Ruben Moreira, ECG-206 da Belavista, distinguido pelo Município de Setúbal

Publicado a 19/06/2012, 02:57 por Escoteiros - Região Além do Tejo   [ atualizado a 12/11/2012, 10:24 ]

A chefia da Região Alem do Tejo esteve presente, no passado dia 15 de Junho de 2012, no Largo Zeca Afonso, para apoiar e destacar a Distinção que o Município de Setúbal atribui ao ECG - Ruben Moreira do Grupo 206 da Belavista.

O Município de Setúbal, consciente do papel dos jovens na construção de uma cidadania ativa e consequentemente de uma sociedade mais justa e solidária, irá homenagear os jovens que mais se destacaram durante o ano em curso e que constituem um bom exemplo e referência a seguir pelos outros jovens.

Tendo o referido Município conferido a honra desta distinção a um jovem Escoteiro Chefe da Associação dos Escoteiros de Portugal, mais propriamente ao ECG Ruben Moreira (Grupo 206 - Setúbal - Bela Vista), que com 21 anos, vê assim reconhecido o seu trabalho pelo município no qual está inserido, vimos por este meio dar a conhecer este facto a toda a Associação pois constitui-se um motivo de orgulho para todo o movimento. 

A Chefia Regional Além do Tejo congratula-se por este facto e partilhando da opinião do Município de Setúbal, aproveita para salientar o excelente trabalho desenvolvido pelo grupo 206  constituindo-se este como uma referência na intervenção social que efetua num bairro social tão problemático como o da Bela Vista-Setúbal. Os valores que o Grupo 206 promove, as vidas e trajectos de vida que consegue mudar, provam a eficiência e a eficácia do método escotista como uma potente ferramenta de inclusão, mesmo no século XXI.

Tendo em conta o exposto, somos de opinião de que estas importantes distinções, conferidas por entidades externas com o peso de uma grande autarquia como é a de Setúbal, devem também ser reconhecidas internamente pela A.E.P.,  mesmo que de forma simples e  simbólica. O mérito quando existe, deve ser incentivado e reconhecido, primeiro, para motivação de quem o promove e depois para  que possa ser replicado, servindo de exemplo aos outros.
 
Temos a certeza que a A.E.P. sabe acarinhar quem tanto tem feito pela associação e pelo escotismo, mas sobretudo pelos jovens do bairro da bela vista. A Chefia Regional tem conhecimento de três indicadores de excelência sobre o trabalho desenvolvido no Grupo 206: 1 º - Quem termina a vida, escotista insere-se na sociedade e/ou continua a estudar ou emprega-se (Não existe um único caso de um jovem que tenha saido do movimento e que tenha tido comportamentos desviantes); 2º - A percentagem de sucesso escolar entre os elementos do grupo é 2 ou 3 vezes superior à média do bairro; 3º - O grupo 206 é a única associação sedeada no bairro da Bela vista dirigida por jovens do bairro, o que confere uma boa prática em termos de empowerment local e um reforço do prestígio institucional da imagem da A.E.P.

Junto anexamos alguns dos artigos, produzidos pela comunicação social e afins, dando o devido destaque a esta distinção.

Ċ
Escoteiros - Região Além do Tejo,
19/06/2012, 05:18
ą
Escoteiros - Região Além do Tejo,
20/06/2012, 05:57
Ċ
Escoteiros - Região Além do Tejo,
19/06/2012, 02:57
Ċ
Escoteiros - Região Além do Tejo,
19/06/2012, 02:57
Ċ
Escoteiros - Região Além do Tejo,
19/06/2012, 02:57
Comments