Sahima Koja
Propostas no DAI
Diário das Artes e Ideias
Recorte para posterior colagem em base colorida
Pormenor
Outra proposta
valorização da pintura
composição final
Pormenor
Memória descritiva - Poster Eco-código
Eco - código 2021/22
Escola - EBS Rainha D.Leonor de Lencastre
Este eco-código resultou da seleção de trabalhos realizados pelos alunos das turmas do 6º ano da escola EBS Rainha D.Leonor de Lencastre, na disciplina de Educação Visual, explorando a execução de Cartazes, no âmbito da Comunicação Visual/Narrativas Visuais/Património. Os trabalhos foram precedidos de esboços executados nos cadernos dos alunos, a partir dos quais desenvolveram as melhores propostas. (algumas das imagens ilustram esse processo). Os cartazes mais originais foram expostos na entrada da escola, tendo sido escolhido como o nosso Eco - Código, aquele que agora apresentamos.
“Amar o Planeta, olhar pela nossa escola!”, continua a ser o nosso lema.
A apresentação da Tratolixo (parceria que também aconteceu no ano transato),mais uma vez em formato zoom, com a técnica dessa empresasensibilizando os alunos para práticas conscientes e interventivas no que respeita à separação de resíduos e a uma forma de estar mais sustentável, foi uma das formas de sensibilização para a realização de um cartaz explorando o lema – “Quem ama protege”, onde o tema foi o meio ambiente e a sua preservação, desenvolvendo também um dos conteúdos explorados - O Património e neste caso o Património Natural .
Ao longo do ano foram vários os momentos em que estaproblemática foi abordada, contando também com a exploração do domínio da Educação Ambiental/Desenvolvimento Sustentável, trabalhado em Cidadania e Desenvolvimento. Partilhámos ideias e apresentações relevantes no âmbito de uma maior consciência cívica e ambiental, interventiva e responsável, dando sequência ao trabalho desenvolvido no ano passado.
Este ano, a turma que mais desenvolveu este temafoi também aquela que participou no projeto “O Mar começa Aqui”, (6ºB) donde viria a surgir a proposta escolhida para representar a nossa escola. Os alunos tomaram ainda conhecimento do regulamento do concurso, visionando exemplos de cartazes, partilhando ideias e levantando questões relacionadas com a problemática a desenvolver. A Folha separadora do Caderno de EV elaborada no início do segundo semestre foi uma espécie de introdução ao trabalho do Eco-Código -conceber uma composição onde a Natureza/O espaço que nos acolhe, serviu de inspiração.
O tema “Arte e Ambiente” foimais uma vez explorado, numa parceria entre o grupo de Expressões, A Biblioteca e o projeto Eco-Escolas, concretamente no dia 2 de maio,em que paralelamente ao dia do Patrono se celebrou o Dia Eco- Escolas. Entre outras atividades,o visionamentode obras de vários artistas cujo percurso artístico tem uma forte componente ambientalista, nomeadamente o Documentário “Lixo extraordinário” de Vik Muniz, vídeos /entrevista como artista plástico português, Bordalo II, obras de Vhils e outros artistas nacionais e internacionais de relevo no âmbito desta problemática, consistiram formas relevantes de motivação e sensibilização.
Continuamos a acreditar que é preciso olhar com atenção, observar, sentir, perceber, entender, “fazer parte” e “sentir-se parte” de algo para realmente valorizar, proteger, amar … “cuidar”! Assim, estar envolvido é fundamental para poder amar, cuidar, olhar por … seja por algo mais próximo (“eu”, a minha família, os meus amigos, os meus colegas, a nossa escola), seja por algo maior e menos óbvio mas tão importante … o “nosso” Planeta ( o mar, a floresta, os rios, as várias espécies animais, os recursos limitados, ar, água, vento, azul, verde … esperança, sol, girassol!).
As frases presentes no cartaz, resultaram da campanha “Sete passos para uma escola e um mundo mais verde”, na qual participaram várias turmas de 2º ,3º ciclo e Secundário. Existiu uma renovação de algumas frases, mas algumas mantiveram-se (do Eco-Código 2020/21 ainda em vigor), tal como temos vindo a fazer nos últimos anos, por continuarem a fazer sentido, espelhando a nossa vontade de conseguir fazer cada vez mais e melhor e expressarem aquilo que os nossos alunos foram dizendo. Gostar da escola, respeitar o planeta e olhar por aquilo que é um bem precioso e de todos, sabendo que cada um de nós faz a diferença, este é e será o nosso lema, pois “Quem ama Protege”!
Professoras dinamizadoras – Ana Cristina Silva (professora de Educação Visual) e Vera Pyrrait (professora de Educação Visual e uma das Coordenadora do Projeto Eco-Escolas).
Autora do cartaz escolhido – Sahima Khoja, nº 18 da turma do 6ºB
No trabalho desta aluna, o nosso Planeta transforma-se num apelativo girassol, simbolizando a importância de preservar as “flores” e as culturas que nos rodeiam e alimentam … preservar o nosso Planeta verde e azul, … preservar o nosso Planeta “sol “, simultaneamente poderoso e delicado… O Planeta sensível … a flor que “segue” o sol que nos dá vida, a pureza de um ar renovado e limpo … a atenção em todas as direções, … terra água sol girassol !!!
Frases do Eco código
Amar o Planeta , olhar pela nossa escola!
Olhar em volta com amor, como se tudo fosse uma flor.
O planeta pede a tua presença, um faz a diferença!
Cuida, observa, faz diferente, mudar é urgente ...
Aqui , ali, longe, perto ... faz o que é certo!
Não custa nada, reduz o consumo e diminui a tua “pegada”
A “fonte” não é eterna, poupa água!
Reutilizar é dar nova vida
Ajudar o ambiente, reciclarconscientemente.
Não esperes pelos outros, a mudança começa em ti!