Objetivos

O AEAAG (Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque – Guarda) vai realizar, nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, as “I Jornadas de  Educação – Guarda | Educar: o futuro nas nossas mãos”.

Este Agrupamento acolheu como missão o dever de prestar à comunidade educativa um serviço educativo de qualidade, inclusivo e diferenciador, contribuindo para a formação de cidadãos conhecedores e competentes, detentores de habilidades e atitudes que lhes permitam enfrentar os desafios da vida de forma consciente, crítica, reflexiva e criativa na construção de uma sociedade justa, equilibrada e sustentável. 

Simultaneamente, assumimos o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do território onde nos inserimos, caracterizado pela despovoação, interioridade e baixa densidade populacional onde a Educação pode assumir um papel determinante na fixação de pessoas.

É, igualmente, nossa missão transformar e inovar as práticas pedagógicas da instituição e contribuir para o debate e partilha de boas práticas na região. É precisamente aqui que reside um considerável desafio das organizações. As instituições educativas são, por natureza, resistentes à mudança, à inovação e à transformação. Esta realidade é geradora de um gap entre a atual prestação do serviço educativo e formação dos alunos - marcadamente conservadora - e as necessidades do mercado laboral, sendo que a escola prepara alunos para integrar o mercado laboral daqui a 10-20 anos... talvez para profissões que ainda nem sequer existem.

É com o propósito de contribuir para a reflexão, o debate, a partilha de ideias e o papel central da Educação na nossa sociedade e no nosso território que o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque organiza as I Jornadas de Educação da Guarda, da sua iniciativa, aberta a todas as comunidades educativas da região.

Importa pensar nos novos modelos de Educação, nas suas vantagens e desvantagens, no seu contributo para o desenvolvimento dos territórios, na sua atratividade e no seu potencial diferenciador. Uma  comunidade com ousadia, com perspetiva de inovação, com planos de autorreflexão e melhoria constantes, contribui para uma sociedade mais dinâmica, confiante, empenhada e respeitadora. É necessário pensar a Educação "fora da caixa", de forma descomprometida e de mente aberta.

Nota

As Jornadas da Educação são acreditadas nos termos do Despacho n.º 5741/2015 de 29 de maio.