ACAREG 2010 - Portalegre

Publicado a 03/09/2010, 04:57 por Escoteiros - Região Além do Tejo   [ atualizado a 03/09/2010, 05:38 ]


O ACAREG de 2010 tratou-se do último e do primeiro ACAREG das Regiões de Setúbal e Além do Tejo, por esse motivo e pela receção do novo grupo à antiga região de Setúbal, ficou defenido em conselho regional, que deveriamos realizar o nosso ACAREG em Portalegre.

Este regional começou muito antes do local de acampamento, no dia 7 de Maio a partir das 19h30 dois autocarros recolheram escoteiros  das localidades de Fernão Ferro, Charneca de Caparica, Quinta do Conde, Azeitão, Setúbal e Palmela para recolher os jovens escoteiros, o grupo 123 veio em transporte próprio, o 103 já se encontrava na sua cidade. No dia 8 realizou-se uma pequena cerimónia de abertura, com entrega dos distintivos e um jogo de cidade. No dia 9 efetuou-se as desmontagem e cerimónias de encerramento.

Devido ao tempo efetivo para a atividade, 1 dia apenas, pois iriamos perder cerca de 1 dia em transportes (final do dia 7 e a partir de 12h do dia 9) apenas houve tempo para realizar um jogo de cidades, durante todo o dia 8, pois foi de opção, da chefia regional e do grupo que nos recebeu, em deixar algum tempo para convívio e conhecimento mútuo entre os escoteiros e dirigentes.

Os escoteiros chegaram a Portalegre já passava das 00h do dia 8 de Maio, passando rapadamente à montagem das tensdas nas zonas previamente definidas, por divisões.

No dia 8, por volta das 9h realizou-se uma pequena cerimónia de abertura, onde se explicou o porquê da divisão dos campos, com bandeiras de antigas atividades regionais da Região de Setúbal (pois tratava-se do último ACAREG de Setúbal) e o hastear da nova bandeira da Região Além do Tejo, montrando assim a todos os escoteiros presentes a alteração a que tinhamos sido sujeitos, com a entrada do novo grupo 103 de Portalegre.

O Jogo de cidade realizado e que anexamos, decorreu como planeado, pois deu a conhecer a cidade aos jovens e interligou-os em patrulhas mistas. A única ressalva foi o tempo que ao longo de todo o sábado foi piorando de forma gradual. Por volta da hora do almoço, e já com o tempo intável, tivemos de recorrer à hospitalidade da Guarda Nacional Republica que nos cedeu local abrigado para os escoteiros poderem efetuar a sua refeição.

Após o término do jogo, todos os escoteiros dirigiram-se para a GNR, onde após uma aberta mais significativa do tempo lá resolvemos deslocarmo-nos para o Acampamentos, onde realizamos o jantar, nas casas de banho, devido ao temporal que nos atingio e onde após reunião entre chefias, decidimos abortar o acampamento e acionar o plano de emergência, através dos Bombeiros, Porteção civil e GNR de Portalegre, que nos acolheram e deram todo o apoio necessário.

Aquando da descida aos Bombeiros, os escoteiros puderam tomar um banho quente e mudar de roupa, na GNR puderam beber e comer algo e dormir em camaratas no agrupamento de instrução, uma noite calma após tantas adversidades que ocorrera.

Na manhã seguinte e com o apoio de transporte da GNR, os dirigentes e caminheiros foram a campo recolher o material, enquanto chovia, para a seguir ao almoço se arrancar para as localidades de origem. Enquanto uns recolhiam o material outros efetuaram jogos e conheceram melhor o quatel de instrução da GNR.

Foi uma atividade que mostrou a valia dos dirigentes e escoteiros que esta região tem, efetivamente e apesar das adversidades sempre houve ordem no meio de um caos temporal. Obrigado a todos e como disse único escoteiro, presente, da Charneca de Caparica "Se soubesse que ia ser assim ... tinha vindo mais depressa."

ą
Escoteiros - Região Além do Tejo,
03/09/2010, 05:38
Ċ
Escoteiros - Região Além do Tejo,
03/09/2010, 05:38
Comments