Sociedade Anónima de Leitores

Destaque

Dia Mundial da Criança

Mensagem E@D

Olá a todos!

A vossa biblioteca espera encontra-vos bem, em casa, cuidadosos e cuidadores, sim, porque são estão a cumprir as regras do confinamento fazem-no por vós e pelos outros!

Ditam os tempos pandémicos, outra vez, aulas online, por isso estamos aqui para vos garantir que continuaremos a estar convosco e a apoiar-vos em tudo o que precisarem, não só na concretização das tarefas escolares, mas também na manutenção do vosso bem-estar emocional e social. A vossa biblioteca escolar irá contribuir para encurtar a distância e diminuir desigualdades, por isso definiu um conjunto de estratégias para continuar presente, ativa; integradas no seu plano de contingência para ensino a distância.

Plano de Contingência da BE

1- Destaca-se os canais de comunicação existentes: email institucional em época de E@D (atendimentobefernandotavora@aeft.pt), o site da biblioteca/formulário de contacto (https://sites.google.com/aeft.pt/biblioteca-fernando-tavora/) e a página do Facebook da biblioteca (https://www.facebook.com/biblioteca.fernandotavora.5).

2- Continuaremos a garantir o empréstimo domiciliário, na biblioteca da escola sede, por marcação (usam os meios de comunicação anteriormente referidos e/ou o telefone da escola sede 253559260), bem como o apoio aos nossos alunos no desenvolvimento do currículo, quer através do centro de apoio à aprendizagem da BE, quer através das sessões síncronas dinamizadas por elementos da equipa da BE, quer ainda através de apoio presencial, na BE da escola sede, para a realização de alguma tarefa que os alunos não consigam sozinhos. Esta última situação só acontecerá por marcação.

3- Durante este tempo de confinamento a BE também vai continuar a dinamizar as atividades previstas no PAA, agora online, ainda que com as devidas adaptações.

Fiquem bem!!! Boas leituras!!!

Atendimento presencial

2ª a 6ª (com marcação prévia)

  • 9:00 - 17:00

Atendimento a distância

Síncrono (2ª a 6ª feira) - com marcação prévia:

  • Alunos: 16:00h - 17:00h

  • Docentes, E.E e assistentes operacionais: 11:00h - 12:00h

Assíncrono – através do email institucional das bibliotecas ou através do formulário aqui

Atividades de Natal

Faz o teu envelope

Quando a caneta é o coração, o "embrulho" que transporta a tua mensagem também tem de carregar as tuas emoções.

Assim, depois de escreveres a tua carta para surpreender alguém especial, como te sugerimos depois de veres o vídeo sobre o texto "Avó de coração" que te apresentamos a seguir, faz o teu envelope. A professora Ana Afonso ensina-te como fazer, apenas deves juntar toda a tua dedicação .

Mãos à obra e... sê feliz!!!

Queremos, contigo, fazer deste Natal uma época ainda mais especial, por isso aceita o desafio que te lançamos:

  1. vê o vídeo que preparamos para ti com a belíssima história "Avó de Coração", de Cristina Taquelim, e que se encontra logo a seguir a este texto;

  2. debate com a tua turma, e também a tua família, os temas que este livro aborda (relembra os valores que ele quer mostrar);

  3. escreve uma carta, para chegar no Natal, para alguém que ames muito, ou para alguém apenas teu conhecido, ou até para um desconhecido, mas que de alguma forma saibas que está só. Pode ser alguém que esteja num lar, que viva sozinho ou que simplesmente queiras presentar com este presente tão especial - uma CARTA repleta de AMOR!!!!

Aceita o nosso desafio e, juntos, vamos tornar o Natal ainda mais mágico, pois como diz o poeta em relação ao Natal "Hoje é dia de ser bom". Nós acrescentamos a este HOJE a vontade de que ele seja TODOS OS DIAS!!!!!!

Bem -vindos!!!

Olá, a todos!!!

Cá estamos nós de volta.

A tua biblioteca está em festa. Estamos em outubro de 2020, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). O teu bem-estar é, sempre, essencial para nós e, neste mês, privilegiamos a tua saúde física, através de propostas relacionadas com estilos de vida saudáveis, e o teu “bem-estar socioemocional no regresso às aulas”. Podes consultar o programa do MIBE aqui, desenvolvido em parceria com o SPO, os professores titulares do 1º ciclo, as educadoras, o grupo disciplinar de Ciências Naturais e os professores que lecionam a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Fica atento aos trabalhos que aqui vamos colocar relacionados com estas atividades (Vídeos, fotografias dos murais que vamos construir…)

Estamos à tua espera presencialmente, na tua biblioteca, e virtualmente, neste espaço digital que é teu!!!

Até já e boas leituras!!!



24 de junho - primeiro Dia de Portugal

Os alunos da turma B do sétimo ano, nas disciplinas de História e de Cidadania e Desenvolvimento, estiveram a revisitar o dia 24 de junho de 1128, tão importante para os portugueses em geral e para os vimaranenses em particular.

Aqui fica um pequeno texto, escrito por um grupo de alunos da turma (Beatriz, Rita, Bruna, Sofia e Said):

"A 24 de junho de 1128 deu-se a Batalha de São Mamede, entre o exército portucalense liderado por Afonso Henriques e as tropas galegas aliadas de D. Teresa. Esta batalha, que teve lugar em Guimarães e marca o início do processo de independência política de D. Afonso Henriques face ao rei de Leão e Castela, foi representada em 1922 pelo pintor Acácio Lino, sendo conhecida como a “A Primeira Tarde Portuguesa”. Por isso, pode ler-se nas muralhas de Guimarães “Aqui nasceu Portugal”. Esta pequena frase lembra o grande dia 24 de junho de 1128, data que é comemorada todos os anos como feriado municipal na nossa cidade."


17 de junho

Na semana em que se comemora o Dia Nacional em Memória das Vítimas dos Incêndios Florestais (17 de junho), o Francisco, o Fábio, a Maria Marques e a Marta, alunos do 8.º B, apresentaram o resultado do seu trabalho sobre o tema Riscos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Com este infográfico, lembram o dia e também a forma como devemos atuar para prevenir e lidar numa situação de incêndio florestal.

Parabéns!

Dia da Criança

Aceita a sugestão!


SABES por que razão se estabeleceu um dia especial para as crianças?

Sim, é isso. Queremos comemorar os Direitos das Crianças e queremos fazê-lo juntos para termos mais força.

Alguns países, como Portugal, Angola e Moçambique, adotaram o dia 1 de junho para comemorarem os Direitos das Crianças, outros, como por exemplo o Brasil, escolheram o 12 de outubro, outros ainda, seguiram a data decretada pela ONU, 20 de novembro, por ser o dia em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Crianças.

Depois da II Guerra Mundial, 1945, as sociedades ficaram devastadas e as crianças foram obrigadas a trabalhar, muitas vezes a fazer tarefas muito difíceis, para ajudar no sustento da sua família. Esta situação não podia continuar, pelo que se uniram esforços para a alterar.

Ao longo dos anos, muito se tem feito para melhorar as condições de vida de todas as crianças do Mundo, no entanto muito há ainda para fazer para conseguirmos atingir esse objetivo e TODAS possam usufruir dos seus Direitos.

Acreditamos, como nos disse certa vez um poeta, que, quando o Homem quer, a obra nasce, por isso temos todos de querer e de agir em conformidade com essa forte vontade.

FELIZ DIA DA CRIANÇA!


Concurso Municipal - Dia Mundial da Criança

A biblioteca da vossa cidade lança-vos um desafio:

"Pequeno Vimaranense!

Sabias que Guimarães é uma “Cidade Amiga das Crianças” que se preocupa e trabalha para dar o melhor às suas crianças? E sabias que também somos Cidade Educadora e que queremos que tenhas direito a uma educação plena e de qualidade?

Temos vivido tempos diferentes desde que chegou o coronavírus, não é? Não é fácil estarmos em isolamento e não podermos abraçar e dar beijinhos a todos os que gostamos e deves estar com muitas saudades dos teus amigos, da tua escola e de tanta coisa! Mas vai ficar tudo bem e, se nos mantivermos em segurança, em breve tudo vai voltar ao normal.

Está a chegar a Dia Mundial da Criança e tu tens o “Direito de Continuar a Ser Criança”.

Estamos a pensar num conjunto de atividades para ti que vais gostar!

Uma delas é um concurso de expressão. Como mudou a tua vida com esta Pandemia? Partilha connosco o que sentes e pensas deste vírus. Aceita o nosso desafio e envia-nos desenhos, vídeos, textos, poemas, músicas, danças, ou outras ideias que tenhas. Os teus trabalhos são muito importantes para nós!

PARTICIPA e envia os teus trabalhos para comunicacao@cm-guimaraes.pt "

Nós, equipa da tua biblioteca escolar, gostaríamos muito que participasses. Sabemos que és CRIATIVO e que tens muito para dizer sobre este tema.

Família Fernando Távora, vamos partilhar o que sentimos e vamos fazê-lo crítica e criativamente!!!

Dia da Família

15 de maio

Nada é mais importante do que uma família unida, por isso convidamos-te a ouvir esta maravilhosa história escrita por Pedro Seromenho e, neste caso, contada também por ele: "O meu avô consegue voar!"

O desafio que te lançamos é de a ouvir em família (clica na imagem abaixo) e depois, juntos, façam uma reflexão sobre os "ingredientes" essenciais para que qualquer família, na sua especificidade, seja feliz. Escreve um pequeno texto que espelhe o que tu e a tua família pensam sobre o assunto e envia-no-lo, pois teremos todo o prazer em partilhá-lo no nosso blog, na rubrica "Repositório".

Bom Dia da Família e...sejam felizes!

Desafio Eco Escolas

Desta vez, a Associação Bandeira Azul da Europa, em parceria com o Rui Lima, da Direção Geal da Educação, e Fernanda Botelho, especialista em plantas silvestres e aromáticas, convida professores, alunos, famílias e demais interessados no tema, a participarem numa sessão formativa subordinada ao tema "Alerta ao Sal", que se realizará amanhã, 15 de maio, pelas 15:00.

Participa e conhece os malefícios relacionados com o consumo exagerado de sal, conhece alternativas para o substituir na confeção das refeições!

Faz a tua inscrição aqui.