5 de maio de 2025
Hoje, dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Como tal, temos um desafio para ti!
Luís de Camões foi considerado um revolucionário no que se relaciona com a Língua Portuguesa, pois trouxe imensas inovações linguísticas à Língua Portuguesa da sua geração. Podemos ver essas inovações no Poema Épico «Os Lusíadas».
Neste sentido, gostaríamos que soubesses um pouco mais sobre este importante escritor do século XVI e que depois aplicasses os teus conhecimentos num jogo digital. Vamos a isso?
Luís Vaz de Camões foi um grande poeta português. O seu pai era Simão Vaz de Camões e a sua mãe Ana de Sá e Macedo. Sabe-se que Luís de Camões faleceu a 10 de junho de 1580 (dia considerado feriado atualmente), mas a sua data de nascimento é incerta. No entanto, sabe-se que nasceu por volta do ano 1524/1525.
A nível dos seus estudos, também incertos, sabe-se que estudou Literatura e Filosofia na Universidade de Coimbra.
A imagem que atualmente vemos de Luís de Camões, revela-nos que perdeu o seu olho direito, pois foi soldado em Ceuta e um dos combates resultou nesta perda. Após esta viagem, regressou a Lisboa.
Não gostava da sua vida em Lisboa e era alguém que gostava de viajar pelo mundo. Esteve preso, em 1552, na sequência de uma luta com um funcionário da Corte. No entanto, um ano mais tarde foi perdoado e saiu da prisão.
Partiu para a Índia, mas também não se contentou. Viajou para Macau, mas pouco tempo depois voltou para Goa. Foi neste Estado da Índia que naufragou no Rio Mecom, no entanto, salvou-se e nadando com um dos seus braços de fora, a epopeia que escreveu também se salvou.
Sabe-se que mais tarde, Luís de Camões passou por momentos muito difíceis de pobreza, não tendo sequer dinheiro para comer. Conta-se que vivia das ajudas dos seus amigos.
Foi D. Sebastião quem o ajudou a publicar a sua obra “Os Lusíadas” e que o ajudou monetariamente, tal como a sua mãe.
Os últimos anos de Camões foram amargurados, não só pela miséria em que vivia, mas pela sua doença.
Infelizmente, há pouca informação sobre a vida e personalidade deste grande escritor. No entanto, foi descrito de várias formas controversas: poeta miserável, exilado e infeliz no amor, o poeta maldito, vítima do destino, incompreendido, abandonado pelo amor e solitário. Por outro lado: um homem determinado, humanista, pensador, viajado, aventureiro, experiente, que se deslumbrou com a descoberta de novos mundos e de "Outro ser civilizacional".
A 10 de junho, comemora-se o Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
Alguns poemas escritos por Camões:
Canção Lembrança da Longa Saudade;
Os Lusíadas;
Cá nesta Babilónia donde mana;
Junto dum seco, fero e estéril monte;
Ah! Minha Dinamene! Assim deixaste.
Adaptação livre de:
Porto Editora – Luís de Camões na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-05-20 16:00:03]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$luis-de-camoes
Biblioteca Municipal de Coimbra - Luís Vaz de Camões. [consult. 2025-05-20 16:00:03]. Disponível em https://biblioteca.cm-coimbra.pt/Catalogo/_client/noticias/luis%20de%20camoes-final.pdf
Amplia o teu conhecimento e assiste o vídeo que se segue da RTP Arquivo:
Deixamos-te um jogo especialmente desenvolvido para este dia!
👇
Se preferires, podes fazer uma sopa de letras temática!
👇