Gestão Democrática- Encontro Preparatório

Publicado a 22/05/2017, 14:33 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 23/05/2017, 10:41 ]

Democracia na Educação, Educação para a Democracia:

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está discutindo a modernização da gestão democrática nas escolas públicas paulistas. A ideia é unir todos os interessados – estudantes, professores/gestores/servidores, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres. O objetivo do projeto é ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade.

Desda forma, realizamos no dia 17/05, um encontro preparatório com alunos, pais, grêmio, professores, funcionários, coordenadores e direção escolar, para que possamos realizar no dia 26/05 às 10 horas, um encontro local com toda a comunidade para ampliarmos nosso conhecimento sobre Gestão Democrática e encaminharmos sugestões para a Diretoria de Ensino e Secretaria da Educação.

Toda a comunidade é bem-vinda.








Debate entre as duas chapas que concorrem ao Grêmio 2017

Publicado a 12/05/2017, 14:56 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 12/05/2017, 16:13 ]

        O objetivo do Grêmio Estudantil é unir e movimentar os estudantes para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre a escola, comunidade e sociedade, sendo que eles representarão os demais estudantes da nossa Unidade Escolar, dessa forma, realizamos hoje uma assembleia com as duas chapas; UPA (Unidos Pelo Andronico) e MSA ( Movimento Social do Andronico), contamos com a participação dos alunos, professores, pais, ex-alunos, funcionários, coordenação e direção, onde todos puderam fazer perguntas às duas chapas, proporcionando assim mais um momento de democracia participativa.

    Boa sorte as chapas, e que possam realizar  princípios democráticos com significados a todos envolvidos nesta comunidade escolar.









ENEM

Publicado a 11/05/2017, 12:57 por RENATO DO PRADO

Alunos e pais, fiquem atentos as datas do ENEM:

As inscrições abriram no dia 08 de maio e vão até ás 23h: 59min do dia 19 de maio. São esperadas mais de 7.000.000 de candidatos este ano.

Enem 2017 inscrições para os milhares de candidatos que realizarão a prova nacional que oportuniza acesso ao ensino superior brasileiro e português.

O Enem garante várias formas de seleção e uma delas é para o Sisu, Sistema de Seleção Unificada; que seleciona candidatos para as diversas universidades e institutos federais de educação no País.

Enem 2017 inscrições

As inscrições para o Enem 2017 serão disponibilizadas neste link, que é o órgão responsável pela organização e aplicação do Exame Nacional, no início do próximo ano.

Alteração Enem

O Ministério da Educação sinaliza que o Enem será mais avaliativo que seletivo para as próximas edições; pois ele não foi criado para selecionar alunos para a educação superior; mas para avaliar o Ensino Médio e propor melhorias para o segmento.

O que cai no Enem?

Conforme informações do Inep, serão quatro áreas de abrangência no Enem que são:

-Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;

-Matemática e suas tecnologias;

-Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;

-Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Por que fazer o Enem?

Abaixo para que servem as notas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, até a edição de 2016, de acordo com o Inep:

-Vagas no Sisu edição 2017: Pela nota no Enem o aluno disputará vagas em universidades públicas através do Sisu; Sistema de Seleção Unificada. Conheça o Sisu, e como o candidato usa a nota do Enem para concorrer em universidades públicas brasileiras.

-Bolsas pelo Prouni: A nota do Enem valerá também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas que oferecem Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Conheça o Prouni.

-Financiamento Fies: Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. Esse programa possibilita financiar a graduação e pagar depois que terminar o curso.

-Vagas no Pronatec: Cursos Técnicos Gratuitos nos Institutos Federais. A nota no Enem valerá também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. Serão duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

-Certificado do Ensino Médio: Para o candidato maior de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano; e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio; poderá até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse um Exame Supletivo e essa opção deverá ser informada no momento da inscrição junto ao Enem.

Notas de corte e Instituições mais procuradas no Sisu

Acesse aqui as Instituições mais procuradas no Sisu;

Acesse aqui os cursos que mais receberam inscrições para o Sisu e as respectivas notas de corte.

Veja as maiores notas de corte para o curso de Medicina.

Dicas de estudos Enem 2017:

-Acesse provas de outras edições do Enem para revisar seus estudos;

-Analise os temas de redações que caíram em outras edições do Enem;

–Dicas para redação nota 1000 no Enem;

-Acesse outras dicas para Redação do Enem.

Fuvest 2017 - Isenção/Redução de Taxa

Publicado a 05/08/2016, 13:21 por RENATO DO PRADO

As inscrições para o concurso vestibular FUVEST 2017 estão com as inscrições abertas para Isenção Total ou Parcial de Taxa de Inscrição e se encerra no próximo dia 12 de agosto.


A Fuvest disponibilizará o endereço de e-mail isentos@fuvest.br durante o período de 13 de junho (segunda-feira) a 11 de agosto de 2016 (quinta-feira), para receber e esclarecer dúvidas de interessados no processo de isenção de pagamento ou de redução do valor da taxa de inscrição para o Vestibular Fuvest 2017.


O candidato interessado em participar do processo deverá, inicialmente, acessar o site www.fuvest.br e, utilizando seu número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), cadastrar-se em "Usuários", caso não tenha se cadastrado na Fuvest anteriormente. No período de 13 de junho (segunda-feira) a 11 de agosto de 2016 (quinta-feira), deverá efetuar log on em "Usuários" e preencher o formulário, fornecendo os dados solicitados.


O formulário, preenchido por meio do site, impresso e assinado pelo candidato, e as cópias simples dos seus documentos pessoais e dos comprovantes da situação socioeconômica declarada, adiante especificados, deverão ser encaminhados em correspondência registrada, postada nos correios até 12 de agosto de 2016 (sexta-feira), em envelope endereçado a:

Código 01

FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular

Rua Alvarenga, 1945/1951 - Butantã

05509-004 - São Paulo, SP.


Resultado da solicitação:


Será disponibilizada no site www.fuvest.br, em "Usuários", até 19 de agosto de 2016 (sexta-feira), a consulta individual ao resultado da solicitação.



Para maiores informações acesse:


www.fuvest.br

Alunos e Professores marcam presença na OSESP

Publicado a 08/06/2016, 18:27 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 08/06/2016, 18:34 ]

As Oficinas são direcionadas a professores com ou sem conhecimento musical e oferecem oportunidade de contato com conteúdos musicais e tem como objetivo fornecer subsídios teórico-práticos para que o educador desenvolva atividades musicais em sua escola. Com temáticas amplas e focadas nas diversas necessidades identificadas ao longo dos anos, as Oficinas possibilitam contato com assuntos como música e inclusão, laboratórios para confecção de instrumentos, música vocal, entre outros.

O professor, durante a Oficina, terá a oportunidade de esclarecer questões sobre os temas trabalhados, aprender novas metodologias e aprimorar atividades destinadas a desenvolver o aprendizado musical dentro da escola.


A Oficina é constituída de módulo único presencial aos sábados, somado ao acompanhamento à distância, com carga horária total de 30 horas e certificada pela Secretaria de Estado de Educação.

Os professores participantes dos cursos do Programa Descubra a Orquestra na Sala São Paulo também podem se inscrever nas oficinas.

Para cada oficina serão oferecidas 60 vagas e o professor poderá se inscrever em mais de uma, com participação sujeita à disponibilidade de vaga.

 

A participação é gratuita com inscrição online obrigatória até 5 dias úteis antes da oficina e feita a inscrição,o professor pode levar até 80 alunos para assistirem a uma apresentação da Grandiosa Orquestra.

     

Projeto social do Itaú e o Grêmio realizam doações para a comunidade de Paraísopolis.

Publicado a 27/05/2016, 19:43 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 27/05/2016, 19:46 ]

O Estudar Vale a Pena (EVP), principal ação voluntária do Instituto Unibanco, busca estimular os jovens do Ensino Médio de escolas públicas a refletirem sobre os benefícios de concluir os estudos, contribuindo para que construam novas visões de futuro e valorizem o papel da educação na sua vida. Em sala de aula, no período noturno, os voluntários contam suas trajetórias de vida para os alunos, motivando-os e ajudando-os a perceber que é possível transformar a realidade.

A ação é desenvolvida por colaboradores do Itaú Unibanco e seus convidados, que passam por uma formação prévia e recebem o material para as aplicações nas escolas. O EVP faz parte do Programa Voluntários Itaú Unibanco.

Por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários estimulam a reflexão dos jovens sobre suas decisões de hoje e consequências futuras, os caminhos para dar continuidade aos estudos, a influência da educação na renda e empregabilidade e fatores relacionados ao mundo do trabalho, como comprometimento e dedicação.

Criado há mais de 5 anos, o EVP já impactou mais de 27 mil jovens de 221 escolas com a atuação de 4.404 colaboradores do conglomerado Itaú Unibanco e seus convidados, em seis estados: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, em parceria com as respectivas Secretarias Estaduais de Educação.

Aproveitando a visita a nossa escola, o grupo de voluntariado do projeto Estudar Vale a Pena (EVP) realizou uma doação de roupas e mantimentos para a comunidade de Paraisópolis, em parceria com o Grêmio da nossa escola.

Novos Amigos

Publicado a 16/05/2016, 14:29 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 27/05/2016, 19:44 ]

Todas as fotos foram registradas por nosso funcionário Stefano e tiradas na escola.

Recebemos , há um mês, a visita de quatro saguis,da espécie “Tufo Branco”, eles passeiam por nosso bosque e embelezam mais ainda nossa escola,portanto pedimos respeito e cuidado com esses novos “amigos”,pedimos que não os alimentem e nem brinquem com eles,simplesmente apreciem,contemplem...

O sagui é o macaco de menor porte existente na Natureza; é também denominado mico e integra a família Callitrichidae. O termo em português provém da língua tupi. Ele tem o rabo comprido, sua cabeça é extensa e ampla; as unhas apresentam o formato de garras, embora o polegar tenha uma configuração distinta e não se separe dos demais.  Este animal é portador de 32 dentes: oito incisivos, quatro caninos, doze pré-molares e oito molares.

São criaturas estritamente selvagens, portanto não devem ser mantidas como animais de estimação. Os maiores atingem uma média de 20 centímetros e o menor mede cerca de 11 centímetros, e é conhecido como Sagui leãozinho. Eles habitam, normalmente, as matas da 

América Central e do Sul. Das 35 espécies identificadas, 25 vivem em território brasileiro.

Estes animais são geralmente encontrados em grupos, abrigados em arbustos, pois são dotados de unhas aguçadas e de incomum desenvoltura, recursos que lhes permitem subir em árvores sem qualquer problema. Já o rabo, desproporcional em relação ao seu tronco, não lhes confere a habilidade de outros primatas para suspendê-los nos ramos; eles exercem somente a função de equilibrá-los.

Nossos novos amigos

Bichos deveras habilidosos e arteiros, eles se sustentam sobre quatro patas, pulam com incrível destreza, soltam guinchos e assobios discernidos a grandes distâncias, preservam costumes exercitados à luz do dia e têm o hábito de ir à terra somente para caçar insetos e procurar água.

Seus pelos podem ser pretos, castanhos, brancos, dourados e prateados. Eles adoram ter sua pelagem alisada por meio de escovas dentais não usadas, pois se entrosam muito bem com os humanos, ocultando-se em seus cabelos e andando através de seus ombros. Mas é importante não se deixar iludir por seu jeito aparentemente tranqüilo, pois são instáveis e podem, repentinamente, cravar os dentes em alguém sem nenhum motivo concreto.

O sagui tem uma vida social semelhante à das formigas, pois ele se organiza em coletividades lideradas por um casal. Estes animais são fiéis aos seus parceiros e lutam pelo comando do bando por meio de lutas acirradas. Machos e fêmeas têm funções distintas; eles defendem o grupo e elas se alimentam primeiro que seus pares.

São os pais que ensinam seus filhos a realizar as refeições, exercendo também o exemplo nas tarefas de acasalamento, caça e tratamento das crias. Quando estão presos, estes bichos necessitam primeiramente observar como seus proprietários comem, para depois reproduzir o seu comportamento.

Livres, eles se alimentam de insetos, répteis, mamíferos minúsculos, aves, lesmas, ovos, determinados vegetais, frutas e a goma dos arbustos. No cativeiro eles preferem bolinhas de carne produzidas com apenas 1 cm, em dias revezados.

Em liberdade eles preservam a vida por pelo menos 10 anos; na prisão eles têm uma existência mais prolongada, que pode durar até 18 anos. Aos 3 anos eles já atingem o necessário amadurecimento sexual. O acasalamento ocorre quando o par está sozinho em um habitat tranqüilo, desprovido de seres humanos. A fêmea pode se reproduzir novamente dois dias depois de dar à luz, gerando novos filhotes a cada 6 meses.

Fontes:
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/sagui.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_outros/outros_enciclopediasagui.htm

 



Google visita Andronico

Publicado a 12/04/2016, 12:39 por RENATO DO PRADO   [ atualizado a 27/04/2016, 10:19 ]


A Plataforma é a mesma que existe hoje para usuários do Google, mas terá um formato adaptado às necessidades da Educação, portanto, com essa parceria, a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, terá acesso gratuitamente à um pacote personalizado da suíte Google Apps para a Educação.
Para firmar esta parceria, em nossa escola, recebemos a presença do Sr. Rodrigo Vale,representando a Google e os PCNP's da Diretoria de Ensino-Região Centro Oeste, os quais contribuíram para a criação do nosso site.
Aguardem, pois acreditamos que, com essa grande parceria, teremos novidades para nossos alunos e professores.
Na foto, da esquerda para a direita: Rodrigo Vale,Professor Coordenador Vinicius,Professor Coordenador Renato,Diretora Rosângela,PCNP Luciane,PCNP Wellington,PCNP Jacqueline.

Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
A Plataforma@Estadao no Twitter
Siga @Estadao no Twitter

1-8 of 8