Elizângela (6ºB), Kiara Tavares e Tiago Batalha (6ºC)
Memória descritiva - Poster Eco-código
Eco - código 2022/23
Escola - EBS Rainha D.Leonor de Lencastre
Este eco-código resultou da seleção de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 6º ano da escola EBS Rainha D.Leonor de Lencastre, na disciplina de Educação Visual, explorando a execução de Cartazes, no âmbito da Comunicação Visual/Narrativas Visuais/Património.
Os trabalhos foram precedidos de esboços executados nos cadernos dos alunos, a partir dos quais desenvolveram as melhores propostas. Os mais originais foram expostos na entrada da escola, tendo sido escolhido como o nosso Eco - Código, aquele que agora apresentamos, que resultou de uma montagem (recorte e colagem final , partindo dos trabalhos de três alunos e que no seu conjunto originou a composição do nosso cartaz Eco-código). Esta atividade decorreu no final deste semestre (poucas aulas em virtude das provas de Aferição e outras situações que resultaram em menos tempo útil para realizar os vários trabalhosem curso). Por essa razão, os alunos não tiveram tempo para terminar totalmente as suas propostas individualmente, optando-se assim por aproveitar alguns pormenores mais interessantes e recriá-los numa nova composição. No caso, foram três os alunos cujos trabalhos deram origem à composição final, com apoio dos professores. Conjuntamente com a coordenadora, um dos alunos ( a Kiara Tavares), participou na organização final dos trabalhos (recortes, colagens e recurso ao computador para produzir o título e as frases que integraram a versão final).
“Amar o Planeta, olhar pela nossa escola!”, continua a ser o nosso lema, e …
…“Não esperes pelos outros, a mudança começa em ti!”, o grande desafio!!!
A apresentação de vários cartazes no âmbito de anteriores concursos para um Eco-Código, foi uma das formas de sensibilização para a realização de um cartaz explorando o lema – “Quem ama protege”, onde o tema foi o meio ambiente e a sua preservação, desenvolvendo também um dos conteúdos explorados - O Património e neste caso o Património Natural, ressaltando os temas base do Programa Eco-Escolas (Água, resíduos, energia, espaços exteriores e ar).
Os alunos tomaram ainda conhecimento do regulamento do concurso, visionando exemplos de cartazes Eco-Códigos realizados em anos anteriores por alunos da nossa escola, partilhando ideias e levantando questões relacionadas com a problemática a desenvolver.
Ao longo do ano foram vários os momentos em que esta problemática foi abordada, contando também com a exploração do domínio da Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável, trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento. Foram partilhadas ideias e apresentações relevantes no âmbito de uma maior consciência cívica e ambiental, interventiva e responsável, dando sequência ao trabalho desenvolvido no ano passado .
O tema “Arte e Ambiente” foi mais uma vez explorado, numa parceria entre o grupo de Expressões, A Biblioteca e o projeto Eco-Escolas, concretamente no dia 22 de março ,em que se celebrou o Dia Eco-Escolas , (visionamento de apresentações no âmbito da problemática Ambiental, plantação de árvores no recinto da escola, colocação de mais eco-pontos e celebração do dia da água), consistiram também formas relevantes de motivação e sensibilização.
Continuamos a acreditar que é preciso olhar com atenção, observar, sentir, perceber, entender, “fazer parte” e “sentir-se parte” de algo para realmente valorizar, proteger, amar … “cuidar”! Assim, estar envolvido é fundamental para poder amar, cuidar, olhar por … seja por algo mais próximo (“eu”, a minha família, os meus amigos, os meus colegas, a nossa escola), seja por algo maior e menos óbvio mas tão importante … o “nosso” Planeta ( o mar, a floresta, os rios, as várias espécies animais, os recursos limitados, ar, água, vento, azul, verde … esperança, sol…).
As frases presentes no cartaz, resultaram da campanha “Sete passos para uma escola e um mundo mais verde”, na qual participaram várias turmas de 2º ,3º ciclo e Secundário. Existiu uma renovação de algumas frases, mas algumas mantiveram-se (do Eco-Código anterior, ainda em vigor), tal como temos vindo a fazer nos últimos anos, por continuarem a fazer sentido, espelhando a nossa vontade de conseguir fazer cada vez mais e melhor e expressarem aquilo que os nossos alunos foram dizendo. Gostar da escola, respeitar o planeta e olhar por aquilo que é um bem precioso e de todos, sabendo que cada um de nós faz a diferença, este é e será o nosso lema, pois “Quem ama Protege”!
Professores dinamizadores – Bruno Vicente (professor de Educação Visual) e Vera Pyrrait (professora de Educação Visual e uma das Coordenadora do Projeto Eco-Escolas).
Autores do cartaz escolhido - Elizângela, nº 8 da turma do 6ºB, Kiara Tavares , nº 16 e Tiago Batalha nº 25, ambos da turma do 6ºC
Neste trabalho, o nosso Planeta aparece num fundo texturado de folhas e árvores, representando as florestas, as mãos que abraçam a diversidade e que se amparam e se transformam em rios de água e de espaços abertos e verdes e moínhos “alternativos” de vento e o simpático personagem que dá o exemplo e “encesta”, com um sorriso no rosto, um resto qualquer de uma maça … simbolizando a importância de preservar e cuidar o nosso Planeta verde e azul, … preservar o nosso Planeta, simultaneamente poderoso e delicado!
Frases do Eco código
Amar o Planeta , olhar pela nossa escola!
Ambienta-te, recicla-te, recria-te
O planeta pede a tua presença, um faz a diferença!
Vamos aproveitar a nossa luz solar
Escola limpa, mundo limpo,/respirar limpo!,
O planeta está a morrer, não podemos deixar isso acontecer
Criar equipas de manutenção, limpar as zonas com maior poluição
Contentor por perto, lixo no lugar certo!
Usar outras energias, renováveis todos os dias
Meio ambiente respeitar é urgente