29 de abril de 2025
Este ano comemoramos 51 anos de 25 de Abril e, como tal, não podíamos deixar passar este dia em branco, sem o assinalarmos de diferentes formas.
A Biblioteca Escolar, em articulação com as disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português e Cidadania e Desenvolvimento desenvolveram um conjunto de atividades. Estas foram, maioritariamente, da responsabilidade dos alunos em conhecer e saber mais sobre este dia que marcou Portugal, não só pela mudança política evidenciada, mas pelo simbolismo de uma revolução sem sangramentos, sem mortes e sem violência. Uma revolução única, onde “o povo é quem mais ordena”.
A primeira atividade para celebrar este dia já se encontra mencionada em publicação anterior, nomeadamente a assistência, pelas turmas do 6.º ano, a uma peça de teatro online “25 de Abril – História de uma Revolução”, pela Companhia de Teatro EDUCA. Este evento, suportado pela Câmara Municipal de Monchique, revelou-se uma mais-valia para os alunos, na aprendizagem destes conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais para o referido ano de escolaridade.
Por sua vez, a docente de História e Geografia de Portugal, Débora Boto, pediu aos seus alunos que realizassem uma reflexão e pesquisa sobre este dia e sua importância, bem como o que aprenderam com o teatro assistido. Mas não só ... foi importante para a docente saber o que os alunos pensam ser a LIBERDADE. Deixamos aqui alguns exemplos que merecem todo o nosso respeito.
Para que os alunos do 5.º ano compreendessem alguns conceitos importantes sobre este dia, a docente proporcionou-lhes uma atividade mais lúdica: leitura, pintura, recorte e colagem.
Por sua vez, as Professoras de Português, as docentes Mara Veiga e Mariana Borges, escreveram diferentes poemas com os seus alunos, tendo como tema principal “A Liberdade”. Estes poemas ainda não podem aqui ser publicados, pois foram a concurso para o Projeto Histórias da Ajudaris. No entanto, ansiamos poder mostrar-vos as obras que os nossos alunos criaram em conjunto com as suas excelentes Professoras. Tendo em conta que o texto poético tem sido trabalhado em sala de aula, nada melhor do que aliar a aprendizagem deste tipo de texto literário à participação num projeto de solidariedade e à comemoração desta efeméride.
Por sua vez, a docente Ana Jorge, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, dedicou a sua aula à pesquisa sobre esta temática para que os seus alunos de sétimo ano, mais concretamente, a turma A, soubessem mais aprofundadamente do que se trata este dia que se comemora há 51 anos. Para esta pesquisa, nada melhor que o espaço da Biblioteca Escolar e, como tal, em grupo, foram realizados maravilhosos trabalhos.
Mas não foi a Biblioteca da Escola Sede que se esmerou, a Biblioteca da Escola N.º 1 de Monchique, São Pedro, decorou o espaço escolar de forma maravilhosa e encantou quem por lá passou.