Templo-Escola do conhecimento natural

A perspectiva Construtivista-Freiriana promove uma abordagem dos temas pedológico-ambientais com base não apenas na simples transmissão do conhecimento, mas também da investigação, da experimentação e do resgate e valorização do conhecimento prévio das pessoas. A abordagem de aspectos que são familiares e conhecidos das pessoas, possibilitando uma aprendizagem significativa, embute em si um grande potencial para consolidar mudanças de valores e atitudes, efetivando uma consciência ambiental e planetária.

Se entendermos que todos os seres estão indissoluvelmente inter-relacionados, veremos que beneficiar ao próximo significa beneficiar a si mesmo.
Quando libertamos a outros seres viventes, também nos libertamos.

Vamos cultivar o amor e a compaixão, os quais dão sentido a vida verdadeira.  É simples. Seu templo é o coração. Seu ensinamento é o amor e a compaixão. Seus valores morais estão amando e respeitando os outros, sejam eles quem forem,  um leigo ou um monge.

Todas as criaturas formam a unidade de uma só Família. Nenhuma religião é superior à Verdade. A miséria de alguém é necessidade e miséria de todos os seres. A liberdade de pensamento é princípio sagrado. Guerra é crime contra a Humanidade. Ninguém faz favor em ajudar seu semelhante. O que temos em excesso está faltando a alguém. Os doentes (físicos ou mentais) devem viver protegidos pelos sãos.