Semana de 21 a 25 de abril
Segunda-feira: Não haverá atendimento
Terça-feira: Não haverá atendimento
Quarta-feira: Não haverá atendimento
Quinta-feira: 9h - 12h e 13h-14h
Sexta-feira: Não haverá atendimento
Pedidos de Sobreposição de Horário, Cursar disciplina sem pré-requisito, Cursar disciplina concomitante com pré-requisito, Dispensa de disciplina por matéria equivalente, Trancamento de Inscrição em disciplina fora do prazo, enviar primariamente para integrantes da COAA.
Ana catarina de Oliveira Gomes (Presidente - IMA) - acog@ima.ufrj.br
Camila Ferreira de Sá Codeço (IF) - camilla@if.ufrj.br
Paula mendes Jardim (Poli/Metalmat) - pjardim@metalmat.ufrj.br
Ana Beatriz Furlanetto Pacheco (IBCCF-Bio) - biafp@biof.ufrj.br
Prof. Diego Holanda Saboya Souza (IMA) - diegosaboya@ima.ufrj.br
IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
Salvem suas CRIDs (Comprovante de Registro de Inscrição em Disciplinas), pois com ela vocês podem comprovar, em eventual erro do sistema, que estavam inscritos em uma determinada disciplina!!
Não deixem de entrar em contanto com seus orientadores. Confira seu orientador no SIGA, em dados pessoais, ou pela CRID!!
Todas as informações sobre políiticas estudantis da UFRJ, bem como a possibilidade de auxílio financeiro estão em: PR7 - Pró-reitoria de Políticas Estudantis
Surgem muitas possibilidades para bolsas, intercâmbios etc. que exigem CR mínimo. Os alunos devem ficar atentos para os prazos de trancamento etc. Já temos casos de alunos com impedimentos causados por "esquecimentos". Os alunos devem estar conscientes da responsabilidade, que surge pela primeira vez na vida, relativa ao gerenciamento da sua vida acadêmica.
1. Você deve ficar atento aos prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico!
2. Você deve imprimir o CRID. Ele é um documento que permite corrigir posteriores erros do sistema.
3. Quando você enviar um email à secretaria (secretaria@nano.ufrj.br), você deverá receber, em um prazo de 48 horas, uma resposta. A resposta pode ser uma curta mensagem, como, "recebido e será analisado, entraremos em contato em n dias".
Caso você não receba qualquer resposta, você tem a permissão e o dever de enviar a mensagem original novamente; agora, com cópia para os emails pessoais do coordenador e/ou da secretária. (seja preciso ao contabilizar o tempo!)
Esta regra, que nos impõem organização, implica também cuidado com o Calendário Acadêmico de sua parte. Se determinado prazo se encerra na sexta-feira 17h, você deve nos enviar o pedido até quarta-feira 17h. Ao perder este prazo, será sua tarefa contactar-nos em caráter emergencial (o SIGA não tem carências).
4. Cuidado com a intenção de se inscrever em uma turma para frequentar outra. O Instituto de Física tem sido intransigente, e poderemos ter casos de total prejuízo ao aluno, mesmo com a concordância do professor da turma frequentada, pois o poder sobre o aluno está totalmente com a coordenação do instituto responsável.
Orientações sobre as IPNs (Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia)
Os planos de trabalhos das IPNs devem ser aprovados antes do início da mesma, portanto, é dever do discente enviar o formulário para aprovação à secretaria a fim de que seja submetido à análise dos respectivos professores de cada área.
Após o cumprimento da IPN pelo discente, o Professor Orientador, que possui matrícula SIAPE da UFRJ, enviará para a secretaria o registro de avaliação de R.C.C com o grau (nota) da IPN realizada pelo discente.
Ao final de cada período letivo, os alunos deverão fazer uma apresentação (em torno de 15 min) de seu trabalho de IPN para uma banca composta por membros da comissão de coordenação e/ou NDE, que atestarão o desenvolvimento do trabalho na área de nanotecnologia. Estarão liberados da apresentação somente aqueles que comprovarem, mediante certificado, que o trabalho da IPN foi apresentado, pelo próprio e como primeiro autor do trabalho, em um evento de divulgação científica.
Cumprida as etapas anteriores, a nota da IPN será lançada no SIGA pela secretaria. Recomenda-se a conclusão da disciplina no período que compreende um semestre letivo, porém admite-se casos que extrapolem esse tempo devido às peculiaridades da disciplina.
O curso de Nanotecnologia não possui Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), portanto, as IPNs são muito importantes para a formação do aluno na área proposta pelo curso e para isso, alguns critérios têm que ser seguidos por todos os alunos a fim de dar maior qualidade à formação:
a. É fundamental que as pesquisas sejam feitas em locais diferentes a fim de trazer novos e diversos conhecimentos, por isso limita-se a duas IPNs por unidade e uma por Professor(a).
b. As IPNs devem apresentar assuntos desvinculados, portanto os alunos não poderão utilizar o mesmo projeto para a realização de mais de uma IPN, mesmo que seja assinado por diferentes professores. Por exemplo: Obtenção e/ou caracterização de um nanomaterial para aproveitamento em uma determinada IPN; e caracterização do mesmo nanomaterial para aproveitamento em outra IPN.
Os membros da comissão de coordenação e NDE também avaliarão propostas de diversos projetos submetidos por outros professores nas suas respectivas áreas, a fim de manter o cadastro dos projetos no banco de dados de IPNs para consulta dos alunos. Os Professores interessados deverão enviar as propostas para o e-mail da secretaria e os respectivos projetos serão divulgados no site da secretaria https://sites.google.com/a/nano.ufrj.br/secretaria-online/ e em breve também no site nano.ufrj.br.