Início

       A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas – SEDUC-AM desenvolve o Projeto Rede de Letras por intermédio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais – DEPPE, mediado pela Gerência do Ensino Fundamental – GENF I e II.

   O Projeto Rede de Letras busca oportunizar o contato dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), da Rede Estadual do Amazonas, com obras literárias que despertem o prazer da leitura e posteriormente o da escrita, focando na compreensão e na interpretação para o entendimento consciente e crítico do educando, fazendo do ato de ler uma ferramenta essencial para a formação cidadã.

     Atualmente, tem-se observado que as atividades de leitura e escrita, cada vez mais, tem sido crescentes nas escolas públicas, isso influenciou na criação do projeto, como mais um dos projetos que a SEDUC vem desenvolvendo em suas escolas para incentivar a leitura. Nesse contexto, o Rede de Letras figura como importante suporte acadêmico que disponibilizou cerca de 800 mil obras literárias, divididas em 59 títulos, abrangendo assuntos que atendem ao público alvo, estudantes do Ensino Fundamental do 1º ao 9º Ano, cujos conteúdos estão em consonância com a Matriz Curricular de Língua Portuguesa. Estas obras foram distribuídas para toda a Rede Estadual, subdivididas em “kits” e por Ano escolar, as mesma estão sendo utilizadas pelos professores.

    Outro ponto importante para o fortalecimento do Projeto Rede de Letras é a Formação Continuada, atendendo ao Art. 62 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/94, para os professores de Língua Portuguesa, sob a luz de práticas metodológicas de estudo de leitura e escrita, favorecendo a sequência didática, numa evolução de temas, tipos e gêneros textuais, presentes nas obras, disponibilizadas aos estudantes do Ensino Fundamental. Um bom exemplo de atividades de formação continuada foi o I e o II Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas – ENPROLL.

      Dada a dimensão do Estado e a sua logística peculiar, para o desenvolvimento do projeto é necessários investimentos mais efetivos, com formação direcionada a todos os professores de Língua Portuguesa que atendem o Ensino Fundamental. Uma das ferramentas de auxílio será este site, que irá fornecer atividades complementares relacionadas às obras estudadas.

     Tendo como relevância fundamental a aproximação do universo escolar com a sensibilidade crítica e o espírito criativo do estudante, através de obras literárias de autores consagrados, cuja diversidade temática aproxima diversas áreas do conhecimento, que vão desde a preservação do meio ambiente, da ciência, da história, da cultura universal até os meandros do mundo de encantamento da literatura.

   Espera-se como resultado do desenvolvimento do Projeto Rede de Letras, que até o final do ano de 2016, os estudantes do Ensino Fundamental, tenham lido no mínimo 8 (oito) obras literárias, por meio da mobilização reflexiva sobre o uso dos livros disponibilizados conforme o ano escolar, contemplando esses processos com a produção de textos, contribuindo significativamente no trabalho com descritores em leitura e escrita.

 

 


Coordenação do Projeto Rede de Letras