ALUNOS TRAZEM LÁPIS, PAPEL… E MUITA CRIATIVIDADE!
Quem disse que bibliotecas são só lugares silenciosos e parados nunca entrou na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Figueiredo! Ao longo do segundo semestre, o espaço transformou-se num verdadeiro quartel-general da imaginação! E os soldados? São os alunos do primeiro ciclo, armados com tesouras, pincéis, corações abertos e cabeças a fervilhar de ideias!
Sob a orientação da Professora Regina Pais, a missão é clara: dar asas à criatividade e transformar papel, cola, tintas e até materiais reciclados em verdadeiras obras de arte. Resultado? Um desfile diário de sorrisos, mãos sujas de tinta e criações tão originais que fariam Picasso aplaudir de pé!
Com o projeto Brincar com Arte, mais do que desenhar ou construir, os alunos aprendem a expressar sentimentos, a reinventar objetos e, o mais importante, a sentir-se em casa na biblioteca. A adesão tem sido espetacular — há até quem pergunte: “Professora, podemos vir no intervalo da manhã? E depois do almoço? E ao fim do lanche?”
A resposta? Claro que sim! Porque aqui, todos os dias são dias de brincar… com arte!
BEIJOS COLORIDOS INVADEM A BIBLIOTECA ESCOLAR DE FIGUEIREDO
Durante o mês de maio, a Biblioteca Escolar de Figueiredo foi palco de uma explosão de criatividade, imaginação e… beijinhos! Isso mesmo! A atividade “De que cor é o meu beijinho?” encantou os alunos do primeiro ciclo da Escola Básica de Figueiredo, com um mergulho divertido no mundo das cores, emoções e afetos.
Dinamizada com muito carinho e criatividade pela professora Regina Pais, a atividade começou com a construção da tão aguardada “Barraca do Beijo” – um cantinho especial onde os sorrisos e a ternura estavam no ar.
A magia continuou com a leitura, em voz alta, da deliciosa história “De que cor é um beijinho?”, de Rocio Bonilla. Os alunos tornaram-se narradores por um dia, dando voz à curiosa personagem Mónica, enquanto tentavam responder à pergunta que dá título ao livro: afinal, de que cor é um beijinho?
Mas a aventura não parou por aqui! A criatividade tomou conta da biblioteca com uma série de atividades de expressão plástica: colagens cintilantes feitas com sal, pinceladas suaves com aguarela e até surpreendentes origamis de "boca abre e fecha" que escondiam desenhos misteriosos e encantadores!
Além de se divertirem, os pequenos artistas trabalharam, sem se aperceberem, a memória, a concentração, a coordenação motora e a perceção espacial — tudo isto enquanto fortaleciam os laços de amizade e cooperação entre os colegas.
A avaliação? Só podia ser excelente! Afinal, quando há imaginação, cor e beijos envolvidos, o sucesso é garantido!
E tu? Já pensaste de que cor é o teu beijinho hoje?
EXPOARTE COM BARRO
No final de abril, chegaram mais de cem mãos à Biblioteca Escolar de Figueiredo!
A professora, Regina Pais, dispôs, criativamente, e exibiu mais de uma centena de objetos artísticos criados, pelos alunos da escola, através da modelagem da argila e da pintura.
As “mãos de barro” irradiavam amor! Elas foram feitas com um propósito muito especial, aliar a experiência estética e enriquecedora da sua criação, com um presente fabuloso para as mães!
Durante a tarde do dia trinta de abril a exposição esteve aberta à comunidade educativa. A professora, Regina Pais, surpreendeu todos, com uma dinâmica que, entre músicas e brincadeiras, ensinou a contemplar!
Assim se promove a cultura e a arte!
Bravo, pequenos artistas!
A RIMAR, OVOS DE PÁSCOA PODES GANHAR!
No dia oito de abril, a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Figueiredo transformou-se num gigantesco cesto de ovos de Páscoa, prontos para serem descobertos!
A professora Regina Pais cedeu, gentilmente, os ovos e a “caça” começou! Com esta brincadeira divertida e pedagógica, os alunos estimularam a imaginação, a cooperação e a resiliência.
Participaram alunos do primeiro ciclo, desta escola; que nas semanas anteriores, na biblioteca, voluntariamente e com entusiasmo, quiseram aprender, com a professora Regina, a fazer postais de Páscoa e “caixas coelho”, em origami, com divertidas rimas alusivas à Páscoa. Desta forma lúdica, desenvolveram habilidades linguísticas, como a consciência fonológica e a ortografia.
Com euforia, expuseram as suas obras de arte num mural!
" Este é meu!", "Fui eu que fiz!", " Vou oferecer ao pai, à mãe, ao avô e avó!" - exclamaram eles com alegria.
É tão bom festejar na biblioteca!
ÉS CAPAZ DE DOAR O TEU LIVRO PREFERIDO?
Doar livros para reutilização contribui, indubitavelmente, para a sustentabilidade do nosso planeta; fomenta o espírito de partilha e a preocupação com o outro; promove o conhecimento e a cultura, entre outros benefícios.
Ciente da importância desta causa, a professora Regina Pais lançou aos alunos, da Escola Básica de Figueiredo, o desafio de doarem, à biblioteca escolar, um livro reutilizado. E estes, com a ajuda preciosa dos seus encarregados de educação, acederam ao pedido!
Orgulhosos pelo mérito da sua ação, trouxeram nas suas mãos pequeninas, o seu MELHOR LIVRO!
Aqueles que doaram, habilitaram-se ao sorteio de uma pequena lembrança. O sorteio teve lugar no dia dezoito de fevereiro, diante dos olhares entusiasmados dos alunos, que “faziam figas” com os deditos... Todos queriam ganhar! O menino Gabriel, do pré-escolar, foi o contemplado, tendo recebido um jogo e um chocolate, cortesia da Professora Regina Pais. Esta ofereceu, ainda, a cada participante um autocolante em agradecimento pelas dádivas generosas.
Passaram a fazer parte do espólio da biblioteca escolar de Figueiredo mais 42 livros! Muito obrigada a todos!
Pequenos gestos fazem grandes diferenças!
Marisa Pedrosa espalha magia
A escritora Marisa Pedrosa e o ilustrador Ruben Zacarias estiveram na EB de Figueiredo no passado dia 7 de março, para apresentar o seu livro "As sete magias". As duas turmas da Educação Pré-escolar foram o público-alvo desta maravilhosa sessão. Os autores mantiveram sempre uma forte interação com as crianças, que retribuíram com a sua animação e carinho. Houve música, dança, pintura e magia, claro! Muita magia!
Carnaval na biblioteca
A professora Regina Pais elaborou mais uma decoração para a porta da biblioteca da EB de Figueiredo, desta vez para assinalar o Carnaval com uma magnífica sereia!
Porta romântica na biblioteca
A professora Regina Pais enfeitou a porta da biblioteca da EB de Figueiredo para o dia de S. Valentim. O resultado está à vista!
LIVROS DE NATAL NA BIBLIOTECA
A professora Regina Pais selecionou livros relacionados com o Natal, que estão expostos na biblioteca. Estão disponíveis para empréstimo.
Feliz Natal e Boas Leituras natalícias!
Cor de LOSA
No 1.º semestre, a professora do 2.º ano da EB de Figueiredo, Ynês Pires, dinamizou o livro “O elefante cor-de-rosa”, de Luísa Dacosta, no âmbito do Projeto LOSA. O conjunto de livros partiu da biblioteca para a sala de aula, para ser lido e folheado pelos meninos. No regresso, os livros não vieram sozinhos: trouxeram um bonito trabalho realizado pelos alunos da turma, que ainda se encontra em exposição. Viva a Leitura e a Arte!
Natal na BE de Figueiredo
A professora Regina Pais decorou a porta da biblioteca com amor, criatividade e mestria, como é seu hábito. Desta vez trouxe consigo o Stitch, que veio desejar a todos um bom Natal!
Halloween in Figueiredo
Na EB de Figueiredo os alunos do 3.º e 4.º anos realizaram trabalhos em colheres de pau sobre o Halloween, na disciplina de Inglês. Os trabalhos foram expostos na Biblioteca e são verdadeiramente assustadores!
Dançar com as letras
Para assinalar outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a professora bibliotecária Augusta Pessoa esteve na Biblioteca de Figueiredo com a turma do 1.º ano e o respetivo professor, Bruno Dias. A atividade dinamizada envolveu as letras do alfabeto, que os alunos puderam representar através do movimento expressivo. Usaram o corpo como pincel ou como forma das letras. Desenharam individualmente o seu nome e escreveram em grupo a palavra MÃE. Foi com música clássica que entraram no fantástico mundo da dança do alfabeto!
Os robôs vieram à EB de Figueiredo!
No dia 28 de maio à tarde, no âmbito do projeto “Os robôs vão à EB1”, uma parceria do Clube Ciência Viva na Escola AEC Probos e da Biblioteca Escolar da EB de Figueiredo, os robôs estiveram na sala do 3.º ano desta escola. Por sugestão da Professora Titular de turma, Fátima Ferreira, o tema da atividade foi a multiplicação por 10, 100 e 1000. Os alunos do Clube, sob a supervisão da Professora Filipa Jung, dividiram os meninos do 3.º ano em quatro grupos. Em cada grupo havia um tabuleiro de jogo com números, um dado e uma “Princesa colorida”, a robô. Depois de lançar o dado, cada aluno selecionava um cartão com uma pergunta da tabuada e tinha de programar a “Princesa” para que se deslocasse até à casa onde estava o número que correspondia à resposta correta. Os alunos entusiasmaram-se com a vontade de acertar e foi também muito divertido rever conhecimentos de Matemática com a divertida “Princesa- Robô”!
A MANTA DO JOSÉ NUM LIVRO OBJETO
A professora Regina Pais concluiu no dia dezoito de junho as atividades do projeto Recontar a Brincar, com a elaboração de um livro objeto, que contou com a colaboração de todas as turmas da Escola Básica de Figueiredo.
Tendo por base a história “A manta do José”, de Miguel Gouveia, os alunos refletiram acerca da importância dos seus avós: no quanto estes os fazem sentir especiais e como eles, com a sabedoria da sua longa experiência de vida, encontram sempre uma solução para todos os desafios! Recordaram, também, os seus objetos de estimação favoritos e a segurança que estes lhes transmitem. Ao longo da atividade, as faces do dodecaedro foram-se enchendo de cor e vida! Os alunos escreveram, coseram com agulha e linha, desenharam, colaram, pintaram com marcadores e guaches… O livro-objeto ficou sensacional!
Houve ainda tempo de fazer um balanço das atividades do projeto Recontar a Brincar, desenvolvidas ao longo do ano. Docentes e discentes concordaram, unanimemente, que as atividades desenvolvidas foram incríveis e contribuíram, sem dúvida, para a formação integral dos alunos.
Boas férias e fenomenais leituras!
Exposição Livro-objeto
Durante o mês de junho está patente na Biblioteca Escolar de Figueiredo uma exposição de Livros-Objeto. O desafio foi lançado às Educadoras da escola. Na sala 1, da Educadora Lídia Aguiar, os meninos projetaram um livro de grupo, construindo uma casa com os seus vários compartimentos. Na sala 2, da Educadora Goreti Guedes, cada aluno fez um livro sobre o ciclo de vida das borboletas. A professora Regina Pais irá ainda realizar uma atividade com os alunos durante o mês de junho, no âmbito do projeto “Recontar a brincar”, que dará também origem a um Livro-Objeto de grupo que se juntará aos já existentes nesta mostra. Esta exposição trouxe cor, ciência e muita beleza à nossa biblioteca!
A MAGIA DE MALALA…
No dia trinta de abril de dois mil e vinte e quatro, a professora Regina Pais dinamizou mais uma atividade do Projeto Recontar a Brincar, na Biblioteca da Escola Básica de Figueiredo, para todos os alunos da escola. A atividade baseou-se na história verídica de Malala Yousafzai, O lápis mágico de Malala. Num jogo singular, os alunos foram adivinhando a história e dando vida aos seus personagens.
Malala Yousafzai venceu homens poderosos, perigosos e armados, com a sua magia! Foi uma história verdadeiramente inspiradora e levou-nos a refletir sobre muitas questões. Será que os nossos heróis protegem e ajudam as outras pessoas, como os heróis de Malala? Conseguiremos todos ver que as nossas palavras e o nosso trabalho são a magia que transforma o Mundo num sítio melhor para todos?
Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo. Mas a primeira mudança começa no interior de cada um! Como vem sendo habitual, a professora Regina Pais preparou, ainda, várias atividades muito cativantes para os alunos realizarem na sala de aula. Até breve e não percam a vossa magia!
Na semana de 18 a 22 de março, comemorou-se na BE de Figueiredo a Semana da Leitura. Do Pré-Escolar ao 3.º ano os Encarregados de Educação, convidados pela Biblioteca Escolar, vieram às salas contar histórias: pais, mães e irmãos deliciaram as crianças com as suas leituras. Os meninos adoram ver os seus familiares na escola e a Biblioteca agradece a sua preciosa colaboração na promoção da leitura!
TEATRO DE SOMBRAS NA EB DE FIGUEIREDO
No dia 12 de março de 2024, na Biblioteca da Escola Básica de Figueiredo, a professora Regina Pais apresentou, a todos os alunos da escola, um espantoso teatro de sombras, para retratar a história A Arca Do Tesouro, de Alice Vieira, no âmbito do Projeto Recontar a Brincar.
Todos compreenderam que os tesouros podem ter diferentes formas. Podem ser palavras, emoções, sentimentos, um animal de estimação, ou o tempo dos pais para brincarem com os filhos… Os alunos, cuja participação na atividade foi excelente, seguiram fascinados as situações vividas por Maria e identificaram-se com ela.
Da biblioteca, levaram atividades para desenvolverem nas salas de aula e concluíram que, comunicar, no momento certo e da forma certa, é a maneira mais assertiva de resolver todas as situações. Que o gosto em conhecer histórias continue a subir, cada vez mais alto, como um balão cheio de hélio, solto no ar!…
NOVAS AQUISIÇÕES NA BE DE FIGUEIREDO
Mais alguns livros que a Direção do Agrupamento de Escolas de Carvalhos deixou no sapatinho da BE de Figueiredo no passado natal:
Pedro Vieira- Tu és brilhante!
Já sentiste insegurança em relação à tua imagem ou às tuas capacidades? Já desististe de algo, por receio de falhar? Tens algum medo que não consegues ultrapassar? Há muitas crianças como tu (e adultos também)! Este livro reúne histórias de rapazes e raparigas que passam pelo mesmo que tu. Têm medo, ficam frustrados, sentem-se ansiosos e não conseguem tudo à primeira tentativa. Esforçam-se, aprendem com os erros, continuam a tentar e acabam por conseguir encontrar a coragem e a autoconfiança que lhes permitem ultrapassar os desafios mais difíceis! Tu também vais encontrar essa coragem! (sinopse Wook, com supressões)
Janosch- O tigre e o urso no trânsito da cidade O tigrezinho e o ursinho vivem uma nova aventura e, desta vez, vão até à cidade, onde os espreitam muitos perigos aos quais devem estar atentos, pois andar em sítios com carros não é brincadeira nenhuma! Felizmente encontram quem lhes explique as regras do trânsito: desde atravessar a passadeira a caminhar ao lado da estrada, sem esquecer o cinto de segurança quando se anda de carro.
Uma história fundamental, mas divertida também, que ensina as crianças a tornarem-se peões atentos e a adquirir responsabilidade rodoviária. (sinopse Wook, com supressões)
Eric Carle- O pirilampo muito só
Esta história acompanha o voo de um pequeno pirilampo em busca de companhia e do espírito de pertença. Página a página, ele confunde a luz emitida e refletida por vários objetos e animais com a da sua família: desde um reluzir, que se revela os olhos de um mocho; passando por um feixe de luz, que mais não é do que os faróis de um carro… Apesar dos sucessivos enganos, o jovem protagonista nunca desiste e, depois de uma noite longa e agitada, acaba finalmente por encontrar os outros pirilampos.
Um conto intemporal que ensina a enfrentar e a ultrapassar os obstáculos e a não ter medo do escuro ou da noite. (sinopse Wook, com supressões)
NOVOS LIVROS NA BE DE FIGUEIREDO
No passado natal, a Direção do Agrupamento de Escolas de Carvalhos deixou no sapatinho da BE de Figueiredo novos livros! Eis alguns títulos:
David Walliams – Koiza
Esta é a história de uma criança que tinha tudo mas, ainda assim, queria mais - uma koizinha mais.
Sim, Magda tinha tudo. Mas "tudo" não era suficiente. E quando informa os pais de que quer uma KOIZA, os pais até tentam, mas o problema é que não fazem ideia do que é uma KOIZA...
É assim que o Sr. e a Sra. Manso partem para as catacumbas da biblioteca da cidade, em busca da misteriosa MONSTROPÉDIA. Lá encontrarão tudo sobre o paradeiro das criaturas mais raras do universo. Resta saber se a KOIZA também lá vive...
Uma fantasia deliciosa e muito tola sobre dois pais perfeitamente simpáticos e uma filha absolutamente monstruosa - com a participação especial de... uma KOIZA!
Do autor do bestseller de Avozinha Gângster.
Malala Yousafzai- O lápis mágico de Malala
A verdadeira história de uma menina que desejava um mundo melhor. Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico para... ... desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para que os irmãos não a incomodassem. ... parar o tempo, e assim poder dormir mais uma hora todas as manhãs. Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. Em vez de um lápis mágico, Malala usa agora um lápis bem real para escrever. E os seus desejos começaram a realizar-se.
João Carlos Paiva (e outros)- Química ao pé da letra
As palavras da química são descritas nesta obra de forma breve e de acordo com uma estrutura tripartida: a contextualização da palavra, onde se procura enfatizar a sua relevância social e, sempre que oportuno, as suas relações com outras áreas científicas, com a tecnologia e com o ambiente. Segue-se depois a sua definição científica, pautada pelo compromisso equilibrado entre o rigor e a simplicidade. Por último, procede-se à exemplificação que se traduz na apresentação de aplicações concretas do termo, em situações do nosso dia a dia.
Exposição “Leituras em Vai e Vem”
No âmbito do projeto “Leituras em Vai e Vem”, do Plano Nacional de Leitura, desde setembro que os meninos das duas salas da EB de Figueiredo requisitam semanalmente um livro, para lerem em casa com o acompanhamento da família. A biblioteca lançou o desafio de as crianças fazerem em casa um desenho alusivo a um dos livros que mais tivessem gostado. O resultado está exposto na Biblioteca Escolar de Figueiredo e é fascinante e muito colorido!
No passado dia 8 de fevereiro, a professora bibliotecária da EB Figueiredo, Maria Augusta Pessoa, esteve na sala do 3.ºa no para dinamizar a leitura do livro “A fada desastrada”, de Renata Gil, com ilustrações de Luísa Brandão. A atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto LOSA (Leitura Orientada em Sala de Aula), em que há um livro por mesa, para os alunos poderem folhear, ler e compreender. A professora começou por fazer a leitura integral do livro, com exploração das suas ideias principais e depois foi feita a leitura dramatizada do texto, em que quase todos os alunos participaram. No final, ainda houve tempo para se fazer um desenho relacionado com a história. Com a presença física dos livros dentro da sala de aula, o projeto LOSA pretende motivar os alunos para a leitura e desenvolver a sua competência leitora.
EU GOSTO DE TI. E TU?
A professora Regina Pais voltou a encantar todos os alunos da Escola Básica de Figueiredo, com mais uma atividade no âmbito do Projeto Recontar a Brincar. A história Eu gosto de ti. E tu?, de Inês Almeida e Nicholas Carvalho foi recontada e encenada pela docente, no dia 6 de janeiro de 2024; desta vez, com recurso a fantoches de mão, criados pela mesma.
Esta atividade, que atingiu, meritoriamente, todos os objetivos traçados, conduziu os alunos pelo “labirinto da coragem” e deu-lhes ferramentas para ultrapassarem as frustrações da vida e saírem delas com ainda mais garra!
Regressaram às salas de aula com a certeza que “O tempo cura tudo” e com atividades superinteressantes acerca da história.
Gostamos de histórias “desde aqui até à lua”!...
A 12 de dezembro de 2023, a professora Regina Pais recontou e encenou, para todas as turmas da Escola Básica de Figueiredo, a história "O primeiro Natal em Portugal", de Luísa Ducla Soares, no âmbito do Projeto Recontar a Brincar.
As emoções estiveram ao rubro, do início ao fim da história! Todos sofreram com a discriminação de Irina, imigrante ucraniana que veio para Portugal. Por outro lado, a alegria foi generalizada com o parto de 25 de dezembro. Foi enternecedor ver os meninos a embalar o bebé! E foram ainda surpreendidos pelo presente de Afonso, que continha, além do mais, uma profunda amizade…
A atividade continuou nas salas! Os alunos puderam dar azo às suas capacidades de atenção e compreensão da história, bem como ilustrar momentos especiais.
A biblioteca deu, assim, início à quadra natalícia. Boas Festas e um Santo e Feliz Natal!
TUBARÃO AMORDAÇADO NA BIBLIOTECA DA EB DE FIGUEIREDO
No âmbito do Projeto Recontar a Brincar, a docente Regina Pais recontou e encenou a história O tubarão na banheira, de David Machado. A atividade decorreu no dia 07 de novembro de 2023 e todas as turmas da escola participaram.
O tubarão foi pescado e amordaçado com um cinto! O Osvaldo viu-se em apuros e o avô ia desmaiando ao ver uma baleia na banheira!...
Os alunos ficaram “presos” à história, do primeiro ao último minuto!
Voltaram à sala, com a boca ligeiramente salgada, pelos peixinhos que saborearam, e com uma mão cheia de atividades surpreendentes, no âmbito desta história.
Todos adoraram! Até à próxima…
BRUXAS PERDERAM SAPATOS E BOTAS NA BIBLIOTECA DE FIGUEIREDO!
No passado dia 30 de outubro, a professora Regina Pais, da equipa da biblioteca escolar, foi às salas do 1.º ciclo para comunicar as regras de utilização da Biblioteca da EB de Figueiredo. Estas regras foram afixadas na porta da BE. Os meninos devem usar este espaço com prazer, mas também respeitando as suas normas!
EB DE FIGUEIREDO GALOPA NA LEITURA
Na EB de Figueiredo, as requisições domiciliárias de livros não param!
Vamos buscar cada aluno, do primeiro ciclo, à sua sala de aula e acompanhamo-lo à biblioteca, onde eles escolhem, semanalmente, um livro para ler. São oitenta e sete alunos a ler pelo prazer de ler!
No primeiro ciclo, são os mais novos a levar as histórias para casa e a lerem-nas às suas famílias. É um momento de partilha, longe dos ecrãs… Os pais estão gratos à biblioteca e reconhecem uma alteração positiva nos hábitos de leitura dos filhos.
Os nossos livros desejam continuar a viajar de casa em casa, de cabeça em cabeça e de coração em coração… Boa viagem!
AS REGRAS DA BIBLIOTECA
No passado dia 30 de outubro, a professora Regina Pais, da equipa da biblioteca escolar, foi às salas do 1.º ciclo para comunicar as regras de utilização da Biblioteca da EB de Figueiredo. Estas regras foram afixadas na porta da BE. Os meninos devem usar este espaço com prazer, mas também respeitando as suas normas!
Meninos da Pré já leem em casa com a família!
No âmbito do projeto “Leitura em família”, as crianças da Educação Pré-Escolar da EB Figueiredo já começaram a vir semanalmente à biblioteca para escolher um livro para lerem em casa, com a ajuda dos seus familiares.
As Educadoras Lídia Aguiar e Goreti Guedes fizeram com os meninos uma atividade prévia de expressão plástica, em que estes decoraram os sacos onde levam os livros para casa. Fizeram verdadeiras obras de arte!
A Biblioteca de Figueiredo deseja às crianças e suas famílias boas leituras!
No dia 03 de outubro de 2023, a docente Regina Pais, da equipa da Biblioteca de Figueiredo, recontou e encenou o conto O Criado Esperto, de Luísa Ducla Soares, na Biblioteca Escolar, para cada turma da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo da escola. A atividade serviu também para assinalar Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares, acolhendo os pequenos leitores na sua biblioteca.
Os alunos divertiram-se, “à grande e à francesa”, tendo participado com alegria e entusiasmo.
Todos ficaram surpreendidos com a esperteza do criado e com a avareza do patrão trapaceiro.
A atividade continuou na sala de aula… Os alunos foram levados a analisar o comportamento das personagens, tendo sido reforçado o valor do bem ao próximo.
Todos saíram com vontade de ler mais!
Com todos os objetivos plenamente alcançados, esta será, com certeza, uma experiência a repetir!
Agradecemos a todos os amigos (alunos, encarregados de educação, famílias, educadores, professores, funcionários, ...) que contribuíram para fazer crescer a nossa biblioteca com as suas ofertas de livros novos e usados.
Ícones feitos por <a href="https://www.flaticon.com/authors/freepik" title="Freepik">Freepik</a> a partir de <a href="https://www.flaticon.com/" title="Flaticon"> www.flaticon.com</a>
TUBARÃO AMORDAÇADO NA BIBLIOTECA DA EB DE FIGUEIREDO
No âmbito do Projeto Recontar a Brincar, a docente Regina Pais, recontou e encenou a história O tubarão na banheira, de David Machado. A atividade decorreu no dia 07 de novembro de 2023 e todas as turmas da escola participaram.
O tubarão foi pescado e amordaçado com um cinto! O Osvaldo viu-se em apuros e o avô ia desmaiando ao ver uma baleia na banheira!...
Os alunos ficaram “presos” à história, do primeiro ao último minuto!
Voltaram à sala, com a boca ligeiramente, salgada, pelos peixinhos que saborearam e com uma mão cheia de atividades surpreendentes, no âmbito desta história.
Todos adoraram! Até à próxima…
Exposição Livro-objeto
Durante o mês de junho está patente na Biblioteca Escolar de Figueiredo uma exposição de Livros-Objeto. O desafio foi lançado às Educadoras da escola. Na sala 1, da Educadora Lídia Aguiar, os meninos projetaram um livro de grupo, construindo uma casa com os seus vários compartimentos. Na sala 2, da Educadora Goreti Guedes, cada aluno fez um livro sobre o ciclo de vida das borboletas. A professora Regina Pais irá ainda realizar uma atividade com os alunos durante o mês de junho, no âmbito do projeto “Recontar a brincar”, que dará também origem a um Livro-Objeto de grupo que se juntará aos já existentes nesta mostra. Esta exposição trouxe cor, ciência e muita beleza à nossa biblioteca!
Dançar com as letras
Para assinalar outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a professora bibliotecária Augusta Pessoa esteve na Biblioteca de Figueiredo com a turma do 1.º ano e o respetivo professor, Bruno Dias. A atividade dinamizada envolveu as letras do alfabeto, que os alunos puderam representar através do movimento expressivo. Usaram o corpo como pincel ou como forma das letras. Desenharam individualmente o seu nome e escreveram em grupo a palavra MÃE. Foi com música clássica que entraram no fantástico mundo da dança do alfabeto!