Muros com vida

As coordenadoras do Projeto Eco-Escolas do Agrupamento lançaram o desafio "Muros com vida" (https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/muros-com-vida/) à turma 5ºG. A atividade está a desenvolvida nas disciplinas de Ciências Naturais (Prof. Carina Pinheiro) e Educação Visual (Prof. Teresa Vera) e conta com o patrocínio da Câmara Municipal.

O tema da biodiversidade foi abordado na disciplina de Ciências Naturais, os alunos pesquisaram na Internet elementos da biodiversidade da nossa região e colocaram na classroom da disciplina as imagens recolhidas na pesquisa. Na aula de Educação Visual a professora pediu a cada aluno que desenhasse um elemento obtido na pesquisa. Os alunos replicaram o peixe, o polvo, a gaivota, o pilrito-das-praias, o narciso...

Com a ajuda da professora Teresa Vera foram decalcados os desenhos individuais e organizados com o objetivo de representar o mural com a biodiversidade da nossa região.

Na aula de português ficaram, também, a conhecer o mito do Narciso. Segundo o mito, Narciso era tão belo e tão vaidoso que, após desprezar inúmeras pretendentes, acabou por se apaixonar pelo próprio reflexo. Morreu de fome e sede à beira da fonte de água onde via a sua imagem refletida. O mito nos ensina-nos que o excesso de vaidade e falta de empatia pelos outros podem ser prejudiciais.

Parabéns aos alunos da turma 5ºG e professores envolvidos!

Todas as fases da atividade serão registadas aqui no padlet.

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo, nomeadamente em espaços emblemáticos do concelho, em locais de passagem e em edifícios requalificados. As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.

  • até 9 de abril | data de submissão do desenho/protótipo a pintar

  • até 30 de maio | realização das pinturas

  • até 15 de junho | submissão das fotografias das pinturas.

Objetivos:

– Promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte;

– Incentivar à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola;

– Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;

– Melhorar o aspeto estético do recinto escolar e/ou do espaço público do município;

– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade;

– Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação.

Exemplo de um mural