CESiC‎ > ‎

Sobre a Especialização

A Pós-graduação Lato Sensu em "Sistemas Computacionais" tem como principal objetivo, o aprimoramento acadêmico, profissional e técnico-científico, contribuindo na formação de profissionais dos setores público e/ou privado, habilitando-os para o desenvolvimento de uma compreensão sistêmica do atual estágio de evolução dos sistemas computacionais em particular dos sistemas embarcados. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Formar profissionais das diversas áreas no desenvolvimento de sistemas computacionais; 
  • Difundir novos métodos e práticas na concepção de sistemas embarcados; 
  • Apresentar e discutir os procedimentos para uso das ferramentas computacionais aplicadas ao desenvolvimento de sistemas; 
  • Instrumentalizar os profissionais para a elaboração de projetos de hardware e software;
  • Formar consultores capazes de identificar problemas do cotidiano e propor soluções baseadas em sistemas computacionais customizados;
  • Contribuir para o desenvolvimento regional e para a articulação das instâncias locais com a política de Ciência, Tecnologia e Informação (C,T&I) do Estado da Bahia.

CARGA HORÁRIA: 360 horas

MODALIDADE: Curso de Especialização Lato Sensu

TIPO DE OFERTA: Aberto 

DATA DE INÍCIO: Agosto de 2013

HORÁRIOS: quintas-feiras e sextas-feiras (18:30 h as 22:30 h) e aos sábados (8:00 h as 12:00 h e das 14:00 h as 17:00 h)

VAGAS POR TURMA: 20 vagas

CERTIFICAÇÃO: 

A conclusão com aproveitamento dos módulos da estrutura curricular dará direito ao seguinte certificado: Certificado de Especialização em Sistemas Computacionais, com as prerrogativas que o título produz.
O curso será encerrado com a produção de um artigo, seguindo normas de periódicos indexados, submetidos à revistas na área ou à Congressos Internacionais, os quais devem ser submetidos à avaliação pelo Colegiado do Curso da Especialização. Essa atividade não está incluída na carga horária total, conforme estabelecido no Art. 10 da Resolução CNE No 01, de 03/04/2001 e no Art. 4° da Resolução CONSEPE 201/2011.

METODOLOGIA DE ENSINO:

O curso prevê uma carga horária de 360 horas, distribuídas em sete (07) módulos temáticos, sendo desenvolvido na modalidade presencial e utilizando o aprendizado pró-ativo baseado na Metodologia PBL (Problem Based Learning) com orientação à projetos. Também serão utilizadas aulas dialógicas, análise e avaliação de casos, atividades práticas, seminários e trabalhos em grupo.