Anteriores a 2010

Publicado a 05/12/2009, 06:10 por Escoteiros - Região Além do Tejo   [ atualizado a 05/02/2010, 07:40 ]

Extinção da Região de Setúbal

No passado dia 28 de Novembro de 2009 deu-se por extinta a Região de Setúbal.

Esta extinção deveu-se à alteração de área geográfica que estava definida por distritos e neste momento encontra-se definida de acordo com as regiões no activo, assim sendo à ex região de Setúbal ficou destinados os distritos de Setúbal, Évora e Portalegre.

Para a alteração da denominação da Região houve a necessidade de realizar um concelho regional, que foi marcado e dirigido pela chefia nacional, e traduziu-se na acta n.º 15 da Região de Setúbal onde se discutiu os seguintes pontos:

1 - A nova designação a adoptar pela nova região; 2 - Eleição da nova chefia regional; 3 - Deliberação sobre o plano de actividades e orçamento para 2009.

Na discussão dos pontos e após uma disputa entre qual a melhor designação, a nova região ficou denominada de REGIÃO ALÉM DO TEJO, com a equipa de chefia regional composta por Pedro Lopes, Pedro Ataz, José Miguel Nogueira, Miranda Brito e Sandro Pardal que terão que implementar o plano de actividades o que abaixo se menciona.

Esta decisão a nível nacional obrigará a uma alteração de toda a documentação, imagem, site, etc. que vinha sendo utilizada pela antiga região. Ou seja dentro em breve mudaremos de site e passaremos a utilizar outra imagem para a região, fiquem atentos à nova REGIÃO ALÉM DO TEJO.

Saudações escotistas,

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional Além do Tejo

 

 

Convite Magusto AEP - Grupo 231 de Azeitão

 

O Grupo 231 dos Escoteiros da A.E.P. Vila Nogueira de Azeitão convida-o a participar

Num MAGUSTO a realizar-se nos dias 6 e 7 de Novembro de 2009, das 20:00h às 00:00h e das 15:00h às 00:00h respectivamente. A ter lugar nas traseiras da sua Sede provisória, sita na Rua António Sérgio, 13 junto à PLURICOOP (Cooperativa de Brejos de Azeitão) ver link.

E Numa CAMINHADA na Serra da Arrábida, a realizar-se no dia 8 de Novembro de 2009.

Tempo de Percurso: 4:00, Ponto de encontro: Parque Ambiental do Alambre, Início: 9:00, Preço:  7€ (preço especial para grupos), Inscrições: geral.aep.azeitao@gmail.com ou 919106162 - Nix

Mapa para a sede

Saudações Escotistas

p/ Chefe Nix

 

 

XI Fórum Ecuménico Jovem 

Na sequência da impossibilidade de participação do José Miguel Nogueira, a Chefia Regional de Setúbal foi convidada a participar no fórum que realizou-se na localidade do Montijo, no Sábado dia 24 de Outubro, no XI Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) que foi subordinado ao tema «Reconciliai-vos».

“Pensou-se ser importante envolver mais as comunidades cristãs no FEJ, tendo-se proposto, nesse sentido, que se lançasse o desafio às comunidades das diversas Igrejas presentes na região sul (no caso Católico, à comunidade do Montijo), para que as crianças preparassem previamente trabalhos sobre o tema da reconciliação, numa ou mais das áreas propostas nos workshops (reconciliação consigo, com os outros, com Deus, entre as Igrejas ou com a criação)” – realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA

Programa:
10h00 – Acolhimento
10h30 – Abertura. Oração inicial (Igreja Presbiteriana).
11h00 – Palavras de boas-vindas; apresentação dos participantes.
11h30 – Exposição sobre o tema da reconciliação, a partir dos textos bíblicos, abrindo para os desafios que este coloca hoje às Igrejas e aos jovens cristãos (Pe. José Manuel Pereira de Almeida).
12h00 – Trabalhos em pequenos grupos.
13h00 – Almoço partilhado.
14h30 – Abertura dos trabalhos da tarde; apresentação criativa introdutória aos temas dos workshops (Igreja Metodista).
15h00 – Workshops:
- Reconciliar-se consigo (Marcel e Ana Cristina Steiner);
- Reconciliar-se com os outros: um testemunho de trabalho no Bairro da Bela Vista, Setúbal (José Miguel Nogueira);
- A reconciliação entre as Igrejas (coord. Presbítero José Jorge);
- Reconciliar-se com Deus: um testemunho de vida (Presbítero Fernando Santos);
- Reconciliar-se com a Criação (coord. Joana Teixeira)
16h15 – Celebração Final (coord. Igreja Lusitana)

Assim a chefia regional, representada pelo Chefe Regional Adjunto Pedro Ataz, promoveu o trabalho de serviço social que tem  vindo a ser feito no Bairro da Belavista, Setúbal, desta forma explicámos o porquê e razões do escotismo como uma boa ferramenta para a inclusão e a reconciliação dos jovens e a sociedade.

Não pretendemos e não fizemos uma grande distinção do movimento da AEP e CNE, mas foi interessante verificar que muitas perguntas colocadas iam inevitalvemente parar a essa questão. Pesamos que não nos afastámos do tema do fórum e de uma forma simples, não formal e abordando a contextualização do bairro e o escotismo como ferramenta de reconciliação, conseguimos atingir os objectivos, mais não seja porque o nosso workshop foi o que teve maior adesão, cerca de 30 jovens.

Fotos

 

Saudações escotistas,

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

 

  

JotaJoti 2009

Após mais um ano de JOTAJOTI na região de Setúbal, foi com agrado que verificámos que as condições disponibilizadas e o trabalho de preparação efectuado pelo grupo anfitrião(210 de Fernão Ferro) foi de louvar e permitiu a colocação de diversos pc´s a funcionar ao mesmo tempo.

Como conprovam as imagem em anexo, a actividade teve uma grande adesão por parte dos escoteiros e dos grupos presentes, apesar de terem estado ausente os grupos 40, por estar na estação nacional e o 206 por estar em reformulação, podemos contar com a presença de cerca de 200 escoteiros.

Os participantes efectuaram diversos contactos via rádio amador, mas essencialmente via internet (www.scoutlink.net), não podemos deixar de mencionar que os ateliers escotistas que sempre temos vindo a realizar como complemento do JOTAJOTI continuam a ser aliciantes para os participantes.

Todos os grupos apresentaram os seus ateliers, que foram jogos tradicionais, construção de porta-chaves, construção de instrumentos musicais com material reciclável, entre outros jogos.

Para que o nosso JOTAJOTI tivesse a visibilidade que merece, convidámos o CanalV para fazer uma reportagem sobre a actividade, como tal podemos contar com a passagem de uma reportagem televisiva no CanalV da cabovisão, assistam e vejam um pouco do que se passou em Fernão Ferro no fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro de 2009.

Podem consultar mais informações no weblog do jotajoti em: http://www.jotajoti.org/weblog/view.php?orderby=&ordersort=&group=393&sa=Setúbal

Obrigado a todos os participantes, no escotismo o que importa é participar.

Saudações escotistas,

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

 

 

 

Escoteiro evita que homem mate mulher e filhos

 Lutou e desarmou homem que feriu a tiro a filha e outra jovem, no Seixal. Terceiro disparo foi alojar-se numa carrinha

2009-07-03

CARLOS VARELA

Um chefe de escoteiros, de 45 anos, conseguiu desarmar, numa luta corpo a corpo, um homem que momentos antes, no Fogueteiro (Seixal), ferira a tiro duas pessoas, entre elas a própria filha e a namorada do filho.

O caso ocorreu ao fim da tarde de anteontem, no Fogueteiro, no concelho do Seixal, na sequência de uma desavença conjugal. "Arrisquei. Sabia que ele me podia atingir, mas também podia acertar em mais três ou quatro pessoas", explicou, ao JN, o chefe de escoteiros, Paulo Valido, recordando os momentos em que desarmou R. V., de 47 anos. Os problemas entre Natália Branco e R. V. começaram há cerca de dois anos, mas o ambiente acabou por se agravar durante esta semana, com o casal a decidir-se pela separação. Com três filhos, um deles menor, ficou decidido que ele ficaria com a residência do casal, uma vez que ficaria com o encargo da criança, enquanto a mãe ficaria a viver com os outros dois filhos, Mónica, de 23 anos, e Ruben, de 21.

Anteontem, à tarde, a mulher dirigiu-se a casa para começar a tirar os bens que lhe tinham cabido na partilha, para se mudar para uma outra habitação, onde iria viver com Mónica e Ruben. No entanto, R. V., ao voltar a casa, terá dado conta de que lhe faltavam 400 euros, que teria deixado numa mesa de cabeceira, e entendeu que fora a mulher que lhos tinha tirado. Decidiu pedir explicações e dirigiu-se, ao fim da tarde, para a Praceta José Leite de Vasconcelos. Levava uma pistola transformada para 6,35 milímetros, que comprara há alguns anos. Estacionou o carro nas imediações de um centro comercial e dirigiu-se a pé para a praceta.

"Eu conheço-o, vi-o chegar a pé, não achei muito normal, dadas as circunstâncias", recordou, ao JN, Paulo Valido, que na altura ajudava Ruben na mudança dos bens da mãe. Estava lá também Natália, assim como Noémia, de 19 anos, namorada de Ruben.

Quem assistiu diz que R. V. nem proferiu qualquer palavra. Com a rua cheia de gente, puxou da pistola e começou a disparar. O primeiro tiro era dirigido à mulher, mas atingiu a filha. O projéctil alojou-se-lhe no rosto. O segundo disparo foi dirigido ao filho - que apoiara muito a mãe em todo o processo -, mas foi a sua namorada, Noémia, a ser atingida.

Foi então que Paulo Valido, mecânico de aviões no aeroporto de Lisboa, se lançou contra o homem armado. "Tinha que ser, não podia ficar assim parado a vê-lo a preparar-se para fazer mais disparos", contou.

Os dois começaram a lutar, rolaram pelo chão e R.V. ainda fez mais um disparo - o projéctil alojou-se na traseira de uma carrinha dos escoteiros de Fernão Ferro -, mas Paulo Valido acabou por dominar o agressor e retirar-lhe a arma.

Nessa altura, chegava ao local um agente da PSP que estava a fazer um serviço gratificado no supermercado Pingo Doce - condição que o impedia legalmente de abandonar o espaço - que acabou por lhe dar ordem de prisão.

R.V. foi ontem presente a tribunal, mas hoje voltará a ser ouvido. A filha do agressor já deixou o hospital, mas o mesmo não aconteceu com Noémia, que se mantém internada em Santa Maria. O projéctil atingiu-a quando fugia, entrando pelas costas e saindo pelo peito.

In: http://jn.sapo.pt/paginainicial/policia/interior.aspx?content_id=1290468

 

 

FESTA DE SÃO PEDRO DOS ESCOTEIROS DO GRUPO 40 DE PALMELA

 

Olá!

Venham divertir-se na Festa de São Pedro dos Escoteiros do Grupo 40 de Palmela da AEP.

Domingo, 28 Junho 09, apareça na nossa sede, na Travessa as Oliveiras, nº 8 (junto aos Ausentes do Alentejo), a partir das 17h00. Só tem que trazer a sua boa disposição e os seus amigos!

Delicie-se com os nossos petiscos: temos caracóis, bifanas, pipis, caldo verde, etc. Depois divirta-se com as animações dos nossos jovens...

Participe na maior festa organizada pelos Escoteiros de Palmela.

Agradecemos a confirmação da sua presença com a maior brevidade (até 25 de Junho), através dos seguintes contactos:

Regina - 914594190; Daniel Rodrigues - 917376611

Aguardamos a sua visita.

Uma forte canhota escotista!

A Chefia do Grupo 40

E-mail enviado por: 
Escoteiros de Portugal
Grupo 40 - Palmela
www.grupo40.blogspot.com

 

 

 

OLÍMPIADAS ESCOTISTAS 2009

 

No passado dia 30 de Maio a AEP - Região de Setúbal apresentou-se em Vila Nogueira de Azeitão com efectivo muito interessante de elementos, cerca de 150 jovens.

Os jovens, desde as 09h até às 17h, realizaram diversas actividades que foram uma mistura de modalidades olímpicas e técnicas e conhecimentos escotistas.

Pariciparam jovens dos 6 aos 40 anos, proporcionando não só uma actividade escotista, mas também uma actividade de encontro de amigos, familias e escoteiros.

Como se tratou de uma actividade de competição, todos os elementos tiveram de realizar as seguintes actividades, obtendo as seguintes classificações:

Provas e Classificações das Olímpiadas Escotistas de 2009

 

Parabéns a todos os participantes, no escotismo não importa as pontuações, o que importa é participar.

 

Saudações escotistas,

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

 

 

MEDALHA DE AGRADECIMENTO À CHEFE AUGUSTA QUEIMADO

No dia 30 de Maio, em Vila Nogueira de Azeitão, no início das Olimpíadas Escotistas 2009, decorreu uma cerimónia de agradecimento à Escoteira Chefe Augusta Queimado – dirigente do Grupo 173 da Charneca da Caparica.

A medalha de agradecimento proposta pela Chefia Regional e autorizada pela Chefia Nacional, pretende reconhecer 18 anos consecutivos de serviço à Associação dos Escoteiros de Portugal nomeadamente no Grupo 173.

Na altura, o escoteiro chefe regional Paulino Lopes, na última cerimónia que presidiu, enquanto membro da equipa regional e da AEP, lembrou o facto de que a escoteira chefe Augusta Queimado tem estado ao longo destes 18 anos muitas vezes sozinha na liderança do Grupo 173 e tem sido um pilar fundamental na sobrevivência daquele grupo, sacrificando frequentemente a sua família e a sua actividade profissional em função dos escotismo. 

Obrigado pela entrega ao escotismo,

 

Escoteiro Chefe Regional

Paulino Lopes

Associação dos Escoteiros de Portugal

região.setubal@escoteiros.pt

 

 

 

MAIS UM ANO MARÇO A PARTIR, mais uma prova alucinante de BTT. 

Para repetir o sucesso de 2008, temos o "2nd Up & Down Cross Village", que se realiza no sábado, dia 14 de Março!

 
Desde os caminhos do Parque Natural da Arrábida até à calçada da Vila de Palmela, a tua bicicleta vai fazer faísca!...
 
Há um prémio para os mais rápidos...
 
Já te inscreveste?!? 

Atenção ao prazo para as inscrições... É até às 12h00 do dia 13 de Março. Para inscrever basta enviar um e-mail com nome completo, nº BI e data de nascimento.
 
Alguma dúvida?!
 
Para esclarecimentos contacta:
91 4594190 - Regina
91 8841833 - Anabela
91 7376611 - Daniel
 
Estás à espera do quê?!... Toca a pedalar...

E-mail enviado pelo Grupo 40 de Palmela

 

O Grupo 40 também já realizou uma outra actividade, no âmbito do Março a Partir 2009, uma caminhada nocturna que pôde contar com cerca de 90 participantes que percorreram um trilho desde o CRJ de Palmela até à capela de São Luís da Serra sob um luar espectacular que permitio uma noite deslumbrante.

 

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel.: 96 423 05 85

 

 

 

DIA DO PENSAMENTO


No passado dia 22 de Fevereiro, a chefia regional promoveu uma actividade para o dia do pensamento, essa actividade contou com duas cerimónias nos paços do concelho da Câmara Municipal de Setúbal.

A primeira cerimónia, está relacionada com o a Actividade Fórum dirigente, realizada no início do ano escotista, que promoveu a realização de uma carta de compromisso de todos os dirigentes dos grupos da Região de Setúbal. A assinatura da carta de compromisso regional, onde todos os escoteiros chefes de grupo, assinaram (em representação dos respectivos grupos) serve como compromisso de cada grupo perante o desenvolvimento do escotismo e a promoção da qualidade do mesmo na região.

 

Rascunho da CARTA DE COMPROMISSO criado no Fórum Dirigente

AEP - REGIÃO DE SETÚBAL

 

Os dirigentes da Região de Setúbal reuniram no sentido de analisar a situação actual dos grupos, avaliando as especificidades de cada um.

Decidiram os elementos presentes neste acto pelo apoio ao desenvolvimento do escotismo na região, sustentado em padrões de lealdade e generosidade continuados.

Os dirigentes presentes reafirmaram o seu sentimento de pertença a uma região na qual se revêem, região que querem ver ainda mais respeitada, forte e desenvolvida. Desta forma decidiram todos:

-      Definir sempre em conjunto e em consenso todo o plano regional de actividades.

-      Preservar a hierarquia nacional, regional e dos grupos, respeitando os respectivos campos de actuação.

-      Trabalhar para valorizar as actividades regionais, dando-lhes a necessária prioridade no plano anual dos grupos.

-      Conhecer, valorizar, respeitar e participar nas cerimónias dos outros grupos.

-      Apostar num trabalho em conjunto, utilizando e partilhando recursos mútuos.

-      Apoiar todos os recursos adultos na sua inclusão no movimento.

-      Promover a comunicação e a solidariedade entre grupos.

Esta carta entra em vigor nos seus princípios genéricos, até à próxima revisão, na presente data.

Os chefes de grupo:

40 Palmela –

123 Montijo –

173 Charneca de Caparica -

206 Belavista –

210 Fernão Ferro –

211 Costa de Caparica –

231 Azeitão –

232 Quinta do Conde -

A Chefia Regional –

Setúbal, 22 de Fevereiro de 2009

A segunda cerimónia, tratou-se da entrega da medalha de Agradecimento à Câmara Municipal de Setúbal, pelo apoio manifestado nos últimos anos ao Escotismo.

Nesta cerimónia, onde esteve presente a sra. Presidente da Câmara Municipal de Setúbal para receber a distinção, contámos ainda com a presença de todos os grupos da região de Setúbal.

Do discurso do Chefe Regional – Paulino Lopes, salienta-se o facto deste apoio municipal ter permitido a instalação no Concelho da sede regional e a possibilidade desta chefia desenvolver o seu trabalho o que veio a permitir a instalação de 2 novos grupos de escoteiros – abertos a todos, sem distinção de credos ou raças, no Bairro da Bela Vista e em Azeitão.

Por sua vez a edil salientou o trabalho desenvolvido pela AEP e a importância da continuação deste trabalho no concelho.

 

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel.: 96 423 05 85

 

 

CHEFIA REGIONAL DE SETÚBAL OFERECE COMPUTADOR AO GRUPO 123

NO SEU 30º ANIVERSÁRIO 

A Chefia Regional de Setúbal, na continuidade do seu trabalho junto dos grupos da região no sentido de promover junto destes a necessidade de organização administrativa e financeira, assim como de promover a importância da planificação das actividades dos grupos e respectivas divisões, teve a oportunidade de, aproveitando o 30º aniversário do grupo 123 – Montijo oferecer um computador e uma impressora ao grupo, para que este possa desta forma, fazer uma organização dos seus serviços administrativos possuindo uma ferramenta informática para apoio.

Este computador vai ainda permitir ao grupo a comunicação via net, com outros, grupos, escoteiros, entidades, etc. Este computador apesar de não ser novo, foi oferecido, por um dos elementos do núcleo de Setúbal da FAEP e vai permitir ao grupo, durante mais uns anos, o seu aproveitamento.

 

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel.: 96 423 05 85

 

CHEFIA REGIONAL AGRADECE AO ESCOTEIRO CHEFE PAULO SERGIO BARBOSA – GRUPO 123 TODA A SUA DEDICAÇÃO AO MOVIMENTO ESCOTISTA

A Chefia Regional de Setúbal, propôs à Chefia Nacional, tendo sido aprovado, o agradecimento pelo trabalho efectuado pelo Escoteiro Chefe Paulo Sérgio Barbosa, actualmente escoteiro Chefe do Grupo 123 do Montijo.

A cerimónia de reconhecimento pelo trabalho efectuado ao longo de muitos anos, ininterruptamente, ao serviço do Grupo 123 do Montijo, Região de Setúbal, decorreu ontem, dia 11 de Janeiro de 2009, pelas 15:30, durante o 30 º aniversário de Grupo 123.

O chefe Regional aproveitou a ocasião para dar os parabéns ao grupo 123 pela sua vitalidade e pela sua “teimosia” em continuar a existir apesar das diversas dificuldade e obstáculos que lhe têm surgido e que tem conseguido sempre superar.

Depois, dirigiu algumas palavras de reconhecimento e agradecimento ao ex- dirigente Pedro Salvador, pelo trabalho desenvolvido no grupo ao longo de muitos anos, lamentou não poder entregar a medalha de agradecimento, pois este dirigente já não se encontra no activo.

Perante várias dezenas de escoteiros e dirigentes de grupos da região de Setúbal e de Lisboa e de alguns escoteiros e dirigentes do CNE do Montijo a medalha de agradecimento – classe de prata, foi atribuída ao Escoteiro Chefe Paulo Sérgio Barbosa pelo Escoteiro Chefe Regional Paulino Lopes que enalteceu o grande sentido de dever daquele dirigente e que esperava dele a sua continuidade no movimento por muitos mais anos. 

 

 

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel.: 96 423 05 85

 

 

 

FÓRUM DIRIGENTE

Fórum Dirigente

Centrada no tema A Região de Setúbal - Perspectivas, decorreu nos dias 8 e 9 de Novembro, na sede do grupo 231 – Azeitão, a quem agradeçemos toda a hospitalidade, uma reunião que contou com a presença e participação activa da maioria dos grupos da região.

Este encontro teve como principais objectivos analisar a realidade existente nos grupos da região de Setúbal e identificar os principais problemas com que os grupos se debatem num momento em que uma determinada crise parece percorrer os movimentos associativos voluntários e ainda definir algumas estratégias de cooperação entre todos por forma a fomentar a entreajuda, a colaboração, e definir prioridades de acção na região de Setúbal.

A grande meta deste encontro será de a promovermos em conjunto estratégias de modo a melhorar a qualidade do escotismo na Região de Setúbal e onde a contribuição de todos os grupos é de extrema importância. De entre os diferentes problemas comuns, salienta-se a cada vez maior falta de apoio das entidades públicas aos grupos de escoteiros, bem como a falta de espaços físicos para o estabelecimento não só de novos grupos mas também para os actuais.

Saliente-se, no entanto, o espírito voluntarioso dos dirigentes presentes, que, com as dificuldades estruturantes que abrangem o movimento escotista, se esforçam para continuar a manter os seus espaços activamente abertos. Na certeza de que todos são diferentes e de que da diversidade pode resultar um trabalho mais enriquecedor, os trabalhos decorreram em bom ritmo entre as 21 horas de dia 8 e as 15 horas de dia 9 de Novembro.

Da reunião de dois dias, resultou a elaboração do documento Carta de Compromisso Regional, aprovada por unanimidade, em que se renovam as vontades dos grupos e da Chefia Regional de trabalharem em conjunto e na partilha de múltiplos recursos na prossecução de objectivos educativos que tornem a região escotista de Setúbal cada vez mais desenvolvida, activa e cooperante e, unida.

Esta carta de compromisso regional vai ser assinada, posteriormente, por todos os escoteiros chefes de grupo e pela Chefia Regional, sendo para o efeito, organizada uma actividade específica, em local ainda a combinar, num dia muito especial para todos os escoteiros - 22 de Fevereiro - o dia de BP, o nosso fundador.

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

 

JOTAJOTI 2008

JotaJoti 2008

A nível Regional o JotaJoti 2008 decorreu muito bem, essencialmente devido ao Grupo 173,à Junta de Fregueseia da Charneca de Caparica, Município de Almada e ao Grupo 210 de Fernão Ferro que facultaram-nos as instalações e equipamentos necessários para o desenrolar desta actividade de nível mundial.

A JUNTA disponibilizou 1 espaço com seis pc´s, o MUNICÍPIO de ALMADA 1 espaço com 2 PC´s e rede wireless e o GRUPO 210 os rádios amadores. A actividade desenrolou-se de acordo com o seguinte plano de actividade:

17 OUT. Montagens rádios e computadores 18H-Recepção Grupos 22h- Início Chamada Geral da Estação Nacional e Mundial 8H- Alvorada Contactos Rádios/Comp

18 OUT. 11H- Abertura Oficial Visita ao Evento. Beberete 13H - Almoço Contactos e Ateliers 19H – jantar 21H30 – Fogo Conselho 22H30 – cont. Contactos 8H – Alvorada

19 OUT. 10H-Marcha Luta Contra o Cancro 13H – Almoço Contactos / Ateliers 16H Encerramento/Lembranças aos Grupos. Lanche Convívio 19H –jantar 21H-

Desmontagem 24H – Chamada Geral para encerramento do jamboree Esperamos que tenham conseguido uns bons contacto e voltaremos com esta actividade para o ano na Quinta do Conde, até vai mantendo-te em contacto.

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

região.setubal@escoteiros.pt

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

CT7EPS AEP Região de Setúbal

 

Monumento em homenagem a BP, evocativo do centenário do escotismo mundial e comemorativo dos 95 anos dos escoteiros de Portugal

Monumento em homenagem a BP, evocativo do centenário do escotismo mundial e comemorativo dos 95 anos dos escoteiros de Portugal

O monumento de homenagem a Baden Powell, fundador do movimento escotista, é uma “digna lembrança do homem que, volvidos tantos anos, ainda motiva e inspira os jovens de todo o Mundo”. A afirmação é da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que no dia 20, à tarde, inaugurou, no Parque Verde da Bela Vista, um monumento que evoca a figura de Baden-Powell.

A autarca destacou o importante apoio dado pela Câmara Municipal na implantação do monumento e sublinhou que este recorda o homem que também “ajudou a fomentar uma atitude nova e inovadora na relação entre os jovens e a Natureza”. Maria das Dores Meira felicitou os escoteiros por não deixarem esmorecer os principais ideais do movimento: a “fruição da Natureza, a construção de laços interpessoais de amizade, companheirismo e fraternidade que são força e alento para a vida inteira”. Laços, continuou a edil, “cada vez mais imprescindíveis num mundo egoísta que isola as pessoas e as exclui para fazer singrar o perniciosos individualismo que corrói as relações humanas”.

O Escoteiro Chefe Regional de Setúbal da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), Paulino Lopes, disse que já “há muito tempo se pensava na implantação de um monumento que fosse a marca do escotismo plural, aberto a todos” e neste ano em que se celebra os 95 anos dos Escoteiros de Portugal efectivamente tínhamos de deixar a nossa marca.

O monumento feito em betão e ferro é da autoria de Miranda Brito, também ele escoteiro num dos grupos de etúbal, e tem uma altura de cerca de quatro metros e quatro metros e meio de comprimento. O monumento integra uma esfera que representa o Mundo e um escoteiro a escalar uma cordilheira, aludindo assim à transposição dos obstáculos e dificuldades que a vida coloca, mas sempre com um sorriso nos lábios… O autor da estátua frisou que embora de dimensões consideráveis o monumento não deu muito trabalho a fazer uma vez que “quando se fazem as coisas por gosto não custa nada”.

A cerimónia contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, do vereador Rui Higino, do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Carlos de Almeida, e com mais de uma centena de escoteiros e seus familiares, bem como de munícipes em geral.

Artigo escrito em: www.mun-setubal.pt, com pequenos acrescentos de Associação dos Escoteiros de Portugal - Chefia Regional de Setúbal

 

 

ACTIVIDADES REGIONAIS 2008/2009

Inauguração do Monumento ao Escotismo 20 de Setembro de 2008 – 15 Horas Local – Parque Verde da bela Vista, Setúbal

Jamboree no ar (JOTA/JOTI) – Charneca Caparica 17/18/19 de Outubro de 2008 

Forum Dirigente 8/9 de Novembro de 2008 Local – Aldeia da Piedade – Azeitão (presença de todos os dirigentes)

Curso de Prevenção - Toxicodependencia Março de 2009 Local – CAT – Almada (para dirigentes)

Actividades Regionais 2009 sob o tema “O Mundo Perdido”:

18/ 19 Abril- Alcateia – org. grupo 211 e 173 – em local a designar 4 Abril– Tribo Esc. – org. grupo 206 e 40 – em local a designar

17/18 Janeiro- Tribo Exp.– org. grupo 232, 231 e 210 – em local a designar

13/14 Junho– Clã – org. 232 – em local a designar (reunião 3 Out 2008 no G232)

Eleição Chefia Regional e delegado ao Cons. Permanente 17 de Maio Local – Sede Regional – Setúbal

Olimpiadas Regionais 2009 30 de Maio Local – Vila Nogueira de Azeitão

Jamboree no ar (JOTA/JOTI) –2009 16/17/18 de Outubro Local - Quinta do Conde

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

 

 

AEP - SETÚBAL RECEBE A MEDALHA DE HONRA DE MÉRITO ASSOCIATIVO.

A Associação dos Escoteiros de Portugal recebeu hoje dia 15 de Setembro da Câmara Municipal de Setúbal, a medalha de honra da cidade em ouro, de mérito associativo, no dia da Cidade e de Bocage.

A distinção foi entregue pelo "reconhecimento do contributo da Chefia Regional de Setúbal no desenvolvimento de jovens, de forma livre, educativa e voluntária e incutindo valores essenciais à nossa sociedade".

A cerimónia que teve inicio pelas 10:00 horas, nos Paços do Concelho, estava repleta de autarcas do concelho, das individualidades distinguidas e de muitos setubalenses.

A quando da entrega da medalha foi referido não só o trabalho que a chefia regional tem desenvolvido no concelho como ainda o facto de ser a associção juvenil e escotista mais antiga em Portugal e ainda foi explicado quais os seus objectivos e a particularidade de ser uma associação apartidária, interconfessional e aberta a todos.

O escoteiro chefe regional - Paulino Lopes, foi encarregue de receber a medalha e na altura não quis que a colocassem ao pescoço como foi feito a todos os outros homenageados. Tomando da palavra, agradeceu a recompensa publica do trabalho efectuado e referiu que esta medalha não era sua mas sim de todos os dirigentes que ao longo de 95 anos tem lutado por cumprir os ideiais de Baden-Powell, acreditando que através da educação será possivel termos uma sociedade melhor e ainda que a AEP vai continuar a cumprir o lema dos seus fundadores "servir a juventude".

Pelas 12:30horas deu-se por finalizada esta cerimónia após um momento de poesia e entrega de lembranças aos trabalhadores aposentados do municipio.

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

 

 

Caro companheiro(a), No dia 20 de Setembro, pelas 15:00 horas, no Parque Verde da Bela Vista, em Setúbal, vai ser inaugurado o monumento em homenagem a Baden-Powell, fundador do escotismo, evocativo do centenário do escotismo mundial e comemorativo dos 95 anos dos Escoteiros de Portugal.

Esta escultura, de autoria de Miranda Brito, escoteiro chefe da Associação dos Escoteiros de Portugal - grupo 206 de Setúbal, será inaugurado pela senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal. Convidam-se todos os escoteiros, dirigentes, antigos escoteiros, pais, familiares, amigos e interessados a estarem presentes.

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

 

 

95 ANOS DE ESCOTISMO EM PORTUGAL 

CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE SETÚBAL DA FRATERNIDADE DOS ANTIGOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL

No ano em que se comemora os 95 anos de escotismo em Portugal, a Fraternidade dos Antigos Escoteiros de Portugal vai fundar em Setúbal o primeiro núcleo local a exitir desde sempre na península de Setúbal. O objectivo com a criação deste núcleo é , acreditando no lema "Uma vez escoteiro, escoteiro para sempre", o de trazer para o movimento todos aqueles que tendo sido escoteiros, ou que demonstrem viver sobre o espirito do escotimo, não estejam a exercer funções no movimento escotista e desta forma possibilitar através deste recrutamento de adulto uma forma de apoio aos grupos de escoteiros.

A principal missão deste núcleo e a de promoção do escotismo enquanto método educativo para jovens e apoiar a acção dos grupos do concelho de Setúbal. Gostariamos ainda que este núcleo funcionasse como núcleo piloto e dinamizasse a abertura de outros núcleos locais junto dos diversos grupos de escoteiros da região.

No próximo dia 26 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal, decorrerão as cerimónias de abertura do núcleo, com a investidura dos seus mebros, assim como a tomada de posse da equipa coordenadora. A equipa coordenadora foi eleita entre os associados e é composta por: Paulino Lopes - coordenador Feliciano Parra - secretário Pedro MIguel Rodrigues - tesoureiro Todos os interessados em assistir podem considerar-se convidados bastando aparecer no local. Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal - Núcleo de Setúbal

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

Apartado 432 2901-901 Setúbal

Tel- 964230585

 

VOLUNTARIADO

Se tens mais de 21 anos e disponibilidade para colaborar num projecto educativo aliciante, em prol da juventude, contacte-nos e junta-te a esta faternidade do escotismo. Participa e poderás desfrutar de uma forma diferente de ver a vida. Ser voluntário, essencialmente no escotismo, é uma forma de estar e de ser, como se costuma dizer "Voluntário de coração, profissional na acção". Contacta-nos e junta-te a esta fraternidade mundial que é o escotismo.

Associação dos Escoteiros de Portugal

Chefia Regional de Setúbal

regiao.setubal@escoteiros.pt

 

 

 

UNIFORMES

De acordo com as recentes alterações na Associação dos Escoteiros de Portugal, abaixo indicamos a forma correcta de cada elemento se uniformizar:

Uniformes

 

Chefia Regional de Setúbal

 

CORRIDA DE CARROS DE ROLAMENTOS

Pois é… No dia 11 lá foi a região de Setúbal, em peso até Sesimbra para realizar mais uma corrida de carros de rolamentos.

Já é a quarta, pois esta actividade realiza-se de 3 em 3 anos. E verdade! Já tem 12 anos este nosso Grande Premio em carrinhos de rolamentos. O local era magnífico. Em Sesimbra, junto a praia, a ver o mar, com a rampa cortada ao transito e os bombeiros, no local prontos a intervir.

Há mais de 2 meses que os bandos, as patrulhas e as equipas estavam a construir e a preparar os carros, para serem os melhores e, as surpresas foram muitas. Tivemos uma das maiores participações de sempre.

33 carros a concurso, mais de 200 escoteiros na actividade, muitos pais e amigos a apoiar. Só foi pena o tempo não ajudar. Ainda assim muitos foram os que vieram ver os carrinhos. Apesar da chuva as provas continuaram e os escoteiros, tal como os carros nunca pararam. Pelo contrário, até andavam mais. Houve alguns acidentes, mas sem incidentes. Este ano nem sequer usámos os nossos famosos pensos rápidos. Os bombeiros até dormitaram… Durante todo o dia, junto à praia, não se ouviram os barulhos dos motores, mas ouviu-se o barulho dos rolamentos.

Foi um dia cansativo mas que valeu a pena, não só para quem ganhou mas também para quem participou.

Chefia Regional de Setúbal

Imprensa: Jornal de Notícias Rostos I Rostos II Sesimbra Online Câmara Municipal de Sesimbra

Carrinhos de Rolamentos 2008

 

CURSO DE GUIAS 2008

CURSO DE GUIAS 2008

 

SELOS DO CENTENÁRIO DO ESCOTISMO:

Selos do Centenário do Escotismo

 

LENÇOS DOS GRUPOS DA REGIÃO DE SETÚBAL

Lenços dos Grupos da Região de Setúbal


Comments