto e que tivesse como seu início “Era uma vez…”. A aluna Maria Reis, da referida turma, deu asas à imaginação e escreveu um pequeno romance muito interessante e com ideias muito diferentes que se apresenta abaixo!
Um Romance Diferente
Era uma vez uma aldeã muito pobre. Ela vivia numa pequena aldeia em França e, certo dia, ela foi com o seu cavalo passear pela floresta.
Quando lá chegou, encontrou o príncipe a caçar e começou a discutir com ele. Estavam no século XIX e era inaceitável alguém não concordar com a caça ou com a pesca. Ela teve uma conversa com o príncipe e ele ficou muito surpreendido, nunca tinha conhecido alguém que não comesse animais.
Nesse mesmo dia, um conselheiro do rei foi ler uma carta a todas as vilas de França, convidando os aldeões para a festa onde o príncipe ia escolher a sua esposa.
A aldeã, no início, não sabia se iria. Ela também tinha adorado o príncipe, mas não tinha roupa decente. Por fim, decidiu ir e levar um vestido simples que tinha no seu roupeiro.
Quando chegou à festa, a princesa viu tantas pessoas extravagantes, que se sentiu mal por acreditar não estar ao seu nível. O príncipe, porém, adorou o vestido e escolheu a bela aldeã para sua esposa.
Algum tempo depois, ela casou-se com o príncipe e nunca mais foi infeliz. No entanto, passou por algumas dificuldades, pois ninguém concordava com o facto de que ela não comia animais.
Eles não se importaram e viveram felizes para sempre.
FIM
Texto de Maria Reis