Ler para conquistar o tempo

O projeto aLeR+, iniciado em 2008, foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinado a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler.

O Agrupamento de Escolas de Marrazes (AEM) integrou, em 2010, o projeto aLer+ e reintegrou, em 2017, a fase zero do "aLer+2027".

Em 2023, o programa passou a ser da exclusiva responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, adquiriu a designação "aLer mais e melhor" e foram revistas as suas orientações.

2023-2024

“Deu-me o nome Liberdade o avô Agostinho da Silva”

Na semana em que Agostinho da Silva – filósofo e poeta português – faria 118 anos, a turma 10 da EB de Casal Novo teve a oportunidade de conhecer um pouco da sua biografia e alguns dos seus pensamentos, através do livro apresentado por uma das professoras bibliotecárias: “Deu-me o nome Liberdade o avô Agostinho da Silva”.

Trata-se de uma obra escrita pela animadora cultural do nosso Agrupamento, Patrícia Martins, e ilustrada pelo nosso artista residente, Diogo Monteiro (conhecido como “Tenório”), a partir da qual se estabeleceu um interessante diálogo reflexivo acerca do conceito de liberdade.

Para dar o mote para algumas das conversas e estimular a reflexão, a professora bibliotecária foi colocando perguntas, suscitando a participação de todos os alunos.

Algumas das considerações que foram proferidas durante a sessão foram registadas, dando origem a um cartaz.

Foi uma atividade onde também os 50 anos do 25 de Abril foi tema abordado.

“Mais net, não!”, de Josh Lawson

Na turma de 1.º e 4.º anos da EB de Amor, o Dia da Internet Mais Segura foi assinalado com a realização de atividades no âmbito da literacia dos media, em parceria com as bibliotecas escolares.

A professora bibliotecária começou por ler o livro “Mais net, não!”, de Josh Lawson, que serviu de mote para uma reflexão que levou ao reconhecimento de algumas consequências do uso exagerado de tecnologias digitais, acompanhado de diálogo acerca dos próprios hábitos dos alunos daquela turma, a este nível.

Em seguida, os alunos visualizaram alguns vídeos que permitiram refletir sobre cuidados a ter no uso de tecnologias digitais/internet, nomeadamente no que respeita à instalação de aplicações, às palavras-passe, a esquemas de fraude e vírus e aos efeitos ao nível da saúde física.

Como forma de verificação das aprendizagens, a professora bibliotecária propôs a realização de um jogo de fuga (escape room) educativo digital com desafios alusivos às questões abordadas.

“Para fazer o retrato de um pássaro”

A reação dos alunos – principalmente os mais novos – perante um livro com muitas páginas é, na maioria das vezes, de espanto! 

Quando esse livro, além de ser “muito grosso”, não tem ilustrações, a reação é, muitas vezes, de desapreço!... Julgam as crianças que a falta de ilustrações será sinónimo de livro desinteressante para a sua idade… 

Ora, este “mito” foi desfeito com a atividade de hoje!

Para iniciar, a professora bibliotecária exibiu o livro “Paroles”, de Jacques Prévert, que tem 375 páginas e não tem quaisquer ilustrações no interior. Perante algumas atitudes e comentários de desagrado, foi-lhes explicado que, perante um livro sem ilustrações, o nosso cérebro tem a oportunidade de dar asas à criatividade, pois põe-se a imaginar o que vai sendo lido, sendo que cada pessoa pode imaginar pormenores diferentes, perante a mesma narração.

Após a constatação de que se tratava de um livro de poesia (pela visualização de algumas páginas, onde perceberam a estrutura em versos), e a recordação do que seriam as badanas de um livro e leitura de alguns dados biográficos do autor, que aí constavam, foram desafiados para uma experiência…

Todos fecharam os olhos e ouviram a leitura de um dos poemas constantes nesse livro - "Para fazer o retrato de um pássaro" – e foram convidados a imaginar o que ia sendo lido.

Em seguida, foi-lhes explicado que um senhor de nome Mordicai Gerstein fez algo semelhante ao que tinham acabado de fazer e imaginou que ilustrações poderia criar a partir desse poema e, juntamente o referido autor, fizeram um livro.

A professora bibliotecária exibiu as páginas do livro da editora Kalandraka e os alunos foram apreciando, em silêncio, enquanto esta lia de novo os versos, à medida que surgiam neste mais recente livro.

O resultou foi um grande silêncio, acompanhado de expressões de deleite!

Como proposta de atividade de continuação, a realizarem nas suas salas de aula ou em casa, a professora bibliotecária sugeriu a ilustração de um quadro com o retrato de um pássaro (ao seu gosto ou seguindo as instruções dadas).

“O tesouro” – programação de robôs

A turma 18, da EB de Gândara dos Olivais, continuou a explorar a obra “O tesouro”, de Manuel António Pina, cujo livro ouviram a professora bibliotecária ler, recentemente. 

Nesta sessão, começaram por recordar a história, visualizando um vídeo da RTP Ensina, com a narração em português e em língua gestual.

Em seguida, realizaram uma atividade de programação de robôs, na biblioteca escolar. Divididos em duas equipas, os alunos, à vez, fizeram rodar dois dados e, sempre que cada equipa respondia corretamente às questões colocadas alusivas à história, um dos seus elementos, de forma rotativa, fazia o respetivo robô avançar tantas casas quantas as pintas dos dados, programando-o devidamente.

Foi uma forma divertida de trabalhar esta importante obra, enquanto exercitavam também o pensamento computacional! 

O lápis mágico de Malala

No dia 23 de janeiro, o Dia Mundial da Liberdade foi comemorado, na turma 17 da EB de Gândara dos Olivais, com a exploração da obra “O lápis mágico de Malala”.

Estes alunos de 2.° ano usaram a ferramenta digital Nearpod para, com a orientação da professora bibliotecária, assistirem a um vídeo com a narração da história e, em determinados momentos, responderem a questões interativas.

Tiveram a oportunidade de conhecer a história de Malala e de refletir sobre o conceito de liberdade e a igualdade de direitos entre rapazes e raparigas.

Leram, de igual modo, de forma orientada, a história nos livros disponibilizados pela biblioteca escolar e jogaram um jogo no Nearpod com questões que permitiam obter pontuações.

Finalmente, verbalizaram e registaram o que fariam se possuíssem um lápis mágico, enfeitando o placard da biblioteca com as suas mensagens e ilustrações.

O trono do rei Escamiro

“O trono do rei Escamiro” é uma obra de António Torrado que os alunos da EB de Gândara dos Olivais, sem conhecerem, conseguiram ordenar os seus parágrafos.

Ser bonsoso é...

Imaginemos um mundo onde todas as pessoas são boas… Como podemos tornar isso possível?...

Na terceira semana de novembro, em que se comemorou o Dia da Bondade e o Dia Internacional para a Tolerância, a professora bibliotecária da EB de Gândara dos Olivais apresentou um livro bonito e inspirador, que tinha a particularidade de ter sido ilustrado por 38 ilustradores: “Um mundo melhor”, de Alison Green.

Depois da sua leitura, os alunos dialogaram acerca da bondade, gentileza e tolerância, refletindo sobre as atitudes que tomam, no dia a dia, e expressando as suas ideias.

Em seguida, foi-lhes lançado o desafio de completar a frase “Ser bondoso é…”, escrevendo (e, no caso dos alunos do 1.º ano, desenhando) num papel post it com a forma de um coração e afixando num placard da biblioteca escolar.

Trava-línguas

O Dia Internacional do Trava-Línguas é celebrado anualmente no segundo domingo de novembro. 

Para o comemorar, os alunos da EB de Gândara dos Olivais conheceram e tentaram ler/repetir o melhor possível vários trava-línguas constantes nos livros “Destrava-línguas”, de Luísa Ducla Soares, “Trava-línguas”, de Luísa da Costa Gomes, e “Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas”, de José Fanha.

Para finalizar, visualizaram um vídeo de animação com a canção “Cantiga grave”, de José Fanha e Daniel Completo, que também entoaram, com belas vozes.

Roda de livros

A escolha de um livro para ler e/ou requisitar não é um processo simples. Para ajudar os alunos, a professora bibliotecária da EB de Gândara dos Olivais realizou uma “roda de livros”.

Começou por questioná-los como procedem, habitualmente, e sugeriu-lhes que observassem com alguma atenção a capa, a contracapa e a lombada de um livro que lhes despertasse a atenção e que folheassem algumas das suas páginas, para verificarem se esse livro continua a interessar-lhes ou, então, se desejam largá-lo e passar para outro.

Para treinarem estas dicas, os alunos circularam à volta de um conjunto de livros dispostos com a capa para cima, observando-os, e, passados alguns segundos, escolheram um. Em seguida, puderam observar mais em pormenor outros elementos do livro e, caso considerassem que, afinal, não era do seu agrado, podiam trocar por outro.

Finamente, os alunos que desejaram contaram aos colegas a razão pela qual tinham selecionado o livro que tinham na mão, realçando o que lhes despertou a atenção.

1, 2, 3, vamos imaginar!

As crianças do Jardim de Infância de Coucinheira receberam a professora bibliotecária num cantinho especial que enfeitaram e ao qual deram o nome, de forma democrática, de "Biblioteca engraçada". 

Foi nesse espaço que fizeram jus ao tema do MIBE: "Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar". Ouviram a professora bibliotecária contar uma das histórias inventadas por alunos de 1.º ciclo na atividade “Usa a tua imaginação”, com base nas ilustrações do livro "Será mesmo... um rato?", de Guido Van Genechten, e inventaram, também eles, uma bela história a partir de outro livro da mesma coleção: “Será mesmo… um gato?”.

No final, cantaram os parabéns às bibliotecas escolares e adoçaram a boca com um delicioso bolo de aniversário!

Leituras dialogadas

“O frigorífico da Magui”, de Lois Brandt, constituiu um bom livro para os alunos da EB de Gândara dos Olivais efetuarem a atividade “Leituras dialogadas”. 

Após a leitura da obra, acompanhada da visualização das ilustrações, os alunos dialogaram acerca do conteúdo da história, refletindo sobre a temática da fome/pobreza, transmitindo opiniões e respondendo a questões colocadas pela professora bibliotecária. 

“Será mesmo… um rato?”

Apresentação digital com a compilação das histórias inventadas pelos alunos de 3.º ano das EB de Amor, Barreiros, Casal Novo, Chãs, Coucinheira, Gândara dos Olivais, Marinheiros, Pinheiros e Quinta do Alçada, a partir das ilustrações do livro “Será mesmo… um rato?”, de Guido Van Genechten.

"Usa a tua imaginação"

O livro "Usa a tua imaginação", de Nicola O'Byrne, serviu de mote para algumas turmas de 3.º ano das EB de Amor, Barreiros, Casal Novo, Chãs, Coucinheira, Gândara dos Olivais, Marinheiros, Pinheiros e Quinta do Alçada realizarem uma atividade contextualizada no tema do MIBE “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar”. 


Depois de ouvirem a professora bibliotecária ler a história e de dialogarem acerca da imaginação e criatividade, realizaram diversos exercícios que visavam facilitar a entrada no processo criativo, seguindo-se a invenção de uma história criativa usando as imagens do livro “Será mesmo… um rato?”, de Guido Van Genechten, que não contém qualquer texto.

2022-2023

"É um livro"

A obra "É um livro", de Lane Smith, serviu de mote para  um diálogo acerca do uso das tecnologias e da internet. 

A atividade, realizada com as turmas do 1.º ano da Escola Básica de Gândara dos Olivais, incluiu a resolução de um escape room educativo digital.

" A minha pátria é a língua portuguesa", Fernando Pessoa 

Sessão para os 1º e 2º anos de escolaridade da Escola Básica nº 1 de Marrazes

diamundiallinguaportuguesa2023.pdf

"Quem somos?" - sessão dinamizada com as turmas dos 3º e 4º anos das Escolas Básicas nº1 de Marrazes e Gândara dos Olivais

Quem Somos.pdf

Encontro com a Poesia - 6º ano de escolaridade

 Poesia em tempo de guerra - 9º ano de escolaridade

Amor visto do Céu

Ao longo do mês fevereiro, as turmas do 7º ano de escolaridade participaram numa sessão de escrita criativa subordinada ao tema do amor. Os desafios foram variados, de que resultaram alguns testemunhos interessantes.

amor.pptx
textos alunos.pdf

Prémio Nobel da Paz

As turmas do 5º ano de escolaridade participaram numa sessão sobre as personalidades galardoadas com o Prémio Nobel da Paz na última década.

Em trabalho de grupo, sintetizaram os seus dados essenciais, bem como o motivo pelo qual ganharam a distinção, apresentando, posteriormente, o seu trabalho à turma.

registos para trabalho.pdf
Prémio Nobel da Paz apresentação.pptx

Declaração Universal dos Direitos Humanos

As turmas do 6º ano de escolaridade participaram numa sessão relativa aos Direitos Humanos. 

Em grupos, relacionaram os direitos universais tal como são identificados na sua declaração universal, com o valor que defendem, argumentando a sua relevância nos dias de hoje.

Direitos Humanos.pdf
Apresentação 7º ano.pdf

Ler para a Paz e Harmonia Globais - MIBE 2023

Todas as turmas do 5º ano de escolaridade participaram na sessão dedicada ao tema do MIBE para 2023. Os alunos relacionaram as imagens da apresentação aos excertos do livro, explicitando a sua mensagem.

frases do livro.pdf
Ler para a Paz e a Harmonia apresentação.pdf

2021-2022

" O Lagarto", de José Saramago - Oficina de Ilustração com Cristina Sousa 

" "O Silêncio da Água", José Saramago 

Foi-nos endereçado um convite, do clube UBUNTU da escola sede, para participarmos nas atividades relativas à Semana da Empatia, entre 21 e 25 de fevereiro. E as turmas dos 8ºe 9º anos, em conjunto com a biblioteca, aceitaram o desafio.

Para iniciarmos a atividade munidos das ferramentas necessárias, fomos inteirar-nos do que significava "empatia". A seguir, uma vez que estamos a trabalhar os textos de José Saramago, procurámos exemplos de empatia em excertos retirados das obras "Jangada de Pedra", " A Maior Flor do Mundo" e " O Conto da Ilha Desconhecida". Por último, tentámos reconhecer a empatia identificada nos textos, em obras dos mais diversos fotógrafos que a biblioteca disponibilizou. 

Saramago fala, nas suas obras, da falta de empatia como uma lacuna socialmente gravosa, mas é também na sua obra que percebemos que ela é um caminho para a nossa sobrevivência.


" O Lagarto", de José Saramago

atividade dinamizada com as turmas dos 3º e 4º anos de escolariade da Escola Básica nº 1 de Marrazes

"O Amor em José Saramago"

Ao longo do 2º período, as turmas dos 8º e 9º anos de escolaridade têm participado numa atividade de descoberta do autor José Saramago, na biblioteca escolar. Depois de conhecerem brevemente a sua vida e obra, são convidados a conhecer um excerto da obra "História do Cerco de Lisboa" e a reconhecer o AMOR aí presente.

Depois, relacionam-no com as várias obras de arte (fotografias, pinturas e esculturas) que a biblioteca expôs para o efeito. A relação entre o texto e as outras representações artísticas são uma verdadeira descoberta.


Relatório de atividades do projeto aLer+ - 2021-2022

Ler para conquistar o tempo

2020-2021

Leituras Partilhadas

Ler sempre, ler em qualquer lugar

Leituras em Vai e Vem 

Turmas do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Marrazes