EscolaP2P‎ > ‎

Rituais

Na história da humanidade, a utilização de elementos naturais (fogo, terra, água, ar, plantas, animais etc) é inato a crenças, costumes, tradições de povos originários como forma de manter um contato com o Divino.

Essa sabedoria reconhece a Natureza como fonte originária do equilíbrio, conhecimento, poder e saúde. 
A essa “fonte original” damos o nome de XAMANISMO. Atualmente, pode-se defini-lo como a mais antiga prática filosófica, espiritual e de cura da história. Tais ensinamentos vem sendo cada vez mais reconhecidos como uma forma distinta de interagirmos com o mundo que nos rodeia. 

É dito por muitos povos originários que “tudo é Sagrado”. E, como tudo é Sagrado, o Sagrado (Deus) está em tudo ao nosso redor. Desta forma, o Xamanismo nos remete a refletir que o Ser humano é parte integrante da Natureza. Não há separação entre o mundo espiritual e material. 

O índio não acredita no sobrenatural porque não conheçe essa divisão entre natural e sobrenatural. É tudo uma coisa só, físico e espírito. O mundo espiritual deles, algo misterioso e milenar, simplesmente os rodeia. É tangível. Não dá para explicar mais do que isso... 

O xamanismo não é uma religião nem tanto uma seita, mas está intimamente ligado as manifestações espirituais do homem e a ligação perdida com o mundo que nos cerca. Não há dogmas a seguir. A única regra básica é seguir o caminho do coração sempre respeitando a Criação e todas as criaturas através da ligação com as forças da natureza. 

Esse é um caminho que só pode ser realmente conhecido através da própria experiência, as palavras se tornam muito limitadas para falar de experiências tão abstratas e pessoais.

É pelas vivências e práticas xamânicas chegamos a indelével percepção de que temos um líder a ser seguido. As instruções dessa liderança são simples e diretas, obtidas através da atenta observação dos movimentos cíclicos e sábios da Vida. Esse líder é o nosso Coração.
Cada atitude colocada em prática, é uma ação que resulta em reações que jamais se extingue. O que você faz ecoa na eternidade.

Aho Mitakuye Oyasin - Obrigado por todas as nossas relações e a todas as manifestações de vida na natureza.

Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um. Namastê