6º Seminário dos Profissionais Educadores …Semeando ideias… Valorizando práticas...

Publicado a 28/02/2018, 09:46 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO

 

 

A Diretoria de Ensino Região Centro Oeste compartilhou nos dias 26 e 27 de outubro de 2017, os trabalhos realizados nas Escolas, durante o “6º Seminário dos Profissionais Educadores …. Semeando ideias…. Valorizando práticas...”, o tema desta edição foi Resiliência e Empoderamento:  vencendo os desafios da sociedade do conhecimento”.

 

Figura 1 -  A mesa solene contou com a presença da Profa. Oneida T. Fioriti – Dirigente Regional
D.E. Centro Oeste e da Profa. Rosangela Aparecida de Almeida Valim – CGEB.

No evento realizado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP), localizado no bairro de Perdizes em São Paulo – SP, os profissionais da educação socializaram e prestigiaram as boas práticas de gestão e docência, demonstrando que a valorização da produção individual e o fortalecimento do trabalho coletivo da Escola, resultam na melhoria das aprendizagens de nossos alunos e consolidam   o comprometimento na formação e na transformação do processo educacional.


Figura 2 – Profa. Oneida Fioriti, Profa. Rosangela Valim e Jacqueline Arruda.

 

            A E.E. Ministro Costa Manso foi representada pelas Professoras. Edylene Alves Cardoso Boccoli e Maria Graziela Alvarenga dos Santos, que apresentaram os Projetos “Matemática & Geografia” e “Viagem pelo Acelerador de Partículas” (em anexo), respectivamente.

 

Figura 3 – Os Educadores que apresentaram os Projetos desenvolvidos nas Escolas.

 

Segundo a Professora. Edylene Alves Cardoso (Matemática), o Projeto “Matemática & Geografia”, foi implementado na escola para que os alunos se aproximassem da ferramenta matemática presente nos demais componentes curriculares, e que os conceitos fossem construídos a partir de situações problema do cotidiano, portanto resolveu criar o projeto em titulado MAT&GEO, em parceria com o Professor Rogério Zirondi (Geografia).

 

Figura 4 – Logotipo da Disciplina Eletiva “MAT & GEO”.

 

O Projeto foi oferecido na escola como Disciplina Eletiva, e os alunos escolheram para compreender, enfrentar, modelar e resolver situações problema, na superação das defasagens no que diz respeito a Matemática.

 

Figura 5 – A Profa. Edylene Alves Cardoso Boccoli durante a apresentação do trabalho.

 

O trabalho “Viagem pelo Acelerador de Partículas” apresentado pela Profa. Maria Graziela Alvarenga dos Santos (Física), surgiu da necessidade de ensinar, os alunos do Ensino Médio, a Física das Partículas Subatômicas, a ideia foi construir um jogo de tabuleiro para ajudar no aprendizado, pois é um conteúdo complexo, neste contexto, o lúdico se tornou uma importante ferramenta introdutória e que despertou o interesse dos adolescentes pelo tema.

 

Figura 6 – Disciplina Eletiva “Qui-Brincando com a Física”.

 

Em 2014, um grupo de alunos da E.E. Ministro Costa Manso participou do evento Masterclass., evento do Instituto de Física Teórica da UNESP de São Paulo. Na Disciplina Eletiva “Qui-Brincando com a Física”, em parceria com a Profa. Silvia Schuster (Língua Portuguesa), um grupo de três alunos, decidiram elaborar um jogo para replicar o que aprenderam. O jogo foi um sucesso e o Projeto foi apresentado no WCPE (World Conference of Physics Educations) 2016, que foi realizada na Universidade de São Paulo.

 

Figura 7 – O Prof. Marcelo de O. Léo (Coordenador Geral) prestigiou as apresentações dos trabalhos.

 

Os trabalhos apresentados pela E.E. Ministro Costa Manso no 6º Seminário dos Profissionais Educadores, teve como objetivo registrar, compartilhar e difundir as práticas bem-sucedidas, adotadas no Programa Ensino Integral, além de promover o Protagonismo, despertando o interesse pelo estudo, mostrar que a escola pode oferecer meios para ajudar na concepção e realização de projetos, contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmica e profissionalmente.

  

Programa “Montando Sua Carreira” JASP/ Westen Union

Publicado a 27/02/2018, 08:11 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO

                 A Junior Achievement São Paulo1 em parceria com a empresa Westen Union2 realizou, nos dias 24 (alunos da 2ª série A), 25 (alunos da 2ª série C) e 26 outubro(alunos da 2ª série B), na E.E. Ministro Costa Manso o Programa “Montando Sua Carreira”, por meio de um jogo no computador, motivando e despertando nos alunos a escolha para as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática).

 

Figura 1 – O Prof. Marcelo de O. Léo com os voluntários da Westen Union.


          Na atividade 1 “Oportunidades não faltam”, os alunos revisaram os fatores a serem considerados ao pesquisar carreiras em alto crescimento: interesses pessoais, níveis de formação e treinamento e ambiente de trabalho, ou seja, aumentaram a conscientização de carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), além da conexão inicial entre o que os interessam, o que estão estudando na escola e as oportunidades disponíveis em carreiras de alta demanda.


Figura 2 – Os alunos analisaram as informações e definiram as metas.

 

A atividade 2 “Atue na Função”, a proposta foi que os alunos explorassem várias carreiras na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, participar de atividades simuladas de locais de trabalho. Teve como objetivo identificar as tarefas diárias, os ambientes de trabalho, os interesses e os níveis de formação para várias carreiras em alta demanda e reconhecer a importância dos vários fatores e planejamento na tomada de decisões na escolha profissional.

 

Figura 3 – Momento de leitura e auto avaliação.

 

Na atividade 3 “Etapas para o Sucesso”, os alunos começaram identificando possíveis trajetórias de carreiras, que se alinham com seus interesses, habilidades ambientes de trabalho preferidos e metas educacionais. Também aprenderam mais sobre as primeiras etapas ao iniciar a planejar suas futuras carreiras, ou seja, a formação e o treinamento necessário para seguir essas trajetórias.

Concluindo, o Programa “Montando Sua Carreira” contribuiu na Preparação Acadêmica dos alunos, pois teve como objetivo auxiliar a realizar o sonho de dar continuidade aos seus estudos após o Ensino Médio, orientando-o a tomar decisões conscientes em processos de escolha, ingresso e permanência em um curso de Educação Superior.

_______________________________________________________________________________________________________________

1A Junior Achievement é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada por um grupo de empresários, para promover programas de educação empreendedora, cuja missão é trabalhar a atitude empreendedora, possibilitando aos jovens estarem mais preparados para os desafios futuros.


2Western Union, é uma empresa multinacional que oferece serviços financeiros e de comunicação. Tem a sua sede nos Estados Unidos, em Greenwood Village, Colorado, e a sede de Marketing Internacional e Serviços Financeiros em Montvale, Nova Jérsei.

 


Homenagem ao Dia dos Professores

Publicado a 27/02/2018, 07:28 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO   [ atualizado a 27/02/2018, 07:52 ]

Em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado no dia 15 de outubro, o Professor Marcelo de O. Léo - Coordenador Geral – da E.E. Ministro Costa Manso, em parceira com os alunos Líderes de Turma, o Grêmio Estudantil e com o apoio do Banco Santander Brasil1 (Programa Escola Brasil2), elaborou algumas atividades com o objetivo de valorizar o Professor e demonstrar reconhecimento pelo seu trabalho.

 

Figura 1 – Professores, alunos e voluntários.

 

Inicialmente, foi realizada pelos alunos a leitura compartilhada de um texto refletindo sobre o Dia do Professor. Outra atividade para homenagear os Professores foi a apresentação de cartas pelos alunos que, voluntariamente, escreveram mensagens de agradecimento e prestaram uma homenagem a cada Professor.

Figura 2 – A homenagem prestada pelos representantes de turma aos Professores.

 

Foi organizada, junto à Direção da Escola, demais funcionários e os voluntários, uma recepção para os Professores nesta data comemorativa.

 

Figura 3 – A recepção em tributo aos docentes.

 

Ao final, foi sorteado um par de ingressos para o musical “Cantando na Chuva”, em cartaz no Teatro Santander, a proposta de promover um passeio cultural teve como objetivo homenagear e reconhecer o trabalho do Professor, por meio de uma atividade cultural. Todos os Professores receberam flores e uma lembrança alusiva ao evento.   

Figura 4 – Os Professores receberam uma lembrança e o Prof. Paulo Lodi foi contemplado com os ingressos.

 

A Homenagem dos alunos aos Professores da Escola Estadual Ministro Costa Manso proporcionada pela parceria com o Santander Brasil, por meio dos voluntários do Programa Escola Brasil.

 

Figura 5 – As voluntárias do Programa Escola Brasil.

 

A E.E. Ministro Costa Manso agradece a participação de todos os envolvidos no evento e em especial aos voluntários do Programa Escola Brasil do Banco Santander Brasil.

 

Figura 6 – A Profa. Amelia Enrietti e o Prof. Rogério Zirondi receberam a sacola da Bloomberg.

 

Os Professores e todos os alunos da escola receberam uma sacola “Make your mark” gentilmente oferecida pela Bloomberg Brasil3.

 

______________________________________________________________________________________________________________________________________

1O Banco Santander (Brasil) S.A. é a subsidiária do banco espanhol Banco Santander. Sediada em São Paulo, a operação brasileira entrou em atividade e, 1982 e é parte integrante do Grupo Santander, de origem espanhola, que é o principal conglomerado financeiro da Zona do Euro.

 

 

2O Programa Escola Brasil é a iniciativa de voluntariado corporativo do Santander Brasil. Por meio dele, os funcionários oferecem oportunidades estruturadas de exercício da cidadania, para que eles participem das mudanças necessárias na sociedade e também engajem outras pessoas nesse caminho.

 


 

3A Bloomberg lém de ser uma empresa global de informações financeiras e notícias, também investem em programas importantes de filantropia para melhorar a qualidade de vida ao redor do mundo e uma força de trabalho diversa e inclusiva. Como parte da Bloomberg Philanthropies, o programa de filantropia apoia causas e esforços onde acreditam que o bem maior pode ser alcançado.


3º iCloc Jovem Singularidades

Publicado a 26/02/2018, 10:54 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO

 

O Instituto Superior de Educação de São Paulo ISESP/Singularidades realizou em 07 de outubro de 2017, as atividades acadêmicas do “III ICLOC JOVEM”, a E.E. Ministro Costa Manso foi representada pelos Projetos ”Fabriqueta de Histórias – Do Fato À Ficção”, “MAT & GEO - Matemática na Geografia” e Que mundo é esse II?”, apresentações em anexo. 

 

Figura 1 -” Fabriqueta de Histórias – Do Fato À Ficção”.

 

Nesta edição os trabalhos foram apresentados no Instituto Singularidades - Rua Deputado Lacerda Franco, 88 e na Escola Estadual Fernão Dias - Av. Pedroso de Morais, 420, no bairro de Pinheiros em São Paulo.


Figura 2 – A Profa. Ana Lídia Santos e os alunos Débora Garrido, Kimberly Silva, Laís da Silva, Vitória Mendes e Marcus Vinicius Correia.

 

A Promoção do Protagonismo Juvenil, premissa do Programa Ensino Integral demostra que a escola por meios das Disciplinas Eletivas, ajudou na concepção e realização dos projetos de vida.  Ouvir, apoiar, orientar e acompanhar os alunos, despertando o interesse pelo estudo, contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmica e profissionalmente.

 

Figura 3 - “MAT & GEO - Matemática na Geografia”.

 

Outra premissa, a Difusão e Multiplicação, em que os profissionais se preocuparam em encontrar formas de registrar e favorecer o compartilhamento de boas práticas, difundindo positivamente o Programa Ensino Integral e as práticas adotadas.

 

Figura 4 – Os Professores Rogério Zirondi e Edylene Boccoli e os alunos Stefano Gil,  Bruno Proti e Diego Gil.

 

Segundo a aluna Laís Silva Araújo, da 2ª série, “A experiência foi extremamente importante, saí da minha zona de conforto e descobri novos horizontes. Evolui em quesitos como relações interpessoais, de observação de projetos cuja realidade é diferente da minha e está oportunidade contribuiu para a minha formação”.

 

Figura 5 – Os palestrantes receberam o Certificado de participação.

 

                A Direção da E.E. Ministro Costa Manso parabeniza os Professores e Alunos pelas apresentações dos trabalhos no 3º iCloc Jovem Singularidades.

_______________________________________________________________________________________________________________


O Instituto Singularidades foi fundado em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.


Premiação do V Festival de Cinema da Diretoria de Ensino Centro-Oeste

Publicado a 27/12/2017, 10:18 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO   [ atualizado a 27/12/2017, 10:19 ]


Pensando no uso do celular como uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a Diretoria de Ensino Região Centro-Oeste realizou o V Festival de Cinema da Centro-Oeste, que teve como tema “Respeito às Diferenças”.

 

Figura 1 – O convite do Festival de Cinema.

 

Ao desenvolver o assunto em sala de aula o Professor de Filosofia Marcio Aparecido Ferreira Pimentel, trabalhou os conceitos fundamentais como Preconceito, Discriminação e Racismo.

 

Figura 2 – A aluna Gabriela Almeida Paz da 1ª série representou o “candomblé”.

 

Os objetivos, entre outras coisas, foram tornar o aluno um cidadão crítico diante os problemas enfrentados atualmente na sociedade; ampliar e sistematizar os saberes prévios dos alunos sobre produção de vídeo, integrar o cinema e suas múltiplas linguagens ao contexto escolar e; ampliar as habilidades e competências leitoras e escritoras.

 

Figura 3 – As reuniões de alinhamento entre os Professores e Alunos para a produção do vídeo.

 

A produção Nós, Intolerantes Inconscientes?” (curta-metragem) foi desenvolvido pelos alunos da Escola, tendo em vista uma perspectiva interdisciplinar, concorreu na categoria “Jovem Cineasta”.

 

Figura 4 – O curta-metragem.

 

O trabalho foi realizado em parceria com a Professora Ana Lídia de Oliveira Santos (Sala de Leitura), fortalecendo o pensamento dialógico com o Professor de Filosofia Marcio Pimentel.

 

Figura 5 – Os Professores Márcio Pimentel e Ana Lídia Santos.

 

Durante a produção do vídeo, uma reflexão em grupo foi promovida sobre os diversos temas, que motivaram os alunos.


Figura 6 – Os bastidores da filmagem.

 

 E, a partir da análise do filme, foi proposta uma discussão a respeito do uso das novas tecnologias em sala de aula, além de discussões acerca do tema desenvolvido e como aperfeiçoar dentro da escola, do bairro e da vida.

 

Figura 7 – A produção realizada com as técnicas de iluminação.


Esse ano o Festival teve a parceria da EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, que auxiliou na formação dos professores e alunos para o desenvolvimento do projeto na escola.

 

Figura 8 – A Escola Britânica de Artes Criativas foi sede das formações.

 

      A premiação do V Festival de Cinema, aconteceu no dia 28 de setembro, no Cine Sesc Augusta que sediou o evento em grande estilo.

 

Figura 9 – O Cine Sesc Augusta foi o palco da premiação do Festival.

 

Além dos prêmios de melhor filme para 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria, o Festival premiou: Melhor direção, Melhor ator ou atriz, Melhor trilha sonora, Melhor roteiro e Melhor fotografia. Os vídeos foram postados no canal no site Youtube – CINEMA DECTO.

 

Figura 10 – A Diretora Oneida T. Fioriti e o Professor Coordenador Geral Marcelo de O. Léo prestigiaram o evento.

 

Hoje em dia ainda nos deparamos com casos de racismo, violência geradas por preconceitos de diversos tipos, desrespeito quanto à opção sexual, raça, gênero, crença e até mesmo com portadores de necessidades especiais e/ou doenças, síndromes, etc.

 

Figura 11 – A produção versou a respeito da intolerância religiosa.

 

Pensando no papel que a escola tem de formar alunos críticos e conscientes de suas responsabilidades, o Festival de Cinema 2017 apropriou-se das ferramentas tecnológicas para, entre outras coisas, transformar as informações em conhecimento e estruturar esse projeto com o propósito de unir o interesse dos alunos pelas novas tecnologias às discussões de como e quando usá-las na Escola.

 

Encontro de Boas práticas em Ferramentas Digitais

Publicado a 27/12/2017, 07:44 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO   [ atualizado a 27/12/2017, 07:46 ]


O Encontro de “Boas Práticas em Ferramentas Digitais” foi realizado no dia 25 de setembro, na Sede do Microsoft SP, localizada no Centro Empresarial Nações Unidas, e São Paulo, parceria da Associação Parceiros da Educação, com a Microsoft Educação.

 

Figura 1 – Professores e Alunos participantes do Encontro.

 

O objetivo do Encontro foi oferecer aos Professores e Alunos o conhecimento em diferentes ferramentas digitais, disponíveis na Plataforma Microsoft, para o desenvolvimento de novos projetos relevantes na escola com o uso da tecnologia.


Figura 2 – A Profa. Ana Lídia com as alunas Luana e Tatiana.

 

No evento, de boas práticas sobre o uso de ferramentas digitais no dia a dia escolar, a apresentação da E.E. Ministro Costa Manso foi realizada pelas alunas Tatiana Z. Menez e Luana B. Fernandes – da 2ª série E.M., com o apoio da Profa. Ana Lídia de O. Santos.

 


Figura 3 – As alunas Tatiana e Luana durante a apresentação.

 

As alunas tiveram 12 minutos para apresentar o Projeto “O uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem” (em anexo) e mais 03 minutos para responder as perguntas das demais escolas participantes. Segundo o Coordenador Geral, da E.E. Ministro Costa Manso, Professor Marcelo de O. Léo: “O Projeto contribuiu para a flexibilidade na adoção de novas práticas e tecnologias (criatividade), além do Encontro na Microsoft proporcionar a difusão e o compartilhamento das boas práticas realizadas na Escola (replicabilidade)”


Visita dos Educadores da E.E. Reverendo Augusto Paes D'Ávila na E.E. Ministro Costa Manso

Publicado a 27/12/2017, 07:30 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO


No dia 20 de setembro a E.E. Ministro Costa Manso recebeu a visita da equipe da E.E. Reverendo Augusto Paes D'Ávila, da cidade de Praia Grande (D.E. São Vicente) representada pelo Diretor Mariovaldo Vitorini, pela Profa. Dilma Lima - Coordenadora de Área CNT, pelo Prof. Renildo Boaventura – Coordenador da Área de CHT, pelo Prof. Ademir Miranda e pela Sra. Ana Paula Cordeiro – Facilitadora da Associação Parceiros da Educação.

 

Figura 1 – Os Professores Marcelo de O. Léo(PCG) e Márcio M. Sandron (PCA CNT) recepcionaram os visitantes.

 

            O convite foi realizado após a apresentação do “Projeto Khan Academy na Escola: uma ferramenta didática nas aulas de Matemática”, pelos Professores Marcelo de O. Léo (Coordenador Geral) e Márcio M. Sandron (Coordenador de Área CNT), da E.E. Ministro Costa Manso, realizada na Casa do Saber, no mês de agosto.

 

Figura 2 - A Khan Academy é uma ferramenta (gratuita) para o aprendizado em Matemática.

 

A visita teve como foco a implementação e uso significativo da plataforma Khan Academy no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, o contexto da aplicação, o desenvolvimento do processo e a metodologia, além da apresentação dos registros e resultados.

 

Figura 3 – O Professor Marcelo de O. Léo(PCG) com a Equipe da E.E. Reverendo Augusto Paes D'Ávila.

 

            Os educadores da E.E. Reverendo Augusto Paes D'Ávila acompanharam a aula de Práticas Experimentais de Matemática na Sala Ambiente de Informática. O objetivo, com o uso da ferramenta, é tornar a experiência do aluno na plataforma cada vez mais significativa no ensino da Matemática.

 

Figura 4 - Os professores monitoram em tempo real o desempenho dos alunos por meio de relatórios.

 

            Na prática, os educadores podem intervir a cada nova aula para apoiar os alunos com dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo   assunto. O Projeto Khan Academy na Escola é uma iniciativa da Fundação Lemann. Para mais informações sobre a Khan Academy, acesse o site: http://www.fundacaolemann.org.br/khan-academy/


Figura 5 - A Khan Academy oferece ensino personalizado, reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda precisa praticar.

 

Enfim, as trocas de experiências permitem às equipes escolares aprender umas com as outras, aprimorando a prática pedagógica e o compromisso da equipe escolar para o aperfeiçoamento da educação pública.

 

Figura 6 - Difundir e compartilhar boas práticas, premissa do Programa Ensino Integral.

 

Dessa maneira, fica evidente a premissa Replicabilidade, que visa à transferência das metodologias comprovadamente válidas e passíveis de replicação entre as escolas do Programa Ensino Integral.

 

“Encontro com o Futuro 2017”

Publicado a 27/12/2017, 07:09 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO


No dia 15 de setembro de 2017, os alunos da 3ª série E.M.  da E.E. Ministro Costa Manso participaram do evento “Encontro com o Futuro” na Universidade São Judas Tadeu localizada no bairro da Mooca em São Paulo. O transporte (ida e volta) foi realizado em ônibus fretado pela Universidade e os alunos estavam acompanhados pelos professores.

 

Figura 1 – A recepção dos alunos na entrada do evento “Encontro com o Futuro”.

 

Foram realizadas palestras, visitas monitoradas às salas de aulas, biblioteca, laboratórios e estúdios de Rádio e TV, júri simulado, informações sobre os cursos, oficinas, atividades práticas, exposições de projetos, maquetes, mostra de experimentos, orientação vocacional, entre outras inúmeras atividades especialmente preparadas para os alunos.


Figura 2 – Mundo Inscrições (inscrição gratuita para o vestibular).

 

Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de conversar com os docentes e obter informações sobre os cursos. Foram abordadas as perspectivas do mercado de trabalho, tendências em cada uma das áreas, grade curricular e atuação profissional. Os estudantes tiveram, informações sobre o amplo Programa de Bolsas oferecido pela São Judas.

 

Figura 3 – Os alunos visitaram as dependências da Universidade.

 

            Os alunos tiveram uma visão abrangente do ensino superior, que vai além da simples escolha de um curso, trata-se de algo muito maior: a construção da identidade do jovem por meio do estudo e do trabalho.

 

_______________________________________________________________________________________________________________


A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior brasileira fundada na cidade de São Paulo. A universidade possui cinco campus: O campus Mooca, bairro de origem da instituição, o campus Butantã, na Zona Oeste da cidade, o campus Paulista, no Centro, e os campus Santo Amaro e Jabaquara na Zona Centro-Sul. Os três últimos com início das atividades no ano de 2018. Em 2016, tornou-se uma das cinco melhores universidades particulares de Ensino Superior do país, segundo o MEC. A universidade oferece cursos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização, possuindo cerca de 20 mil alunos.


“Ensino Integral – Mais tempo na escola para estudar o quê?”

Publicado a 09/11/2017, 09:23 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO


O Jornal Folha de São Paulo publicou no dia 10 de setembro um Caderno Especial denominado “Escolha a Escola”, que abordou o Ensino Integral, cuja Reforma incentiva mas o sucesso depende da qualidade do currículo.

Participaram da matéria o Aluno da 3ª série Matheus Felipe Santos da Silva  e o Professor Coordenador Geral Marcelo de Oliveira Léo da E.E. Ministro Costa Manso.


Leia a matéria na integra em: http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/2017/09/10/48/


Cerimônia de Premiação da 12ª Edição Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2016

Publicado a 09/11/2017, 09:07 por MARCELO DE OLIVEIRA LEO

 

A Coordenação Regional da OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - do Município de São Paulo realizou a Cerimônia de Premiação da 12ª OBMEP 2016 no dia 26 de agosto de 2017, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CENFORPE) em São Bernardo do Campo – SP.


 

A convite da Coordenadoria Regional do Município de São Paulo OBMEP, a cerimônia contou com a presença do Prof. Márcio Monteiro Sandron, representante da E.E. Ministro Costa Manso, que recebeu o documento e o Kit constituído de material didático referente à premiação da escola na OBMEP 2016.


Figura 1 – O Prof. Márcio Sandron recebe o Certificado.

 

Foi uma confraternização dos medalhistas de ouro, prata e bronze, escolas e professores premiados do Município de São Paulo.

 

Figura 2 - Certificado de Menção Honrosa.

 

Alunos premiados da professora EDYLENE ALVES CARDOSO BOCCOLI:

BRAULIO BRISHEAN ROJAS CULLECA

BRUNO PROTI PISSARRA BAHIA

PIETRO DE ARAUJO

STEFANO GIL DA SILVA


Alunos premiados do professor MARCIO MONTEIRO SANDRON:

INAYE FRANCA MICHINDSKY DA SILVA

MATHEUS DAMASCENO DE SOUSA


Alunos premiados da professora MELISSA MITIE MIYASAKI:

GABRIELA BARRETO SANDI

ISABELLA DE OLIVEIRA SANTIFICETIN

LEONARDO CHICCOLA RODRIGUES

LUCAS SAMPAIO FULGENCIO

MARCOS PAULO C ANDRE DE MOURA

 

            Nossos cumprimentos a todos os Alunos e Professores pelo bom desempenho na 12ª edição da OBMEP – 2016, o resultado obtido por nossa escola, professores e alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2016 são mostras do esforço conjunto em torno da construção dos conhecimentos Matemáticos.


1-10 of 66