Área reservada

Agrupamento de Escolas de

Alcácer do Sal

Página de Internet do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

Provas e Exames

2021

Plano anual de atividades

Cursos
Profissionais

Bibliotecas escolares

Desporto escolar

Segurança no Agrupamento

Concurso Nacional de Leitura

14.ª edição

A Direção de Serviços da Região Alentejo da DGEstE apresenta as FELICITAÇÕES à aluna Maria Inês Caixas, do 9.ºD, pela obtenção do 1.º lugar obtido, a nível nacional, na 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, na categoria do 3.º ciclo.

9.º Ano...

E agora?

Sessão de Esclarecimento sobre o ingresso no Ensino Secundário com a partilha de experiências de alunos que frequentam este nível de ensino.

https://stream.meet.google.com/stream/407a1035-10cc-451f-bf8e-78b94d230bce





Os alunos do 10º B do curso de Artes Visuais debateram a temática de Igualdade de Género e realizaram a pintura de máscaras cirúrgicas alusivas ao tema.

Realizaram ainda uma Banda Desenhada sobre Liberdade de Expressão.

Enquadrados na Área de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos procederam à interpretação e representação gráfica destes domínios bem como aplicaram os conhecimentos plásticos desenvolvidos na disciplina de desenho A.

No âmbito do projeto de Flexibilidade Curricular - Domínios de Autonomia Curricular, cujo o tema é Alcacer no olhar das crianças- Um olhar sobre a cultura, os alunos do 1º C da Escola Básica de Olival Queimado, compilou algumas receitas tradicionais locais e criaram um livro

Unidade de Apoio à Multideficiência

Para finalizar o ano letivo, os alunos da Unidade de Apoio à Multideficiência assinalou apresentam um vídeo com alguns dos seus trabalhos realizados com muita diversão.

10 de junho: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Declarações de amor a Portugal

Para assinalar mais um feriado nacional do 10 de junho, foi proposto aos alunos que escrevessem uma carta de amor a Portugal. Clique na imagem para ler duas demonstrações da ternura e amizade que este “cantinho à beira-mar plantado” despertou nos mais jovens do Vasco Pereira (12.º A) e da Nádia Serrador (10.º C).

No âmbito da disciplina de EV, a turma do 6.º C promoveu a realização de um jogo (puzzle/quebra-cabeças), com o intuito de assinalar a passagem do Dia Internacional da Família (15 de maio), no qual cada aluno representou, à sua maneira, a respetiva família.

Entendemos que a família é um pilar fundamental, e por isso,

nunca é demais chamar a atenção para a importância que ela representa para cada um de nós.

Neste trabalho, os alunos utilizaram cartão, papel cavalinho, K-Line, cola, tesoura, X-ato, lápis de cor e canetas de feltro.

A 3.ª edição do SOS Focinhos Felizes foi um sucesso graças ao trabalho e espírito solidário dos membros do Clube Solidário ALMA, à colaboração da assistente social Marisa Vilhena e, sobretudo, à enorme quantidade de contribuições feitas por alunos(as), encarregados(as) de educação, professores(as) e funcionários(as) da E.B. Pedro Nunes e da Escola Secundária de Alcácer do Sal. A todos muito obrigado!

A entrega, à Associação de proteção de animais de Alcácer - Focinhos, dos bens e da verba angariados, realizou-se nos dias 13 e 14 de maio.

Conversas com cientistas

Nos dias 22, 23 e 26 de abril, na disciplina de Ciências Naturais, as turmas A, B, F do 9ºano, e na disciplina de Biologia e Geologia a turma B do 10ºano e a turma A do 11ºano estiveram à conversa com cientistas, sobre Décadas de Ciência para Dias de Vacinas. Esta iniciativa foi promovida em conjunto pela Ciência Viva e várias instituições científicas portuguesas sobre como é que as vacinas contra a COVID-19 foram desenvolvidas em tempo recorde, com a garantia da sua eficácia e segurança.

Alunos do AEAS premiados:

1.º prémio (modalidade crítica) - Ana Silvestre (12º

2.º prémio (modalidade crítica) - Alexandre Pereira (11.º A)

2.º prémio (modalidade recomendação de leitura) - Ana Silvestre (12.º

Prémio Especial do Júri (Texto Original) - Filipa Gomes (10º A).

Parabéns a todos os que concorreram.

"PONTES" - Exposição de Trabalhos

Trabalhos realizados pelos alunos do 6ºE, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica, a partir do desafio que lhes foi colocado para a construção de estruturas (neste caso, PONTES), recorrendo maioritariamente a esparguete e cola quente, mas com a possibilidade de aplicação de outros materiais (madeira, cartão, esferovite, entre outros).

A exposição decorre na Escola Básica Pedro Nunes até ao próximo dia 14 de maio.

Todas as notícias anteriores podem ser consultadas na página de facebook do agrupamento.

Comentários e sugestões