O Agrupamento de Escolas da Bemposta passou a ser Bemposta Azul em vez de "Escola Azul"
Continuamos a desenvolver atividades relacionadas com o mar e a desenvolver a literacia dos oceanos, mas desta vez, só a nível do agrupamento.
Continuamos a desenvolver atividades relacionadas com o mar e a desenvolver a literacia dos oceanos, mas desta vez, só a nível do agrupamento.
Desde setembro de 2020, 5 das 9 unidades orgânicas do Agrupamento de Escolas da Bemposta fazem parte da rede "Escola Azul" com os seguintes responsáveis:
EB1 Monte de Alvor - Prof.ª Ana Paula Bringel
EB1 de Alvor - Prof.ª Eduarda Ermidaa
EB 2,3 D. João II, Alvor - Prof.ª Isabel Pereira
EB José Sobral, Mexilhoeira Grande - Prof.ª Sandra Mendes
EBS da Bemposta, Portimão - Prof.ª Berta Baptista
JI Montes de Alvor - Helena Mendes
JI Quatro Estradas - M.ª Angélica Aragão
Para iniciar a nossa participação neste projeto, selecionámos o desafio
"Por um Oceano Livre de Plástico - Do Mar para a Terra":
De que forma contribuímos para livrar o Oceano de Plástico?
Com a realização de diversas ações com o objetivo de reduzir o consumo de plástico. Para além das ações de limpeza de praia em que separamos e contabilizamos o lixo recolhido (sendo possível fazer uma monitorização da quantidade e variedade de resíduos devido ao facto da ação ser realizada 2 vezes por ano letivo e por ser o 2º ano letivo que o vamos fazer), vamos também eliminar o uso de palhinhas e de copos de plástico nos bares das escolas por sugestão dos alunos. Por outro lado, no inicio e no final do ano será realizado um levantamento das ações individuais do dia a dia, de cada aluno, em prol do objetivo de redução de plástico.
O NOSSO DESAFIO RELACIONA-SE COM AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES INTERNACIONAIS PARA A LITERACIA DO OCEANO:
Ciência
Compreender o oceano a partir de uma perspetiva científica significa ser capaz de resolver problemas complexos aplicando conhecimentos que são extensíveis a diferentes situações e contextos geográficos. Interpretar e testar diferentes hipóteses pode melhorar a compreensão dos fenómenos naturais, bem como a relação com a humanidade.
Princípio 2. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Princípio 4. O Oceano permite que a Terra seja habitável.
Princípio 5. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
... E COM OS SEGUINTES OBJETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:
1º Desafio: Mensagens dos alunos Embaixadores dos Oceanos em resposta ao desafio
"Escolas Azuis de todo o país, este é o primeiro desafio do ano letivo 2020/21. As Escolas Azuis entram a bordo no Estreito de Magalhães. Destino: o Mundo! 500 anos depois, Portugal celebra a descoberta do Estreito de Magalhães, com três mini-veleiros do século XXI. Não são tripulados, simbolizam as naus de Magalhães (Victoria, Trinidad e Concepción) e levam carga preciosa: símbolos da nossa cultura e as melhores mensagens de alunos das nossas Escolas Azuis."
Este desafio foi realizado também no âmbito da Rede de Escolas Magalhânicas -Vê as mensagens no site BempostaUNESCO: https://bemposta-unesco.webnode.pt/rede-de-escolas-magalhanicas/rem-atividades-realizadas/
Esta comemoração foi realizada também no âmbito da Rede de Escolas Magalhânicas - Vê as fotografias no site BempostaUNESCO: https://bemposta-unesco.webnode.pt/rede-de-escolas-magalhanicas/rem-atividades-realizadas/
Fotografias de duas das escolas que participaram no projeto:
EB1 de Alvor
EB José Sobral
O concurso “Por um Oceano Limpo” decorreu entre janeiro e abril de 2021 e consistiu numa sensibilização da comunidade educativa para:
- Educar para uma cidadania ativa incitando crianças e jovens a pensar nas suas atitudes em relação ao mar;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- Compreender a necessidade de mudar atitudes em relação ao oceano para que nos próximos anos o ecossistema marinho seja preservado.
Os alunos do 1º e 2º escalões podiam criar uma escultura/modelo de um ser marinho, enquanto que os alunos do 3º Escalão (3º ciclo e secundário - neste nível de ensino não houve participantes) deviam elaborar um trabalho escrito, ilustração ou banda desenhada com o tema: “Como quero o oceano em 2030? O que posso fazer para atingir esse fim?”. Todos os alunos deviam indicar um compromisso que assumiam para contribuir de forma ativa para um oceano melhor, indicando a que grupo de compromisso correspondia aquele que definiu para si:
1- um oceano limpo;
2- um oceano saudável e resiliente;
3 - um oceano produtivo;
4 - um oceano previsível;
5 - um oceano seguro;
6 - um oceano acessível;
7 - um oceano inspirador e motivador.
Os trabalhos foram avaliados pelos alunos Embaixadores dos Oceanos do projeto Escola Azul e pelos professores membros da equipa da Escola Azul. Os alunos receberam um certificado de participação e os alunos que ficaram no 1º lugar de cada escalão receberam um diploma e um vale de desconto para a papelaria da escola.
O Regulamento do concurso está disponível no site dos Ecodelegados - https://sites.google.com/aebemposta.com/ecodelegados-aebemposta/concursos-atividades-projetos?authuser=0
A "Coordenação Escola Azul - Ministério do Mar" lançou o desafio: "O dia Escola Azul – 19 de maio será comemorado com um Desafio pensado para todos os alunos de modo a assinalar este dia da melhor maneira! O Desafio de 2021 passa por redigir cartas a marcas/empresas (sumos e/ou leites individuais com palhinhas descartáveis associadas) com o objetivo de as sensibilizar positivamente a serem marcas mais responsáveis, participativas e que contribuam para a sustentabilidade do Oceano, incentivando-a a adotar métodos mais “amigos” do nosso Oceano. No dia 19 de maio, Dia Escola Azul, podem partilhar fotografias da carta nas redes sociais, utilizando os hashtags #diaescolaazul #emnomedooceano #escolaazul #oceandecade."
Alunos do 7º ano escreveram cartas para a Tetrapak, Mimosa e Sumol.
Os alunos da turma 4ºB da EB1 de Alvor elaboraram uma carta conjunta que foi enviada para a Mimosa: