25 de outubro de 2024
«Dia 5 de outubro»
A Implantação da República Portuguesa
"No final do século XIX Portugal estava muito atrasado comparado aos outros países europeus mais desenvolvidos. O povo continuava a viver com grandes dificuldades, enquanto a burguesia ganhava lucros através do comércio, da agricultura e da indústria.
A família real portuguesa era cada vez mais acusada nos jornais republicanos de gastar mal o dinheiro do reino, contribuindo para que Portugal ficasse cada vez mais endividado ao estrangeiro provocando, assim, o descontentamento dos portugueses.
O Partido Republicano Português culpava a monarquia pelo mau estado de Portugal e queria substituí-la por uma República. Portugal deixaria de ser governado por um rei e passaria a ter um presidente. O Partido Republicano Português ainda propunha várias ideias para modernizar Portugal e melhorar a vida dos mais pobres.
A implantação da República foi no reinado de D. Manuel II. No dia 4 de outubro de 1910, deu-se início a um golpe militar. Na tarde de 5 de outubro de 1910, finalmente, acabou a monarquia, tendo o rei D.Manuel II embarcado na Ericeira, para o exílio.
Para vincar bem a mudança de regime adotou-se novos símbolos: o hino, a moeda e a bandeira.
O dia 5 de outubro foi muito importante porque deixamos de ser governados por uma monarquia, passamos a ter liberdade de escolha e ainda hoje celebramos este feriado."
Texto de Lara Susana, da turma B, do sexto ano
Fontes consultadas:
Cantanhede, Francisco et al.(2017), Novo HGP 6 - História e Geografia de Portugal 6.º ano, Texto Editores
RTP Ensina. A Implantação da República. Retirado de https://ensina.rtp.pt/explicador/a-implantacao-da-republica/
O busto da República, da autoria de Francisco Santos, foi executada para o concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, em 1910 e trata-se de uma alegoria. Inspirado na imagem da Liberdade criada por Eugène Delacroix, A Liberdade guiando o povo, de 1830.
Imagem criada no Canva