Luz, câmera, ação...

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

Antoine de Saint-Exupéry

A luz é uma entidade física bastante curiosa e vem desafiando cientistas há séculos. Ora onda, ora partícula, ora os dois, é sempre complexo para os estudiosos tratá-la fora do mundo quântico. E nas escolas, o tema é apresentado aos estudantes no capítulo Óptica.

A Óptica é o ramo da Física que estuda a luz ou, de forma mais abrangente, a radiação eletromagnética. Este segmento científico explica fenômenos como a reflexão, a refração, a difração e a interação entre a luz e o meio.

A variedade de fenômenos luminosos que nos cercam é gigantesca, muitos deles passam despercebidos durante o dia, mas é inegável a importância dessa energia para o nosso cotidiano.

Cell

Por sua vez, a compreensão do processo de formação de imagens em diferentes superfícies, tanto em termos de materiais como em variedade de formas geométricas, nos fenômenos ópticos da refração e reflexão pode ser facilitada se for possível perceber sua ocorrência cotidiana.

Dessa forma, acreditamos que o registro fotográfico de fenômenos que fazem parte da nossa rotina vai aproximar um tópico acadêmico da experiência diária e, além disso, vai contribuir para a divulgação científica.

O que você acha? Você topa o desafio?

Vamos começar? Vai ser divertido!