16 de abril de 2025
Na altura da Páscoa, é muito comum recebermos ovos de chocolate. Mas sabias que o chocolate tem uma história interessante e até científica por trás?
O chocolate é feito a partir das sementes do cacau, que crescem numa árvore chamada cacaueiro (Theobroma cacao), um nome que significa "alimento dos deuses"! É uma pequena árvore que cresce nos solos férteis das florestas da América Central e do Sul. Os primeiros a usar o cacau foram os Maias (cerca de 2000 anos) e os Astecas (cerca de 725 anos)!
O cacau chegou à Europa há cerca de 506 anos, quando os exploradores espanhóis chegaram à América. O cacau foi inicialmente usado em Espanha para fazer bebidas amargas, como os Astecas faziam, mas com o tempo, os europeus começaram a adicionar açúcar e leite, o que transformou o cacau na forma doce que conhecemos hoje.
Para se transformar no chocolate que comemos, as sementes de cacau passam por várias etapas: são fermentadas, secas, torradas e depois moídas até se tornarem numa pasta. A essa pasta juntam-se ingredientes como açúcar e leite (no caso do chocolate de leite).
O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que dá energia e melhora o nosso humor. Por isso, às vezes sentimos alegria ou ficamos mais animados depois de comer um bocadinho de chocolate! Além disso, o chocolate (sobretudo o negro) tem antioxidantes, como os flavonóides, que ajudam a proteger as células do nosso corpo. Por isso, consumido com moderação, o chocolate pode até trazer benefícios para a saúde.
Na Páscoa, os ovos de chocolate simbolizam o renascimento e a vida nova, porque o ovo é um sinal de fertilidade. Antigamente, as pessoas trocavam ovos verdadeiros pintados. Hoje, usamos ovos de chocolate, o que torna a tradição ainda mais doce!
O que é que dá ao chocolate o sabor suave e cremoso quando o comemos?
Responde ao desafio do mês aqui.