Menu Principal



https://goo.gl/forms/NXEOoS08EsV9Gmvu1
 
Formulário de Inscrição para a VI IFTech
           

A ONU adotou 2018 como o Ano Internacional da mulher rural. Assédio sexual, violência e discriminação contra as mulheres capturaram as atenções e o discurso público, com crescente determinação em favor da mudança. As mulheres rurais e suas organizações representam um potencial enorme e, atualmente, estão se mobilizando para reclamar os seus direitos e melhorar seus meios de vida e bem estar. Utilizam métodos agrícolas inovadores, criam negócios exitosos e adquirem novas habilidades, lutam por direitos legais e se apresentam como candidatas políticas. Podemos aprender com elas (ONU, 2018).

    O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 8 diz: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. No entanto, muitos direitos trabalhistas, conquistados com muita luta, foram perdidos nos últimos anos, independentemente de gênero. Estas questões permeiam o campo da formação técnica e o mundo do trabalho, seja urbano ou rural, e por isso devem ser debatidas.         Neste ano de 2018, além de discutirmos essas relevantes questões, durante a VIII Jornada Científica (JoCIF) e VI Feira de Inovação Tecnológica (IFTech) comemoraremos os 10 anos do IFPR e do Campus Curitiba!


    Assim sendo, o campus Curitiba do IFPR propõe como tema da VIII Jornada Científica (JoCIF) e VI Feira de Inovação Tecnológica (IFTech) “Mundo do trabalho: questões de gênero e demais desafios da formação técnica”.

    Convidamos você para apresentar seus projetos de pesquisa, extensão e inovação e participar ativamente nas mesas redondas e demais atividades previstas. Vamos mostrar que aqui no IFPR plantamos sementes que produzem ciência sob a forma de pôsteres e de apresentações orais/relatos de experiências (pré-selecionados), que contemplem os Eixos Tecnológicos:

1. Ambiente, Saúde e Segurança;

2. Apoio Educacional;

3. Controle e Processos Industriais;

4. Gestão e Negócios; Hospitalidade e Lazer;

5. Informação e Comunicação;

6. Infraestrutura;

7. Produção Cultural e Design.