Área reservada

Agrupamento de Escolas de

Alcácer do Sal

Página de Internet do Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal

Ensino profissional

Clube ciência viva


Estação metereológica

Desporto escolar

Plano anual de atividades

Projeto Educativo 

2023/26

Projeto Educativo do AEAS - 2023-2026.pdf

Regulamento Interno 

2023/26

Regulamento Interno 2023 - 2026.pdf

Calendário Escolar
2023/24

Calendário Escolar 2023/24

Visita de Estudo a Paris 

Os alunos da turma do 11.ºB realizaram um Passeio Escolar a Paris entre os dias 2 e 5 de fevereiro. Este passeio permitiu aos alunos alargar as suas referências culturais nos domínios histórico, literário e científico; conhecer e valorizar o património cultural da história da Humanidade e promover valores cívicos como a cooperação, a tolerância e o respeito pelo outro. Este tipo de visitas são uma mais valia que permite alargar horizontes, experienciar vivências únicas e contactar, in loco, com uma realidade histórica que apenas vêm nos livros e ouvem nas aulas. Um agradecimento às professoras que acompanharam a turma: Paula Mangerico, Sílvia Anunciação, Carla Costa, Ana Lúcia Oliveira, Ana Isabel Miranda, Susete José e Ana Santana. Um agradecimento especial à Câmara Municipal de Alcácer do Sal que, mais uma vez, contribuiu monetariamente para a concretização deste passeio. 

Visita de Estudo à Galiza

Ambulae cum litterae" ("andar com a literatura") - projeto do grupo 300 (Português) que contou com a participação não apenas dos docentes de Português, mas também de Educação Física, Física e Química, Restauração, Artes Visuais e a parceria da Biblioteca Escolar.

Tendo por base a literatura medieval, nomeadamente a poesia dos trovadores galego-portugueses, todas as turmas do 10.º ano (cursos Científico-humanísticos e Profissionais), assim como alguns alunos da turma do 11.º C, partiram no dia 01 de fevereiro, rumo à Galiza, tal como faziam "as madres das meninhas" em peregrinação a Santiago de Compostela nos séculos XII e XIII para queimar candeias. Não se queimaram candeias, nem se cumpriram promessas como no tempo medieval, mas experimentou-se in loco o sabor da história,tão próxima, entre a Galiza (Santiago de Compostela, Corunha e Vigo) e o Norte de Portugal. Foram, até ao dia 04 de fevereiro (inclusive) dias únicos, porque, e apesar de ser um total de 93 participantes (84 alunos e 8 professores e a colaboração ativa da assistente/técnica da Biblioteca Escolar), foram dias de sorrisos, risos e gargalhadas, de muita responsabilidade e acima de tudo convívio, onde se desenvolveram competências essenciais para a formação dos jovens alunos do secundário, nomeadamente o social, a autonomia e o sentido crítico. 

Fica a imagem de grupo, nas escadas da Catedral de Santiago de Compostela, que confirma uma frase de que ainda não há certeza do seu autor (Fernando Pessoa?): 

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.  Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Aqui fica o nosso especial agradecimento à Câmara Municipal de Alcácer do Sal, por mais uma vez, ter acreditado num projeto do AEAS e ter-nos dado um contributo que possibilitou a participação de alguns alunos e alunas. Bem hajam!

Corta-mato Escolar 2023/24

No dia 3 de novembro de 2023, a Área Disciplinar de Educação Física/Desporto Escolar, os alunos Igor Simões, André Carreira e os restantes alunos dos Cursos Profissionais de Desporto de Restauração e a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, organizaram o corta-mato escolar/caminhada, nas margens do Rio Sado.

Esta atividade está inserida no PAA do AEAS e decorreu de uma forma extraordinária!

Contou com a participação radiante e dedicada de 667 alunos.

Um agradecimento especial ao Crédito Agrícola pela cedência do Pórtico para a realização da prova, aos Bombeiros e à GNR pela ajuda e acompanhamento prestado aos nossos alunos.

Parabéns a todos aqueles que deram brilho a esta atividade e com os seus sorrisos tornaram este dia fantástico.

Resultados do corta-mato Escolar

Desporto Escolar - DE Comunidades

A modalidade de Desporto Escolar DE - Comunidades, está aberta a toda a comunidade escolar.

Aula aberta à Comunidade.

Inscrever-te no link em baixo ou aparece no treino e efetua a tua inscrição no momento.


Inscrições para aula aberta de treino funcional

Todas as notícias anteriores podem ser consultadas na página de facebook do agrupamento.

eTwinning

Bibliotecas escolares

Escola Digital

Segurança no Agrupamento

Clube da Ciência

Comentários e sugestões