INÍCIO

NOTÍCIAS:  
INFORMAMOS QUE A SELEÇÃO DE 2020 ESTÁ SUSPENSA. QUANDO FOR POSSÍVEL NOVA SELEÇÃO, DIVULGAREMOS AMPLAMENTE.
EVENTOS:
SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO ONLINE- 
"A Cosmologia de 21 cm e o rádio telescópio BINGO".
Prof. Dr. Carlos Alexandre Wuensche. INPE
Data: 05/06/2020 (Sexta-feira)
Horário: 17:15 h

 

RESUMO:

A cosmologia do séc. XXI está vivendo uma  "Era de Ouro", com observações e modelos teóricos contribuindo para uma descrição do Universo em grande escala. A visão atual é que ele pode ser bem descrita pelo chamado modelo Lambda-CDM, mas alguns problemas em aberto desafiam a física e a cosmologia, entre eles a origem e as propriedades da chamada energia escura. As chamadas oscilações acústicas bariônicas (BAO), detectadas pela primeira vez em 2005,  são consideradas uma das sondas mais eficazes para entender as propriedades da energia escura. 

No entanto, dadas as implicações dessas medidas, é importante que elas sejam confirmadas em outros comprimentos de onda e medidos em uma ampla gama de redshifts. A banda de rádio fornece uma janela de observação única e complementar, através da emissão 21 cm do hidrogênio  neutro. A linha de 21 cm (1420 MHz) deslocada para o vermelho é medida em frequências menores, de modo que a frequência de observação é convertida diretamente em informação sobre o redshift da fonte. 

O radiotelescópio BINGO (BAO from Integrated Neutral Gas Observations) é um novo instrumento, projetado especificamente para observar BAO, mapeando uma banda de redshifts entre 0,13 e 0,45. Este seminário apresentará os fundamentos da cosmologia de 21 cm, dos BAO, do método de mapeamento de intensidade utilizado e descreverá o status atual de desenvolvimento do rádio telescópio BINGO, com o potencial de divulgação científico e capacitação de professores no cenário local.