O começo do ano letivo 2024-2025 significou a continuidade do Projeto Erasmus + TEAMS do Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes, cujo início ocorreu no dia 1 de outubro de 2023 e terminou muito recentemente, no passado dia 31 de março.
(A)Tecnologia Envolvendo Arte, Música e Sustentabilidade (que deu origem ao acrónimo TEAMS) foi o tema-base das diversas atividades dinamizadas durante as mobilidades no estrangeiro e também no decursos das semanas em que recebemos, como escola anfitriã, duas escolas estrangeiras.
No que diz respeito às nossas mobilidades, é importante salientar a relevância das novas experiências de intercâmbio e o desejo de descobrir e aprender mais sobre outros países, com diferentes culturas. Ao sair da sua “zona de conforto”, os alunos participantes nas mobilidades fortaleceram a sua autoconfiança, a sua resiliência e a sua responsabilidade. O projeto possibilitou a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, valorizando o seu enriquecimento cultural, com a sensibilização para as artes, as tecnologias e a sustentabilidade e reforçando a prática de uma língua estrangeira (Inglês). Além disso, o projeto Erasmus + TEAMS permitiu compreender melhor o que é fazer parte da União Europeia e preservar os valores e princípios da cidadania europeia. Para os participantes envolvidos, Erasmus+ significa e significou descobrir algo novo todos os dias, aprender, crescer e, consequentemente, evoluir.
A primeira mobilidade realizou-se entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, com o Gymnasium der Stadt Kerpen (perto de Colónia, Alemanha) como escola anfitriã e envolveu a deslocação de cinco alunos e três professoras acompanhantes.
De 8 a 12 de abril de 2024, foi a vez de mais cinco alunos terem a oportunidade de passar pelas mesmas experiências, também com três professoras acompanhantes. Tratou-se da segunda mobilidade que aconteceu em Haniska, perto da segunda maior cidade da Eslováquia, Kosice, tendo como escola anfitriã a Základná škola, Haniska.
A terceira mobilidade realizou-se já perto do final do ano letivo 2023-24, entre os dias 27 e 31 de maio, à cidade de Césis, na Letónia, tendo a Skujenes pamat skola como escola anfitriã. À semelhança das mobilidades anteriores, o grupo foi constituído por mais cinco alunas do projeto e três professoras acompanhantes.
Em fases intermédias do projeto, a ESSA foi também escola anfitriã das escolas da Eslováquia e da Letónia, em novembro de 2023 e em março de 2024, respetivamente.
Nos dias 12 e 19 de outubro de 2024, realizou-se a quarta mobilidade envolvendo um outro grupo de cinco alunos e três professoras acompanhantes. O destino desta equipa foi a cidade de Esmirna, na Turquia, tendo como escola anfitriã a Mustafa Kemal Anatolian High School (Mustafa Kemal Anadolu Lisesi). Um novo país, com língua e cultura diferentes, uma nova escola e uma oportunidade de constatar as semelhanças e as diferenças entre dois espaços académicos, rotinas, procedimentos, regulamentos, práticas letivas que constituíram temas de debate e reflexão.
Entre as diversas atividades dinamizadas, destaca-se a visita às ruínas da cidade antiga de Éfeso, património da Humanidade pela UNESCO e um lugar fascinante pela sua história e grandiosidade, ao Museu Arqueológico de Éfeso e à Casa de Maria.
Os alunos participantes foram acolhidos por famílias de alunos turcos da escola secundária anfitriã o que resultou numa experiência estimulante e enriquecedora, dado o bom entendimento entre os anfitriões e os alunos.
A quinta e última mobilidade realizou-se recentemente, entre os dias 10 e 14 de março, tendo a escola secundária I.E.S. Enrique de Arfe, de Villacañas, Toledo, Espanha como escola anfitriã e na qual participaram dez alunos do projeto.
Foi uma semana inesquecível, plena de atividades, algumas das quais com um foco especial sobre o rio Tejo, que banha as três cidades, não esquecendo uma quarta que é Aranjuez, onde também estivemos.
Em todas as mobilidades, os alunos portugueses participantes contribuíram para a divulgação do projeto TEAMS, nomeadamente apresentando os trabalhos que realizaram com vista à exploração dos diversos temas. Para além deste facto, o conjunto diversificado de atividades preparadas pelas escolas anfitriãs foi planeado e concretizado no sentido de ir ao encontro dos objetivos contemplados na candidatura do nosso projeto, de acordo com os requisitos apresentados nas normas relativas aos projetos Erasmus +.
Foi, efetivamente, muito gratificante e motivador verificar a forma como os diversos grupos de alunos se envolveram no espírito Erasmus+ e partilharam intensamente as novas experiências, enriquecedoras para o seu futuro e propiciadoras de boas memórias que, certamente, irão perdurar.
Maria Cristina Ruivo da Silva
(coordenadora do projeto Erasmus+ TEAMS)
Agrupamento de Escolas nº 1 de Abrantes,
Escola Básica e Secundária Dr. Solano de Abreu