Poster ECO-CÓDIGO a concurso

Memória descritiva do póster Eco-código - O póster Eco-código realizado no âmbito do programa Eco-Escolas foi elaborado por Leonor Rocha Esteves da Silva, da turma A do 7ºano, n.º 6, no ano letivo 2021/2022. A atividade foi proposta pela professora de Educação Visual, Raquel Boucinha, e simultaneamente pela coordenadora do projeto, Cristina Ferreira, da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, da Póvoa de Varzim.

O Eco-código expressa uma declaração de objetivos, traduzidos em ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo um código de conduta ambiental da escola. Este póster contém 12 frases alusivas a ações ambientais que devem e podem ser concretizadas no espaço escolar, bem como noutros espaços, por qualquer membro da comunidade escolar, seja discente, pessoal docente, pessoal não docente alocado às salas de aula, espaço exterior e/ou cantina escolar, ações estas conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na região.

O póster pretende facilitar a comunicação e divulgar este conjunto de ações ambientais que pretendem motivar qualquer cidadão e conduzi-lo a mudança de atitudes e comportamentos, que permitam colaborar para um ambiente melhor.

O póster foi elaborado usando as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente o Canva, uma ferramenta gratuita de design gráfico online, disponível em https://www.canva.com/. Foram analisados os diferentes templates para encontrar uma sugestão de base de trabalho a usar. Foi selecionado um dos templates com o formato de póster, que foi reformulado. Foi retirado o fundo do template selecionado e foram adicionados elementos gráficos (post-its) em número suficiente e com colorações diferentes para escrever as 12 frases. Os diferentes post-its foram dispersos no póster, de modo a intercalar as diferentes cores. Posteriormente, foram escritas as frases em cada um dos post-its. Foi escrito o título “Eco-código” na parte superior do póster, acompanhado do logótipo do projeto Eco-Escolas. Por último, foram adicionadas imagens alusivas a cada uma das frases, optando pelas sugestões do próprio canva ou usando o motor de pesquisa google. As imagens selecionadas foram retocadas, retirando fundo ou recortando-as.

Na elaboração do póster foi tida em consideração a parte visual do trabalho, de modo a salientar a mensagem que se pretendia passar. Foi dado destaque a cada uma das frases elaboradas, realçando-as com imagens alusivas à temática de cada uma delas.

A disposição das frases pretende que o leitor seja capaz de identificar as 12 frases/ações de forma independente e que as interiorize mais facilmente, de forma a implementá-las no seu quotidiano.


As frases foram elaboradas em forma de poema, de modo a rimar para que a mensagem soe melhor ao ouvido e consiga alcançar o seu propósito, promover a implementação das ações. As frases são originais e elaboradas por mim, após a reflexão sobre as temáticas como resíduos, água, energia, ar e espaços exteriores. As frases sugeridas vão ao encontro das ações que já concretizo no meu quotidiano e das reflexões que habitualmente tenho em casa com a família sobre as questões relacionadas com o ambiente e na escola nas diferentes disciplinas que abordam estes assuntos.

As ações pretendem alertar para a redução de resíduos, nomeadamente nas lixeiras e/ou aterros promovendo a separação de resíduos. A separação de resíduos pode ser dinamizada na Escola pela utilização de ecopontos (amarelo, verde e azul) já disponíveis nos diferentes espaços escolares e a mensagem pode ser divulgada de forma a chegar a cada uma das casas e famílias, promovendo a separação de resíduos na região. A separação de resíduos, também, pode ser concretizada com o uso de oleões e compostores. Uma das frases ainda alerta para a importância da reciclagem na criação de

novos materiais.

Outro foco de ação está na água, na qualidade da água e na escassez da água potável.

As ações selecionadas promovem o uso eficiente da água canalizada, a recolha de águas pluviais e a não contaminação da água com óleo alimentar usado (OAU).

O OAU não deve contaminar a água e pode ser recolhido em oleões. O OAU será encaminhado para o local apropriado, sendo transformado em biodiesel, passível de ser incorporado no gasóleo. Este é um contributo no âmbito da energia, para reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a dependência energética do país.

É também dado foco ao ar, salientando a importância das plantas e árvores, no sequestro do dióxido de carbono e na melhoria da qualidade do ar, destacando a importância para a existência de plantas e árvores nos espaços exteriores da Escola e não só.

Algumas das frases ainda pretendiam alertar para o papel de cada cidadão nesta missão, que é participar ativamente para melhorar o ambiente e salvar este planeta, o único habitável, e apelar não só à razão, mas também ao coração.

Leonor Silva

Objetivos

O Concurso Nacional Eco-Código pretende promover a participação e a criatividade dos estudantes envolvidos no Programa Eco-Escolas, através da produção de um trabalho de comunicação: o póster.

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola. Todas as escolas candidatas à Bandeira Verde devem ter o seu Eco-Código divulgado na escola, preferencialmente no Regulamento interno.

A opção de apresentar o Eco-Código em forma de póster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-Escola se compromete a respeitar.