As organizações devem ter uma visão clara das suas ambições futuras. A nossa está patente no Projeto Educativo: “Uma escola empreendedora e inovadora, educando para o futuro”. Tomados por este desígnio desenvolvemos vários projetos potenciadores de ambientes estimulantes de modo a fomentar nos alunos a autonomia, a responsabilidade e a criatividade, num processo que desemboca na aquisição de competências úteis para a sua vida ativa futura.

Neste processo de crescimento interno, enquanto entidade educativa, recorremos a parceiros externos para oferecer à nossa comunidade escolar contextos favoráveis ao desenvolvimento dos nossos colaboradores e alunos. Cumprindo este desígnio, descobrimos uma Europa, bem próximo de nós, que nos proporciona um vasto crescimento cultural e linguístico, nomeadamente o Programa Erasmus+, onde encontramos oportunidades de interação com entidades educativas e formativas do espaço europeu, o que deu ensejo ao aparecimento do TECEMOS (Tecer Espaços Criativos e Motivacionais Olhando o Sucesso) em 2015. Após dois anos de sucesso este Projeto iniciou um novo ciclo em 2017.

Como garante da execução deste projeto necessitamos de ter os líderes comprometidos com o mesmo e, por sua vez, estes devem ter a capacidade de envolver os seus colaboradores. A primeira atividade de mobilidade está, por isso, orientada para a formação dos coordenadores dos departamentos com o objetivo de melhorar a organização interna das estruturas.

O nosso objetivo central é melhorar os resultados e diminuir o abandono escolar. Todas as ações deste projeto convergem para este propósito, como, aliás, acontece em qualquer instituição educativa.

Para tal, numa das vertentes, apostamos em atividades de Job Shadowing para colher metodologias de ensino com vista ao aperfeiçoamento da intervenção educativa. Com estas iniciativas prevemos adquirir conhecimento sobre diferentes metodologias de ensino, observar várias formas de organização da escola enquanto espaço de aprendizagem e, por fim, integrar essas práticas e experiências no nosso contexto. Neste domínio, face às escolas que iremos observar, antevemos a integração de metodologias de forte ligação com o meio ambiente, em especial no Pré-Escolar, um aprofundamento da aplicação das ferramentas do Coaching Educativo, a aplicação de metodologias multissensoriais, em particular na educação especial, e um conhecimento prático aprofundado de um dos sistemas educativos mais evoluídos do mundo, o Finlandês.

Para melhorar o ambiente educativo procuramos acolher as tecnologias, introduzindo ferramentas digitais facilitadoras das aprendizagens. Neste domínio iremos aprofundar o nosso conhecimento acerca da metodologia Flipped Classroom (sala de aula invertida) e Inquiry Learning, através da Plataforma Go-Lab. Estas metodologias têm uma componente tecnológica, pelo que necessitamos de desenvolver um quadro de competências digitais básicas para os alunos do futuro. O desafio reside, portanto, na mudança de mentalidade da comunidade educativa para nos apropriarmos dos novos ambientes educativos. Nesta senda estamos conscientes de que nem todas as metodologias se perpetuarão no tempo, daí que o nosso Projeto preveja uma fase de experimentação e avaliação. Após esta etapa inicial todas as metodologias que se revelarem proficientes serão vertidas no manual de boas práticas pedagógicas e aferidas pela equipa de avaliação interna.

O TECEMOS prevê, ainda, a introdução de um jogo de Agrupamento, que aproveite o prazer proporcionado por esta atividade para incentivar a aprendizagem. Com esta iniciativa temos a intenção de promover o mérito escolar em todos os vectores que consideramos relevantes para a formação integral dos nossos alunos.

Este Projeto permite a mobilidade de cerca de 50 colaboradores em ações de job shadowing e cursos de formação. Em todas as vertentes está prevista a difusão do conhecimento adquirido, com ações internas de apresentação de planos de ação e melhoria, de modo a que toda a comunidade educativa se envolva na introdução das metodologias inovadoras e promotoras de uma melhoria do processo de aprendizagem. Exige-se, por isso, participantes com perfil dinâmico, comunicativo e capazes de difundir e acompanhar a introdução de novas metodologias.

Além da difusão interna, prevemos ações de disseminação através da Página www.tecemos.aegcc.com, dos jornais locais e de ações de formação acreditadas pelo CCFC. Damos especial relevância ao Seminário TECEMOS, onde expomos o caminho percorrido e os desafios do futuro. Nesta corrente de disseminação temos planeada a recepção de atividades de Job Shadowing no nosso Agrupamento. A pouco e pouco vamos construindo um modelo do qual nos apropriamos e que queremos partilhar em artigos com visibilidade nacional e internacional.

Todas as atividades do Projeto confluem numa ação conjunta para tecer espaços criativos e motivacionais olhando o sucesso. No final deste caminho visualizamos um aluno autónomo, responsável, feliz e capaz de orientar o seu processo de aprendizagem. Juntos TECEMOS o futuro.