Embaixo da Cidade

Projeto Embaixo da Cidade (EA)

O projeto EA foi uma iniciativa de alunos da graduação em Geofísica-USP para divulgar a aplicação de métodos geofísicos na investigação do substrato terrestre. Um conhecimento mais abrangente do espaço físico, do substrato inclusive, é importante em diversas esferas de decisão, de interesse público e/ou privado. O objetivo preliminar do projeto foi preparar uma apresentação na II Virada Científica da USP, denominada “Geofísica Aplicada, Áreas Contaminadas e a Escolha de um Imóvel”. Nessa instalação interativa-participativa foi apresentada uma distribuição de áreas contaminadas no município de São Paulo, com os participantes fornecendo o CEP de moradia ou trabalho para verificar como esses elementos do espaço físico-cultural se sobrepõem. Ainda nessa sessão, animações time-lapse foram apresentadas mostrando como levantamentos geofísicos são realizados e como eles podem contribuir no estudo de áreas contaminadas.[Versão 0.0 do EA].

RAC-2015 Relatório de Áreas Contaminadas (PROCEU-12043-2015)

A preparação da versão RAC-2015 expandiu a cobertura então conseguida com a versão 0.0 do EA, agora tendo como base a relação de áreas contaminadas da CETESB, edição de 2015. Essa relação é disponibilizada em formulários (arquivos pdf), o que dificulta uma análise mais geral sobre a distribuição das áreas e a avaliação de casos em particular. A versão kmz foi elaborada por Felipe Lisbona Cavalcante (Geofisica, IAG-USP) e Pedro Henrique Freire Janzantti (Geografia, FFCLH-USP), bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com contribuição voluntária de Carla Mello Moreira (IAG-USP). O projeto foi coordenado pelo Prof. Carlos Mendonça (IAG-USP).

Time Lapse & Geofísica (PROCEU-1841-2016))

Esse projeto consiste em preparar animações para ilustrar procedimentos empregados em levantamentos geofísicos e na construção de imagens do substrato terrestre. Bolsista Túlio Cordeiro Bicudo (Geofísica-USP).