21 de outubro de 2025
No dia dezasseis de outubro, as turmas de oitavo ano, A e B, tiveram a oportunidade de embarcar em aventuras muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal e académico, organizadas pela Biblioteca Escolar e pelo Departamento de Línguas.
Notícias e conexões foi o nome dado a uma visita de estudo muito completa que consistiu na visita a três locais diferentes, com atividades de extremo interesse para os alunos, nomeadamente: Rua FM – a Rádio Universitária do Algarve; Jornal Sul Informação, sediado na Universidade do Algarve, no polo das Gambelas e, por fim, ao Centro de Ciência Viva de Tavira. Os alunos foram acompanhados pelas Docentes Ana Jorge, Margarida Nunes, Alexandra Porto e Cidália José.
A primeira aventura decorreu na Rádio Rua FM, onde os alunos tiveram o privilégio de ser recebidos por três especialistas da rádio e experimentaram três estúdios diferentes. Orientados pelos radialistas do respetivo jornal, o primeiro grupo pôde concretizar uma reportagem, experimentando os equipamentos e realizando a própria edição da reportagem; o segundo grupo foi para um estúdio com o intuito de ler notícias em diferentes posições corporais, de forma a compreenderem como a nossa postura tem influência na entoação, projeção e dicção da nossa voz; o terceiro grupo, teve a oportunidade de realizar entrevistas em direto com várias pessoas em simultâneo.
Posteriormente, dirigiram-se ao Jornal Sul Informação, onde lhes foi explicado no que consiste o jornal, o que é uma notícia e salientaram também que este é um Jornal regional que se foca nos aspetos positivos do Algarve. Neste local, os alunos criaram, no imediato, uma notícia sobre a sua visita que foi, posteriormente, publicada em formato digital na plataforma do Jornal, assim como nas redes sociais do mesmo.
Por último, e não menos importante, os alunos deslocaram-se a Tavira, ao Centro de Ciência Viva, a fim de frequentar duas oficinas: Robótica (LED) e Linhas e Rabiscos. Ambas as oficinas tinham como base três pilares: construção, criação e muita imaginação.
A primeira oficina permitia aos alunos criar pequenos robôs, de acordo com os Laboratórios de Educação Digital, que podiam comandar através de automatismos. A segunda oficina desafiava os alunos a criar um elemento a partir de materiais recicláveis que, através de uma pilha, era possível fazer riscos e rabiscos.
Os alunos revelaram grande entusiasmo em todas as dinâmicas, pois estas permitiram uma igualdade de oportunidades em participar em atividades completamente diferentes do que já haviam experienciado. Na parte das construções foram os rapazes quem mais revelou empenho e gosto pelas mesmas.
Parabenizamos os nossos alunos pelas suas criações, assim como pelo seu empenho e postura durante a realização destas aventuras pelas notícias e conexões!