USF do Mar‎ > ‎1.1 Quem somos‎ > ‎

Missão

Os Cuidados de Saúde Primários são essenciais na resposta de proximidade aos cidadãos, devendo ser orientados para a obtenção de ganhos em saúde e melhoria da acessibilidade e equidade.

A USF do Mar terá por missão e responsabilidade, manter e melhorar o nível de saúde da população por ela abrangida, através da prestação de cuidados de saúde globais ao indivíduo e família, de forma personalizada, garantindo a acessibilidade, a continuidade, e a qualidade dos mesmos.

Desenvolverá intervenções centradas na pessoa, respectiva família e comunidade em que se insere, ao longo de todo o continuum de cuidados, desde o nascimento até à morte. Estas intervenções incluem a promoção de saúde, a prevenção da doença, a reabilitação e a prestação de cuidados aos indivíduos doentes ou que se encontrem nos estádios finais de vida.

Incrementará medidas de protecção e intervenções específicas dirigidas a grupos vulneráveis, nomeadamente ás crianças, aos idosos e pessoas com deficiências, abrangendo os diferentes contextos sócio-económico-familiares.

Pretende ainda desenvolver e contribuir para a investigação em saúde, participando activamente na formação dos diversos grupos profissionais nas suas diferentes fases, pré-graduada, pós-graduada e contínua.

Assim, irá desenvolver o seu trabalho baseado:

na orientação para a comunidade;
na flexibilidade organizativa e de gestão;
na simplificação de processos;
no trabalho em equipa;
na autonomia e responsabilização;
na melhoria contínua da qualidade;
na contratualização e avaliação.

Para isso, compromete-se a realizar periodicamente uma reflexão crítica sobre o desempenho da equipa e o cumprimento das metas a que se propôs, dispondo-se a alterar processos e rotinas, e a estabelecer medidas correctivas perante os eventuais desvios, e seus impactos nos resultados obtidos.