O relatório anual do PAA - Plano Anual de Atividades, responde ao determinado no respetivo Decreto Lei, faz uma avaliação estatística, uma apreciação global e uma conclusão relativa à execução e avaliação das atividades realizadas no Ano Letivo 2022/2023.
Para além da resposta ao que está determinado nos diversos diplomas legais, este relatório pretende evidenciar os propósitos do Projeto Educativo do Agrupamento e a forma como as estruturas educativas deliberam intenções e pragmatizam o currículo com atividades que tiveram como principais objetivos conduzir, vivenciar e experimentar conhecimentos e capacidades.
Este PAA procurou exemplificar uma vontade de diferenciação, adequação e flexibilização curriculares, procurando motivar os alunos, indo ao encontro dos seus interesses e trabalhando as suas diversidades.
Todas as ações inscritas neste documento, foram planificadas pelos seus promotores e coordenadores para serem realizadas no presente ano letivo, sendo por isso objeto de análise neste relatório.
Para facilitar a leitura e análise das ações realizadas, o relatório é apresentado em moldes estatísticos, para permitir uma análise global da execução e avaliação das mesmas.
ATIVIDADES TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
Departamentos - Atividades
Taxa de concretização = 81,93%
VISITAS TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
Departamentos - visitas
Taxa de concretização =50,72%
VISITAS TOTAL GLOGAL DO ANO LETIVO
ATIVIDADES - PROJETOS
Taxa de concretização =90,00%
% DE CONCRETIZAÇÃO ANUAL
Foram realizadas um total de 298 atividades (atividades, visitas e projetos) no presente ano letivo com uma taxa de concretização de 71, 41%
Concretização anual das atividades e visitas de todos os departamento e projetos
Ressalva-se que não foram entregues os relatórios das atividades do departamento da Via profissionalizante nem da coordenação de curso
Concretização por projeto, onde se observa uma elevada taxa de concretização na maioria dos projeto.
Destaca-se que o projeto ECO- Escolas não submeteu atempadamente os relatórios das atividades independentemente de ter sido um projeto muito dinâmico neste agrupamento.
Relativamente ao Projeto A atividade de colaboração com o Jornal paroquial Vóz do Sado não se realizou pois a editora paroquial decidiu, devido a cortes orçamentais, não dar continuidade à colaboração com o Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal. Este projeto foi por isso extinto.
ATIVIDADES, VISITAS E PROJETOS/ PROJETO EDUCATIVO (P.E.em vigor)
A globalidade das atividades abrangeram a área A do projeto Educativo em vigor RESULTADOS ESCOLARES.
Ressalva-se que muitas atividades abrangeram mais que uma das áreas do Projeto Educativo
Na ÁREA A, as atividades enquadraram-se na maioria no objetivo A2 - no que se relaciona com a obtenção de uma melhorar as aprendizagens dos alunos ao longo de todo o percurso escolar.
Na ÁREA B , as atividades enquadraram-se na maioria nos objetivos 3 e 4 - no que se relaciona em promover a articulação e a cooperação entre as estruturas de gestão curricular e otimizar a Intervenção Pedagógica dos Departamentos
Na ÁREA C , as atividades enquadraram-se na maioria no objetivos 2 - no que se relaciona na promoção a formação continua adequada às àreas de intervenção prioritárias dirigida a pessoal docente e não docente.
Na ÁREA C , as atividades enquadraram-se na maioria no objetivo 3- no que se relaciona com atividades que potenciaram o desenvolvimento de parcerias com várias entidades.
Podemos concluir que estes objetivos foram maioritariamente concluídos com um taxa de 96%.
Receptividade por parte do público alvo
No que se relaciona com a média global de participantes nas atividade, visitas e projetos, destaca-se a coordenação de projetos.
No entanto ressalva-se que este números são apenas ilustrativos pois nem todos os relatórios submetidos indicavam o número e alunos e muitos referenciam apenas a(s) turma(s) e ou o ano, e ou o ciclo o que impossibilitou a recolha exata destes valores.
Alguns departamentos não submeteram os relatórios das atividades independentemente de as mesmas reterem realizado mas impossibilitou esta recolha.
Relativamente à recetividade por parte dos seus participantes podemos concluir que a maioria, 70,8% avaliou as mesmas com Muito Bom.
No entanto ressalva-se que este levantamento ainda não está a ser implementado pela maioria dos proponentes de forma indicada em CP (via formulário) e que muitos dos relatórios das atividades submetidos não indicavam esta avaliação.
Projetos
Nos projetos, o grau de envolvência é representada no gráfico destacando-se o projeto Jornal com zero pelas razões indicadas anteriormente.
Alguns projetos também não indicaram frequência por parte dos alunos porque são projetos que não envolvem esse tipo de participação e outros indicaram turmas, ciclos ou/e anos escolares o que dificultou esta recolha.
De forma a recolher esta informação a coordenadora criou um documento onde os docente dos projetos precederam à indicação mais fiável desses valores.
FREQUÊNCIA DOS PROJETOS - DOCUMENTO
Apreciação Global e Conclusões
De acordo com os relatórios apresentados, o trabalho feito pelos docentes e pelas estruturas educativas sai claramente evidenciado.
Foi possível verificar a relação entre os objetivos das atividades e os aspetos centrais do PEE:
ÁREA A - Resultados Escolares
ÁREA B - Organização Pedagógica
ÁREA C - Gestão de Recursos Humanos e Materiais
ÁREA D - Articulação Escola / Meio
Contudo, é possível melhorar os resultados e a qualidade das aprendizagens, organizar atividades e meios pedagógicos de forma a atingir-se melhores resultados; gerir recursos humanos e materiais de forma a alcançar objetivos com maior eficiência e transpor a escola para o meio bem como o meio para a Escola, tornando-a como parte integrante da nossa sociedade.
Através dos resultados obtidos há que considerar os seguintes aspetos positivos:
Avaliação global das atividades;
Melhorou o controlo/coordenação através da implementação e aperfeiçoamento dos formulários, com utilização da Drive;
Envolvimento dos grupos, departamentos e projetos como responsáveis das atividades;
Atividades dirigidas aos alunos e à comunidade educativa que potenciam uma maior diversificação pedagógica;
Envolvimento dos alunos do Agrupamento em atividades;
Alguma visibilidade das atividades na vida do Agrupamento;
Contribuição de algumas atividades realizadas para a promoção do Agrupamento no exterior;
Promoção do Sucesso escolar.
Alguns aspetos que carecem de melhoria:
Implementação por parte dos promotores do formulário criado no ano letivo anterior, que possibilitará a avaliação das atividades de uma forma mais objetiva por parte dos alunos e destinatários;
indicação quantitativa do total de participantes de forma mais objetiva e não por texto (ano, turma, ciclo, etc.);
Maior envolvimento por parte dos alunos na planificação, operacionalização e avaliação das atividades;
Maior divulgação das atividades, quer na sua promoção quer na sua avaliação junto da comunidade escolar;
Maior controlo por parte de alguns departamentos, coordenadores e representantes da área disciplinar das atividades propostas e realizadas;
Maior envolvimento dos DTs e conselhos de turma na planificação/organização das visitas;
Criação de equipas de trabalho para a avaliação das atividades/visitas sem que seja necessário a entrega de mais do que um relatório por atividade, trabalho colaborativo entre os promotores;
Atualização do PAA (na drive) por parte dos coordenadores quando da aprovação das atividades em CP;
Participação dos pais/EE na organização das atividades, isoladas ou em parceria;
Cumprimento dos prazos estabelecidos para a avaliação e submissão dos relatórios;
Dar conhecimento, por parte da Direção, à coordenação de projetos de todos os projetos a funcionar no agrupamento.
A recolha dos dados, só foi possível através da aplicação da Drive que possibilitou um trabalho mais colaborativo e rápido, ressalva-se no entanto que continuam a existir algumas dificuldades apresentadas por alguns docentes no que se relaciona com o funcionamento desta aplicação, pelo que se sugere novamente a formação/esclarecimento no início de cada ano letivo (principalmente para os novos docentes colocados no agrupamento).
Por fim, indicam-se algumas orientações para o próximo PAA 23/24.
Orientações para a elaboração do PAA do ano letivo 2023/2024
O PAA deve dar resposta às estratégias de intervenção definidas no Projeto Educativo, em articulação com os valores e competências definidos no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Deve ser elaborado pelos Departamentos Curriculares, assumindo os Coordenadores a supervisão do PAA em cada Departamento, de molde a garantir a articulação na construção e implementação do PAA entre todas as Áreas disciplinares dos Departamentos.
O PAA deve ser articulado entre os vários departamentos curriculares, sendo os seus coordenadores/RAD responsáveis por realizar essa articulação.
O Documento Geral do PAA deve identificar as atividades de articulação entre disciplinas/áreas de departamentos diferentes.
O PAA deverá também contemplar atividades que promovam a relação com pais e encarregados de educação (peddy paper, concurso de sabatinas, tertúlias, exposições de trabalhos, p.ex.).
Procedimentos Gerais:
As propostas para o PAA deverão ficar definidas no presente ano letivo para que a sua aprovação possa ser feita em setembro (o documento é aberto a novas propostas, em qualquer altura do ano letivo);
O PAA será objeto de avaliação semestral apresentada pelo coordenador de projetos em conselho pedagógico;
Semestralmente, cada departamento registará em ata a respetiva avaliação do proposto em PAA;
Divulgação do conjunto de atividades a realizar em cada mês (folheto, site, pex.)
Promover atividades que:
- desenvolvam a democracia e a intervenção cívica dos alunos;
- desenvolvam a consciência cívica e social dos alunos;
- incentivem à prática desportiva;
- sensibilizem para a proteção do planeta;
- desenvolvam a solidariedade e o voluntariado;
- envolvam o património local, a comunidade local, as associações locais.
As visitas de estudo só podem ser calendarizadas a partir do mês de outubro. Recomendamos que não sejam ultrapassadas as 2 visitas de estudo por turma. No caso do pedido de cedência de viaturas à autarquia para a realização de visitas de estudo, relembra-se que:
“O Pré-Escolar e 1º ciclo poderão usufruir gratuitamente de 2 visitas de estudo/turma por ano letivo e em dias úteis, no raio máximo de 200 km;
O 2º e 3º ciclos e ensino secundário poderão usufruir de 1 visita de estudo/turma por ano letivo e em dias úteis, no raio máximo de 200 km.”
(Regulamento nº 487/2016 de 19 de maio - Município de Alcácer do Sal, alterado pelo Edital nº 1513/2022)
Aprovado em Reunião de Conselho Pedagógico, a 9 de junho de 2023
julho de 2023
A coordenação de Projetos e PAA