Atividades e projetos > Ler + Qualifica
Esta página é dedicada à divulgação das atividades de promoção das literacias e da leitura, no âmbito do projeto Ler + Qualifica, desenvolvidas pela Biblioteca da Escola Secundária de Carvalhos e pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Carvalhos com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027.
Encontrará mais fotos e vídeos no Instagram, em @biblioteca_esc e @centro_qualifica_aec, com as hashtags #adultosaler e #aecarvalhos.
[27/07/2023]
No final deste ano letivo a Biblioteca da Escola Secundária de Carvalhos agradece a todas as formadoras e técnicas do Centro Qualifica e formadores do Curso de Educação e Formação de Adultos, pelo trabalho desenvolvido no âmbito do projeto "Adultos a Ler" do PNL2027.
Foram momentos onde a leitura, a cultura e a boa disposição imperaram, que deixaram boas recordações em todos nós e, em especial, nos formandos.
Um especial agradecimento à professora Fátima Gonçalves, Coordenadora do Centro Qualifica, que se irá aposentar daqui a poucos meses. O seu trabalho e dedicação foram essenciais para que, há alguns anos, estas atividades partilhadas sejam uma realidade e mais-valia para todos. A ela é dedicado este vídeo. Votos de saúde e felicidade!
Desde fevereiro que os formandos do curso EFA estão a participar na atividade 15 Minutos a Ler em todas as áreas de competência-chave.
Todos os dias, entre as 19:00h e as 19:15h os formandos leem os livros que requisitaram na biblioteca ou trazem de casa.
Como estamos no final do ano letivo, a formadora Esperança Martins, da área de competência-chave de Cultura Língua e Comunicação, pediu aos formandos uma reflexão. Nos seus testemunhos dizem que a iniciativa "desenvolveu o gosto pela leitura", que contribuiu para "ajudar a ler mais e melhor e a escrever com menos erros", que despertou a "paixão por ler" e "alivia o stress"!
Leia os testemunhos dos formandos no documento ao lado.
A Biblioteca agradece os testemunhos realizados e garante que, no próximo ano letivo, fará todos os esforços para satisfazer a vontade dos formandos: que o projeto continue!
No dia 21 de abril, o Agrupamento comemorou o Dia Mundial das Artes. Neste âmbito, os formandos do Curso EFA vieram à Biblioteca, com a formadora Esperança Martins, da área de competência de Cultura Língua e Comunicação, para comemorar os 50 anos do 25 de Abril.
A sessão teve início com a leitura de um texto alusivo ao tema por parte da formadora à qual se seguiu a leitura, pelos formandos, de textos sobre o 25 de Abril por eles selecionados.
Seguiu-se um jogo à volta de imagens que retratam Portugal, antes e depois da Revolução de Abril. Portugal mudou mesmo!
No final foi visualizado o vídeo Vozes, do rapper João Nina, e foram distribuídos marcadores com o refrão desta canção que nos serviu de inspiração para a planificação desta sessão.
Para terminar com chave de ouro, foi feita uma visita guiada a algumas das exposições que foram preparadas para assinalar o Dia Mundial das Artes no Agrupamento.
No dia 27 de março sob a orientação da professora bibliotecária da Escola Secundária, Susana Oliveira e pela formadora de Cidadania e Empregabilidade, Lurdes Azevedo, no âmbito da Semana da Leitura, realizou-se a atividade Vemos, Ouvimos e Lemos, com a participação de adultos envolvidos no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no nível básico, bem como formandos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Esta atividade teve como objetivo principal promover a educação para a cidadania e estimular a participação ativa, informada e responsável na sociedade.
Durante a sessão, os adultos envolvidos no processo de RVCC apresentaram uma encenação do poema Já não havia mais ninguém para reclamar, de Martin Niemöller, e leram em voz alta versos adaptados do poema Cidadania, de Marlene Ramos. Em seguida, realizou-se um debate e reflexão sobre cidadania digital, seguido pela leitura em voz alta do conto A Árvore, de Sofia de Melo Breyner Andersen, conduzida pelas organizadoras do evento.
Para encerrar a sessão, o grupo desfrutou de um agradável convívio e troca de ideias ao som da música Liberdade, interpretada por Sérgio Godinho. Essa atividade proporcionou um ambiente propício para o fortalecimento dos laços comunitários e o estímulo à literatura e à cidadania entre os participantes.
A leitura em voz alta melhora a nossa capacidade de comunicação e torna a técnica de ler mais eficaz. Ler em voz alta é também uma forma de transmitir o gosto pela leitura às gerações mais novas. Escutar uma leitura em voz alta aumenta a concentração e a atenção.
Em tempos idos, muitas pessoas não sabiam ler, no entanto, a oralidade não era menos importante do que é atualmente, muito pelo contrário. Muitos contos, tradições e valores eram ensinados às crianças oralmente.
Aprendemos muito do que sabemos porque ouvimos alguém a ler ou a contar. Entrou pelos nossos ouvidos e ficou na nossa cabeça e até no nosso coração. Daí achamos que faz todo o sentido festejar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta com o tema: Cultura Popular Portuguesa.
Embora o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta seja a 1 de fevereiro, devido às interrupções letivas, no nosso Agrupamento foi celebrado na noite de 27 de fevereiro, pelos adultos em Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) e os formandos do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), trazidos pelas suas formadoras, Susana Araújo e Esperança Martins respectivamente, ambas da área de competência-chave de Cultura, Língua e Comunicação.
Nesta festa houve de tudo: leituras de contos tradicionais previamente pesquisados pelos adultos, um jogo de expressões bem portuguesas (expressões idiomáticas), a poesia de António Aleixo, Cante e Fado na mesma canção, livros que entraram para os telemóveis, provérbios que se transformaram em conselhos de segurança informática e palavras que se transformaram numa nuvem!
A biblioteca é um espaço de vivo, onde cabem todos os tipos de cultura!
Para relembrar e aprofundar:
Contos (selecionados pelos adultos)
Com os registos capturados durante o nosso Sarau Cultural, os formandos da turma NS4 do EFA editaram vídeos na área de competência Sociedade, Tecnologia e Ciência.
Recorde bons momentos! Visualize os vídeos!
Numa colaboração com o Centro Qualifica do Agrupamento, a Biblioteca acolheu e participou na dinamização de mais um SMAL, uma iniciativa nacional da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos com a parceria do PNL2027, destinada aos formandos do curso de Educação e Formação de Adultos e adultos em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de de Competências.
Foram realizadas diversas atividades: leitura em voz alta, por parte dos adultos, de textos previamente selecionados; tertúlia à volta de músicas de intervenção; divulgação da Amnistia Internacional com assinatura on-line de petições e, por fim, construção de uma nuvem de palavras.
Marcador oferecido na sessão.