Cidadania
e
Desenvolvimento
Cidadania
e
Desenvolvimento
A educação não transforma o mundo. A Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.
Paulo Freire
Ao longo dos últimos anos, muitos têm sido os projetos e trabalhos que se têm realizado na área de Cidadania e Desenvolvimento no AEMaia. Pretende-se, neste site, partilhar com a comunidade educativa alguns dos que os nossos alunos vão desenvolvendo.
A complexidade e a acelerada transformação que caracterizam a sociedade contemporânea conduzem à necessidade do desenvolvimento de competências diversas para o exercício da cidadania democrática, dai que na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) se considere que «O futuro do planeta, em termos sociais e ambientais, depende da formação de cidadãs/ãos com competências e valores não apenas para compreender o mundo que os rodeia, mas também para procurar soluções que contribuam para nos colocar na rota de um desenvolvimento sustentável e inclusivo”, (p.3). A ENEC contempla três eixos:
Atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos);
Relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo);
Relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
O AEMaia almeja contribuir para a formação de cidadãos responsáveis, mas orientados para a justiça, pelo que se propõe desenvolvê-los de forma gradual ao longo da escolaridade obrigatória, alargando os horizontes de compreensão e do envolvimento em práticas cidadãs ao longo da escolaridade obrigatória, da educação pré-escolar ao 12º ano contribuindo, dessa forma, tal como referido no Projeto Educativo, para "formar cidadãos, desde crianças até adultos, num clima de ordem, verdade e qualidade favoráveis ao desenvolvimento elevado do currículo".
No dia 30 de maio, o nosso Agrupamento celebrou, mais uma vez, o Dia da Cidadania com atividades que deram visibilidade a projetos e ações desenvolvidas pelas turmas ao longo do ano letivo no âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento.
Na ESMaia, entre os trabalhos apresentados, destaca-se uma pequena exposição de cartazes, vídeos e projetos sobre temas como igualdade de género, inclusão, sustentabilidade, direitos humanos e participação cívica. Um dos momentos mais interessantes foi a partilha da experiência de voluntariado de alunos do 10º A, num centro social de idosos, promovendo o convívio intergeracional, o respeito e a empatia.
Na E.B. n.º 2 de Gueifães, a comemoração fez-se ao ar livre, com uma mega atividade conjunta de expressão plástica inspirada na temática "Artes e Cidadania". Utilizando materiais reutilizados, elementos da natureza e objetos de pequenas dimensões, os alunos deram asas à imaginação criando obras tridimensionais com a técnica assemblage, numa verdadeira celebração da criatividade e da consciência ambiental.
Parabéns a todos os alunos e professores envolvidos por mostrarem que a cidadania se aprende, se vive e se constrói - com ideias, com gestos e, sobretudo, com o coração!
Ano letivo de 2024/2025
EB 2 de Gueifães
EB 2 de Gueifães
EB 2 de Gueifães
EB 2 de Gueifães
EB2 de Gueifães
No dia 10 de dezembro celebrou-se o Dia dos Direitos Humanos no AEMaia. Os Direitos Humanos são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária, pois garantem a dignidade, liberdade e igualdade para todos, independentemente de raça, género, religião ou qualquer outra característica. Na sociedade contemporânea onde, tantas vezes, se convive com desigualdades e injustiças, comemorar os Direitos Humanos é uma forma de os dar a conhecer e divulgar proporcionando aos estudantes a consciencialização da relevância desses direitos promovendo, simultaneamente, o respeito mútuo, a tolerância e a construção de uma cidadania ativa e responsável.
No AEMaia realizaram-se várias atividades entre as quais se destacam, na EB de Gueifães, a “Árvore dos Direitos” e na ESMaia a exposição “Faixa dos Direitos Humanos”, as duas coreografias de dança apresentadas por alunos do 12º C que expressam, através do movimento, as temáticas “Trabalho/Escravidão infantil” e “Violência Doméstica” para as quais se pretendeu sensibilizar os nossos jovens, e o visionamento da curta-metragem “Estilhaços”, do realizador José Miguel Ribeiro.
As atividades resultaram da articulação entre: Biblioteca, Clube de Dança, Clube Europeu, Cidadania e Desenvolvimento, Plano Nacional das Artes e Plano Nacional de Cinema.
Ano letivo de 2024/2025
Dia da Cidadania
No dia da Cidadania, nas escolas do 1º ciclo os nossos alunos mais jovens, nomeadamente os mais pequeninos do Pré-Escolar, comemoraram este dia com a realização de diversas atividades. Salienta-se o envolvimento da(s) família(s) que foi convidada a participar numa aula de dança temática subordinada ao tema: Bem-estar animal. Todos deviam trazer um adereço alusivo ao tema e oferecer uma ração para animais que, no final, foram doados à Associação Midas.
Agradecemos a todos os que se envolveram nesta atividade/comemoração.
Ano letivo de 2023/2024
Na EB de Gueifães realizaram-se, entre outras atividades, exposições em que se divulgaram alguns trabalhos realizados pelos alunos.
Na ESMaia também se comemorou o Dia da Cidadania. Apresentam-se, em baixo, algumas imagens que evidenciam o trabalho desenvolvido na componente de Cidadania, aliado ao realizado noutras áreas de estudo (designadamente no âmbito da semana das artes) que teria subjacente, este ano, a temática aglutinadora: Os 50 anos do 25 de abril.
Ano letivo de 2023/2024
Os alunos do 10ºB partilharam, também, alguns dos trabalhos realizados no âmbito do projeto de Cidadania (aglutinados no vídeo em baixo).
Ano letivo de 2023/2024
Os alunos do 11º L fizeram curtas-metragens, nomeadamente no domínio da Animação, tendo por base o tema: Arte e Desenvolvimento Sustentável. Uma das perguntas mais marcantes que resolveram abordar foi e... quando o lixo se torna arte?
Vejamos alguns vídeos/animações que realizaram.
Ano letivo 2023-2024
O 11º I criou pósteres sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas que precisamos alcançar nos próximos anos que, no Dia da Cidadania, foram apresentados à comunidade escolar. Em baixo apresentam-se esses trabalhos (em versão PPT).
Ano letivo de 2023/2024
O 11ºH realizou e apresentou à comunidade escolar diversos posters no âmbito de um projeto dedicado às Alterações Climáticas. Apresentam-se, seguidamente, alguns desses trabalhos.
Ano letivo 2023/2024
Durante este ano letivo o 12º H decidiu fazer uma campanha de bens essenciais para a Casa de Mamé, esta faz parte da ONGD Rota dos Povos que se dedica a promover o desenvolvimento sustentável, combatendo a pobreza e proporcionando a igualdade em diversas comunidades. A Casa de Mamé é uma casa que acolhe crianças cuja mãe morreu no parto e atualmente acolhem, educam e alimentam 20 crianças com idades dos 4 meses aos 10 anos. A sede desta ONGD fica em Matosinhos e no passado dia 19 de Abril de 2024, quatro alunos do 12ºH juntamente com a sua professora de português Ana Andrade, levaram os bens essenciais que recolheram na campanha que realizaram na escola. Tiveram a enorme sorte de encontrar algumas crianças africanas que vieram dessa mesma casa e que agora iriam seguir os seus estudos cá em Portugal, foi sem dúvida muito gratificante para todos, conversam, tiraram fotografias e até jogaram futebol. Devido à maneira de darem sempre muitos abraços, fazerem festinhas no nosso cabelo..., os alunos e a professora verificaram o quanto estas crianças precisam de afeto e atenção, e de como é importante retirarmos um pouco de nós para dar ao próximo que precisa da nossa ajuda.
Ano letivo de 2023/2024
Na EB n.º 2 de Gueifães, os nossos alunos mais jovens desenvolveram a atividade "Banco da amizade", articulada entre o Pré-escolar e o 1º ciclo, que teve como um dos seus objetivos primordiais a criação de um espaço (apresentado nas fotos em baixo) em que as crianças estabelecessem laços de amizade, compreensão e inclusão.
Ano letivo 2023/24
Os alunos do 11ºG participaram na 2ª Edição do Prémio Diário da República, um concurso promovido pela unidade do Diário da República, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, direcionado, pela primeira vez, a alunos do ensino secundário. Apresenta-se, seguidamente, o vídeo animado que submeteram a concurso. Apesar de não ganhar o concurso, o vídeo foi selecionado para a fase final, pelo que todos os intervenientes estão de parabéns.
Ano letivo de 2023/24
A EB de Gueifães/AEMaia foi uma das 30 escolas distinguidas a nível nacional com o selo Gandhi 2023/24 cujo tema foi, este ano, "A cidadania começa em nós: Transformar a Educação". Este prémio constitui o reconhecimento do projeto “Liberdade na Democracia, Respeito na Cidadania” - enquadrado no âmbito do Programa Escolas pelos Direitos da Criança da UNICEF – realizado pelos alunos das turmas 13, 14, 15, 16, 17 e 18 do 9º ano.
O “Prémio Gandhi de Educação para a Cidadania” pretende reconhecer e distinguir projetos que contribuam para o desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã e aprendizagens com impacto na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural, em consonância com os princípios, valores e áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com a ENEC.
Parabéns a todos os alunos e docentes envolvidos pelo excelente projeto desenvolvido!
No dia 1 de junho comemora-se, em todas as escolas do Agrupamento de Escolas da Maia, o Dia da Cidadania.
No dia 1 de junho comemorou-se, em todas as escolas do AEMaia, o Dia da Cidadania. Nesse dia, várias turmas deram a conhecer os projetos/trabalhos (cartazes, vídeos, folhetos, dança, etc.) que realizaram ao longo do ano. Este dia foi aberto à participação dos pais e encarregados de educação.
Nas escolas do 1º ciclo os nossos alunos mais pequeninos comemoraram o Dia da Cidadania e, simultaneamente, o dia da criança. Apresentam-se, seguidamente, alguns trabalhos que os nossos alunos mais jovens realizaram ao longo do ano e o mural que elaboraram no Dia da Cidadania.
Ano letivo de 2022/23
Na EB de Gueifães decorreu a "Feirinha internacional", além da exposição de múltiplos trabalhos, alguns desenvolvidos no âmbito dos projetos Igualdade na Democracia, Respeito na Cidadania (mobilizou cerca de 144 alunos da EB de Gueifães) e À procura do Mundo (envolveu cerca de 115 alunos da EB de Gueifães e da ESMaia) na qual se enquadrou a Feira Internacional. Estes projetos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Escolas pelos Direitos da Criança, promovido pela UNICEF, em que o nosso agrupamento participou.
É relevante salientar: o envolvimento e a participação dos pais nas atividades que decorreram no Dia da Cidadania; o convite da UNICEF para fazer a apresentação pública destes projetos, a nível nacional, no 1º encontro do programa Escolas pelos Direitos da Criança intitulado Direitos ao Futuro - Diálogos e Transformações na Educação. Este evento teve lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto, no dia 29 de junho de 2023.
Exposição de trabalhos
Exposição de trabalhos
Exposição de trabalhos
Os alunos deram a conhecer algumas características/tradições do país e (a provar) algumas das iguarias mais apreciadas.
Os alunos deram a conhecer algumas características/tradições do país e (a provar) algumas das iguarias mais apreciadas.
Os alunos deram a conhecer algumas características/tradições do país e (a provar) algumas das iguarias mais apreciadas.
Na ESMaia os alunos tiveram oportunidade de mostrar os seus trabalhos/produtos finais dos projetos que desenvoveram à comunidade (coreografia, cartazes, vídeos, entre outros, alguns dos quais se apresentam em baixo); entre essas turmas estão: o 7º A, B, C; o 10º B, E, G, H e L; o 11º G e H; 12º D e I.
Ano letivo de 2022/23
No âmbito do projeto - (Des)Igualdade e Inclusão - os alunos do 10ºH fizeram uma ação de sensibilização, junto de alunos e professores da
nossa escola, fazendo uma breve intervenção nas suas aulas e entregando alguns panfletos sobre Paralisia Cerebral e Deficiência visual.
Os alunos do 10ºE, no âmbito do projeto de turma - (Des)Respeitas-me? - procederam a uma ação de sensibilização/divulgação dispondo cartazes pela escola. No vídeo seguinte apresentam-se alguns desses cartazes.
Ano letivo de 2022/23
Durante o ano letivo de 2021/2022, os nossos alunos mais pequeninos continuaram a realizar atividades/trabalhos que se enquadram no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. As suas Educadoras partilham com a comunidade escolar algumas das atividades/trabalhos realizadas(os) com/pelos alunos.
O INEM veio à escola
Visita ao LABS (Laboratório Aberto de Biologia e Saúde)_Cientista por um dia
O centro de saúde vem à escola
O centro de saúde vem à escola
O centro de saúde vem à escola
Prevenção rodoviária
Prevenção rodoviária
Visita a Serralves_ BIOBLITZ
Oficina Diz-me por onde andas
Oficina Diz-me por onde andas
Ciclo bichos da seda
Ciclo bichos da seda
Ciclo bichos da seda
Ciclo bichos da seda
Atividades na horta
Atividades na horta
Atividades na horta
Atividades na horta
Dia Mundial da água
Dia Mundial da água
No âmbito da componente de Cidadania e Desenvolvimento os alunos do 1º ciclo realizaram múltiplos trabalhos alguns dos quais se partilham, seguidamente, com a comunidade educativa.
Ano letivo: 2021/22
No ano letivo de 2022/2023, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário continuaram a desenvolver múltiplos projetos no âmbito da componente de Cidadania a Desenvolvimento alguns dos quais, tal como vem acontecendo nos últimos anos, se apresentam, neste espaço, à comunidade educativa.
Os alunos do 9º A trabalharam vários domínios e realizaram múltiplos trabalhos, nomeadamente sobre profissões que partilham junto da comunidade.
Ano letivo de 2022/2023
Os alunos do 9ºB partilham, também, alguns dos trabalhos que realizaram.
Ano letivo de 2022/2023
Os alunos do 10ºH, no âmbito do projeto (Des)Igualdade e Inclusão promoveram, entre outras atividades, uma palestra que foi realizada pela APPACDM da Maia.
Ano letivo de 2022/2023
Os alunos do 12º D partilham com a comunidade escolar alguns dos trabalhos e atividades que desenvolveram.
Ano letivo 2022/2023
Os trabalhos que seguidamente se apresentam foram realizados pelos alunos do 12º B.
Ano letivo 2022/23
Os alunos do 11º H partilham alguns dos trabalhos realizados.
Ano letivo 2022/23
No ano letivo de 2021/2022, também os alunos do 3º ciclo e do Ensino Secundário se envolveram na concretização de projetos/trabalhos no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento, alguns dos quais se partilham, aqui, com a comunidade escolar.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 9º A, acompanhados pelo Prof. Bruno Carvalho, concretizaram o projeto final da disciplina em que trabalharam os domínios Empreendedorismo e Mundo do Trabalho, que se consubstanciou na realização de um evento no Auditório do Polivalente da Escola Secundária da Maia.
Este evento, intitulado Business For Future (BFF 2022), onde vários oradores de empresas convidadas marcaram presença partilhando as suas ideias e projetos, foi organizado pelos alunos e teve como foco principal: Think like entrepeneur, (Pense como um empresário). Estiveram presentes, a Vereadora da Educação e Ciência da Câmara da Maia, o Jornal da Maia e outras entidades com quem estabeleceram parcerias e foi transmitido, em direto, no Instagram e no YouTube.
Ano letivo 2021/22
Os alunos do 12º D desenvolveram vários projetos, alguns dos quais partilham, aqui, com a comunidade escolar, sobre problemáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável que permitiram, igualmente, abordar temáticas relacionadas com os domínios: Media, Desenvolvimento Sustentável e Direitos humanos.
Ano letivo de 2021/2022
Um dos projetos desenvolvidos pelos alunos do 11º H envolveu a criação de uma cartaz alusivo aos ODS, (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que, aqui, se divulga junto da comunidade educativa.
Ano letivo de 2021/2022
Os alunos do 8ºB, uma "Geração +" que se preocupa com a preservação do ambiente e com a sustentabilidade do planeta, num dos projetos que desenvolveram, mostram-nos que "Reciclar é na Boa" em: Sê um Consumidor Verde.
Ano letivo de 2021/2022
Apresenta-se, ainda, a atividade Matemática e Ecologia desenvolvida pelos alunos do 8ºA e 8ºB.
Saúde mental e prevenção da violência foi o tema escolhido pelos alunos do 10º A, que nos mostram alguns dos trabalhos que desenvolveram.
Ano letivo de 2021/22
Os alunos do 12ºM optaram por desenvolver, em articulação com os DAC, o projeto Cidadão Ativo_Artista Criativo.
Ano letivo 2021/2022
A propósito dos recentes acontecimentos na Europa, o 10ºI desenvolveu um projeto que se consubstanciou na criação e divulgação do site onde abordam temáticas relacionadas com os domínios acima referenciados. O site surge, também, com a possibilidade de acesso em língua inglesa. Poderá aceder através do link: 10iesm.pt/
Ano letivo de 2021/2022
No âmbito do domínio Igualdade de Género, os alunos do 11º B partilham com a comunidade escolar, um dos trabalhos desenvolvidos.
Ano letivo de 2021/2022
Os alunos do 11º H envolveram-se na concretização de diversas atividades/projetos. Alguns alunos abordaram problemáticas relacionadas com a Literacia Financeira e consumo, que se consubstanciaram na criação de cartazes e desdobráveis partilhados com os colegas e que, agora, se divulgam junto da comunidade escolar.
Ano letivo de 2021/2022
O 12º K , no projeto Eu sou um cidadão ativo - Eu respeito o outro, colaborou com a Missão Ambulance for Hearts e com a ONGD Na Rota dos Povos na ajuda à Casa de Mamé, (casa de acolhimento de crianças que perderam a mãe no parto e no pós-parto), situada em Catió, na Guiné-Bissau.
Os alunos envolveram-se em múltiplas ações que vieram a concretizar-se na recolha de bens alimentares, designadamente papas e leite de substituição para lactantes, de material escolar e na criação de estojos de tecido para crianças.
Transporte de bens recolhidos
Entrega à ONG Na Rotas dos Povos
Os alunos do 11º K trabalharam os domínios Desenvolvimento Sustentável e Voluntariado, cujo projeto final se consubstanciou na recolha de vestuário que, posteriormente, entregaram à Cruz Vermelha.
No âmbito do projeto de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com os DAC, o 12º D, da Escola Secundária da Maia, tomou a iniciativa de realizar uma atividade que pretende apelar à paz e à solidariedade. A atividade foi realizada na disciplina de Educação Física e pretende expressar, através da linguagem corporal, uma mensagem sobre os Direitos Humanos que gostariam de partilhar com a comunidade educativa.
Num momento em que todos os dias nos surgem notícias dos conflitos armados torna-se relevante apelar à paz e ao cumprimento dos Direitos Humanos - como o direito à vida, à liberdade ou à segurança -. Assim, seria importante que todos os povos partilhassem do espírito presente na formulação do Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos do Homem e que aqui se relembra: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Ano letivo de 2021/2022
O 11º B dá a conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos, neste caso, também relacionadas com as temáticas: Direitos Humanos e (in)justiça social e A Guerra e os Direitos Humanos, que se consubstanciaram na elaboração de cartazes.
Ano letivo 2021/2022
Jornada Memória & Esperança
O Agrupamento de Escolas da Maia associou-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança”, com a projeção e análise de um vídeo e posterior realização de um minuto de silêncio, no dia 26 de outubro, em memória de todos os que perderam a luta contra a Covid-19, nas quatro escolas do AEMaia: EB1/JI nº 1 de Gueifães, EB1/JI nº 2 de Gueifães, EB de Gueifães e Escola Secundária da Maia.
Os vídeos, produzidos e adaptados à faixa etária dos nossos alunos, – “Capuchinho Vermelho e o Corona Mau”, “Antes e após a Pandemia” e “Esperança” -, foram realizados e disponibilizados, especificamente, para as Jornadas de Memória & Esperança, pelos Enfermeiros da UCC da Maia e pela Unidade de Saúde Pública a quem, desde já e publicamente, se agradece a disponibilidade e colaboração.
Este agradecimento estende-se a todos os que trabalharam e lutaram para que superássemos a pandemia com sucesso, bem como aos que partilharam connosco as suas memórias e nos deixaram expressivos momentos de esperança.
Deste modo, pretendemos relembrar e valorizar vivências, histórias, aprendizagens e pontos de vista fomentando, simultaneamente, os sonhos e a esperança nas nossas crianças e jovens.
Ano letivo de 2021/2022
Os nossos alunos mais pequeninos também realizaram trabalhos que se enquadram no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento. As suas Educadoras partilham connosco alguns desses trabalhos/projetos.
Um amigo levou para a nossa sala o “Bicho Pau”.
Acolhemo-lo com muito carinho, observando as suas características e cuidamos diariamente deles.
Pesquisámos e aprendemos que os insetos da ordem Phasmatodea são, popularmente, denominados bicho-pau por apresentarem uma incrível similaridade com fragmentos de madeira. Comprovando a teoria evolutiva de Darwin e o seu mecanismo de seleção natural, este animal adapta-se de forma brilhante ao universo da Natureza utilizando o instrumento da camuflagem.
Completamente incapaz de fazer mal a algum outro ser, ele defende-se permanecendo muito tempo imobilizado no galho de um arbusto, sem ser percebido. Ele move-se bem devagar e serve-se deste estratagema para não ser apanhado pelos seus caçadores, especialmente as aves.
Assim, colaborámos no projeto do Bem Estar Animal e vamos colaborar com a Associação de Pais no apadrinhamento de um animal.
Construímos com muito empenho um porquinho…
Adorámos a iniciativa!
Ano letivo de 2020/21
As nossas plantações - batata, feijão, pimentos…
Criamos uma horta na nossa escola.
Aprendemos que era importante misturar adubo com a terra para os legumes crescerem saudáveis.
Removemos e observamos todos os espaços. Retiramos algumas pedras e pequenos plásticos que estavam misturados, fazendo a separação.
Reciclamos roupas e calçado para vestir o Tobias Ervilhinha (espantalho da horta).
Reciclamos garrafões, estes formam uma barreira de proteção nas guias da horta.
Ano letivo: 2020/21
Após uma pesquisa sobre os derivados do leite, decidimos, em grande grupo, confecionar queijo. Muitos meninos disseram que não gostavam.
Mas com a nossa Kika, (mascote da sala), tudo se tornou mais fácil.
Pesquisámos, arranjámos os ingredientes (leite, vinagre e sal) e confecionámos. O sucesso foi tão positivo que vamos repetir até ao final do ano.
Ano letivo: 2020/21
Etapa 1 - Preparação
Etapa 2 – Ato de Coar
Etapa 3 - Produto final
Etapa 4 - Degustação
No âmbito de Cidadania e Desenvolvimento os alunos do 1º ciclo realizaram alguns trabalhos sobre a temática da Interculturalidade. Partilham-se, seguidamente, alguns desses trabalhos. Começamos com os trabalhos do 1º ano, das turmas 2, 3, 13 e 14, respetivamente.
Ano letivo: 2020/21
Continuamos com os trabalhos/projetos do 4º ano, das turmas 11, 12, 19 e 20.
No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, a turma N do 11º ano realizou atividades que tinham como principal objetivo a criação de valores e práticas quotidianas, individuais e coletivas, indispensáveis para o desenvolvimento sustentável. Como tal, os alunos realizaram trabalhos com recurso a materiais recicláveis e à utilização de tintas feitas a partir de produtos naturais (raízes, frutos, plantas…). Nem todos os trabalhos propostos puderam ser concluídos e apresentados, dada a situação limitativa, provocada pela pandemia.
O 11ºN
Ano letivo: 2020/2021
Direitos Humanos - (art. 25º, ponto 1)
Voluntariado
Interculturalidade
Educação Ambiental (reciclagem de roupas e de tampinhas)
No âmbito do projeto de Educação para a Cidadania, a turma 12ºI, da Escola Secundária da Maia, teve a iniciativa de recolher roupas para ajudar os refugiados que têm chegado à Grécia.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje se verificam vários países em que os Direitos do Homem – como o direito à liberdade, segurança, habitação e educação – são negligenciados, vivendo-se em regimes ditatoriais que abrem margem para guerras civis responsáveis por colocar em risco as vidas das populações residentes. As motivações políticas e socioeconómicas levam estas pessoas à necessidade de fugir dos seus países em busca de condições de vida dignas, em luta pela sobrevivência.
Com o eclodir da guerra civil da Síria, em 2011, Yusra Mardini, que em 2015 era uma jovem de 17 anos, orquestrou uma fuga através de um barco clandestino. Este pequeno barco foi com uma carga além da que era suportada, levando quase o triplo das pessoas que nele eram aceites. Após longas quatro horas de viagem, Yusra e as restantes pessoas chegaram à Grécia, assim como vários milhares que davam à costa a cada semana. A jovem descreve, num livro intitulado “Mariposa”, as discriminações sofridas: desde a negação de um mísero copo de água, a acusações de tentativa de ataques terroristas. Hoje é nadadora profissional, tendo participado nos Jogos Olímpicos do Rio de 2016, vencendo uma das modalidades, e é embaixadora da ACNUR (Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).
Apesar do crescente acesso à informação nos dias de hoje, quer através da internet, quer dos livros, o preconceito contra os refugiados é ainda bastante elevado. Recentemente, uma imensidão de refugiados chegou a Espanha, e nos comentários das notícias foi possível de averiguar inúmeros comentários xenófobos por parte dos portugueses. No meio de tanta maldade no presente, é de extrema importância que pequenas atitudes sejam tomadas na tentativa de que todas populações tenham acesso ao básico para a sua sobrevivência, e foi isto que a turma 12ºI procurou garantir, com o apoio de todas as turmas da escola, através da recolha de roupas que foram posteriormente enviadas para ajudar estas pessoas, que são gente como nós, e merecem o mesmo tratamento, merecem respeito e dignidade.
Na luta por um mundo melhor e mais justo para todos.
12ºI
Ano letivo: 2020/2021
Apresentam-se, seguidamente, alguns trabalhos realizados pelo 11ºE.
Ano letivo: 2020/21
Sexualidade e Igualdade de Género
A desigualdade de género é a grande injustiça da nossa época e o maior desafio que enfrentamos em matéria de direitos humanos. No entanto, a igualdade de género oferece soluções para alguns dos problemas mais intratáveis dos nossos tempos. -- António Guterres - Secretário geral da Nações Unidas.
Neste sentido, e com o objetivo de esclarecer , contribuir e desenvolver uma atitude positiva no que respeita à igualdade de género, a turma de 11º I abordou este tema na área de Cidadania e Desenvolvimento.
Assim, tratamos de temas como a (Des)igualdade salarial e de oportunidades; direitos sexuais e reprodutivos como componente dos DH; Feminismo como exercício dos direitos humanos das mulheres e falamos das diferentes orientações sexuais.
Partilhamos os nossos trabalhos.
Ano letivo: 2020/2021
Saúde
Apresenta-se o trabalho do 10ºG, que resultou da aplicação de um inquérito sobre saúde mental.
Ano letivo de 2020/2021
Direitos Humanos, Mundo do Trabalho e Media
Apresentam-se, em baixo, os trabalhos realizados pelos alunos do 12ºJ.
Ano letivo: 2020/2021