Curiosidades

Itens da página:

Demonstração da fórmula de Bhaskara
Trigonometria
logaritmo
Número de Euller
Tábua de logaritmos

número de euller2.pdf

O Triângulo de Pascal.pdf

A História do π.pdf

Demonstração da Fórmula de Bhaskara

Muitas vezes lidamos com uma fórmula matemática sem ter a ideia de como se chegou a tal modelo matemático. Vamos ver agora uma demonstração da fórmula de Bhaskara, ou seja, como se chega à fórmula para resolver equações do 2º grau.
Considere uma equação do 2º grau do tipo:


Por Marcelo Rigonatto

 Trigonometria

Aplicações da trigonometria 

Existem diversas aplicações da trigonometria e das funções trigonométricas. Por exemplo, a técnica da triangulação é usada em astronomia para estimar a distância das estrelas próximas; em geografia para estimar distâncias entre divisas e em sistemas de navegação por satélite. As funções seno e cosseno são fundamentais para a teoria das funções periódicas, as quais descrevem as ondas sonoras e luminosas.

Campos que fazem uso da trigonometria ou funções trigonométricas incluem astronomia (especialmente para localização de posições aparentes de objetos celestes, em qual a trigonometria esférica é essencial) e portanto navegação (nos oceanos, em aviões, e no espaço), teoria musical, acústica, óptica, análise de mercado, eletrônica, teoria da probabilidade, estatísitica, biologia,equipamentos médicos (por exemplo, tomografia computadorizada e ultrassom), farmácia, química, teoria dos números, (e portanto criptologia), sismologia, meteorologia, oceanografia, muitas das ciências físicas, solos (inspeção e geodésia), arquitetura, fonética, economia, engenharia, gráficos computadorizados, cartografia e desenvolvimento de jogos.

O Logaritmo

Logaritmo (do grego: logos= razão e arithmos= número) – por se tratar de uma série aritmética de razões numéricas. Fontes: F. V. P. da Fonseca e Hugo Gouveia

John Napier (ou Neper), não era matemático profissional. Era um proprietário escocês, Barão de Murchiston, que administrava grandes propriedades e escrevia sobre vários assuntos. Só se interessava por certos aspectos da matemática, particularmente sobre trigonometria e computação. Napier conta que trabalhou em sua invenção de logaritmo por 20 anos antes de publicar seus resultados...com o objetivo de simplificar a computação, especialmente de produtos e quocientes...Ele foi o primeiro a publicar, mas ideias semelhantes foram desenvolvidas na Suíca por Jobst Bürgi mais ou menos no mesmo tempo...

Fonte: História da Matemática (Carl B. Boyer)

No link abaixo, um pouco sobre Napier

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm17/napier.htm

Ċ
tania.silva@ifpr.edu.br,
8 de mar de 2014 01:50
Ċ
tania.silva@ifpr.edu.br,
30 de set de 2013 15:22
Ċ
tania.silva@ifpr.edu.br,
18 de set de 2013 12:51
Comments